Apresentado no Brasil durante o SalĆ£o Duas Rodas 2017, e em prĆ©-venda desde o ano passado, o inĆ©dito maxiscooter Honda X-ADV comeƧa a chegar nas lojas jĆ” nos prĆ³ximos dias. O veĆculo tem um inegĆ”vel potencial de polarizar opiniƵes: hĆ” quem o ame logo de cara e aqueles que desprezem sua proposta, sem meio-termo. Isso porque ele mescla elementos de um scooter com traƧos de uma moto trail. Como denominador comum, todos comentam o alto preƧo: R$ 52.500,00 (sem contar despesas com frete ou seguro).
Segunda a Honda, o conceito do modelo Ć© inovador e “reĆŗne as qualidades necessĆ”rias para ser considerado uma nova proposta, confirmando a tradiĆ§Ć£o da Honda quando o assunto Ć© inovaĆ§Ć£o”. Antes de seguirmos, duas observaƧƵes esclarecedoras: ADV significa ‘Adventure’ (aventura) e ‘Advanced’ (avanƧado); e sim, essa fusĆ£o de dois mundos cria uma espĆ©cie de ‘SUV’ das motos. A prĆ³pria Honda se apropriou desta comparaĆ§Ć£o durante a apresentaĆ§Ć£o do modelo, ainda no SalĆ£o. “Verdadeiro SUV sobre duas rodas, modelo chega ao mercado brasileiro com suspensƵes de longo curso, motor de 745 cm3, alĆ©m de cĆ¢mbio DCT e amplo espaƧo sob o banco” – palavras da montadora.
Como Ć© o maxiscooter Honda X-ADV
O X-ADV foi apresentado como conceito durante o SalĆ£o de MilĆ£o de 2016 e, no seu DNA, hĆ” “espĆrito de aventura e uma grande dose de praticidade”, segundo o lĆder de Projeto do modelo, Kenichi Misaki. Deixando os floreios conceituais de lado, suas informaƧƵes tĆ©cnicas revelam que a equipe pensou em trĆŖs coisas durante seu desenvolvimento: conveniĆŖncia, praticidade e vocaĆ§Ć£o para aventura.
Na praticidade, entram, por exemplo, o bagageiro de 21 litros (com superfĆcie texturizada) sob o banco, a tomada 12 volts e o conjunto de iluminaĆ§Ć£o com luzes em LED. Na conveniĆŖncia, a lista segue com para-brisa elĆ©trico de 5 posiƧƵes (com diferenƧa total na altura de 135 mm, com 11 graus de inclinaĆ§Ć£o), guidĆ£o com grande protetor de mĆ£os, smart key (partida sem chave), vĆ”lvula de calibragem em ‘L’, freios ABS de dois canais (na frente com disco duplo com cĆ”lipers de quatro pistƵes e fixaĆ§Ć£o radial, enquanto na traseira o disco Ć© simples com cĆ”liper de pistĆ£o duplo com ABS ‘nĆ£o-desligĆ”vel’) e botĆ£o de igniĆ§Ć£o com funƧƵes, tambĆ©m, de tampa do tanque e do assento.
JĆ” o item aventura se destaca pelas suspensƵes de curso alongado (153,5 mm na dianteira e 150 mm atrĆ”s, com PrĆ³-Link) e rodas raiadas com aros em alumĆnio, de 17 e 15 polegadas – calƧadas com pneus mistos (e sem cĆ¢mara), medindo 120/70R 17 na frente e 160/60R 15 na traseira. TambĆ©m hĆ” protetor de cĆ”rter em alumĆnio com espessura de 2,5 mm e cavalete central com sensor de inclinaĆ§Ć£o (para garantir seguranƧa no estacionamento em terrenos irregulares).
Motor da NC 750X e cĆ¢mbio DCT com opĆ§Ć£o manual
Para fazer jus Ć proposta de uso misto e garantir bom desempenho desde as baixas rotaƧƵes, o motor adotado Ć© o mesmo da Honda NC 750X, que aqui trabalha em conjunto Ć caixa de cĆ¢mbio de dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission). Ela permite optar pelo modo “D” para mudanƧas de marchas automĆ”ticas em ‘uso normal’ e modo “S” (em trĆŖs nĆveis) para mais esportividade. O diferencial Ć© a possibilidade de selecionar as mudanƧas manualmente atravĆ©s de seletores “+” e “ā”, situados no punho esquerdo. O propulsor Ć© bem conhecido, trantando-se de um bicilĆndrico de 745 cmĀ³, arrefecimento a lĆquido, OHC (comando simples no cabeƧote), movido a gasolina e que gera 54,5 cv de potĆŖncia (a 6.250 rpm) e torque mĆ”ximo de 6,94 kgf.m, a 4.750 rpm. O chassi Ć© tubular de aƧo tipo Diamond.
Com ‘um pezinho’ nos ralis?
Nitidamente, o visual da X-ADV adota elementos presentes em modelos off-road consagrados da marca, como a Honda CRF 1000L Africa Twin, e pega para si contornos de design destes. Aqui, destaque para a bolha ajustĆ”vel e os protetores de mĆ£os. AlĆ©m disso, o painel de instrumentos Ć© totalmente digital e estĆ” posicionado como os “road-books” presentes na CRF 450 Rally (de competiĆ§Ć£o). Portanto, a fĆ³rmula da X-ADV seria Integra (scooter vendido na Europa que tambĆ©m usa o motor de 750 cmĀ³) + NC 750X + Africa Twin + CRF 450 Rally? Talvez…
Modelo tem 3 anos de garantia
Importada do JapĆ£o, a Honda X-ADV conta com 3 anos de garantia e o famoso āHonda Assistance 24h”, que garante assistĆŖncia durante todo o perĆodo de vigĆŖncia em territĆ³rio brasileiro assim como na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. O modelo estarĆ” disponĆvel em versĆ£o Ćŗnica pela rede de concessionĆ”rios Dream.
FICHA TĆCNICA HONDA X-ADV |
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MOTOR |
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Tipo | OHC, dois cilindros, 4 tempos, arrefecimento lĆquido |
Cilindrada | 745 cc |
DiĆ¢metro x curso | 77,0 x 80,0 mm |
Taxa de compressĆ£o | 10,7:1 |
PotĆŖncia mĆ”xima | 54,8 cv a 6.250 rpm |
Torque mƔximo | 6,93 kgf.m a 4.750 rpm |
Sistema de alimentaĆ§Ć£o | InjeĆ§Ć£o EletrĆ“nica PGM-FI |
TransmissĆ£o | CĆ¢mbio DCT; 6 velocidades |
Sistema de partida | ElƩtrico |
CombustĆvel | Gasolina |
CHASSI, FREIOS E SUSPENSĆO |
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Tipo | Diamond Frame |
SuspensĆ£o dianteira | Garfo upside-down, 43mm / curso de 153 mm |
SuspensĆ£o traseira | Pro-Link / curso de 150 mm |
Freio dianteiro | Duplo disco / ABSĀ integral / 296 mm |
Freio traseiro | Duplo disco / ABS integral / 240 mm |
Pneu dianteiro | 120/70 ā 17, sem cĆ¢mara |
Pneu traseiro | 160/60 ā 15, sem cĆ¢mara |
DIMENSĆES |
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Comp x Larg x Alt | 2.245 x 910 x 1.375 mm |
DistĆ¢ncia entre eixos | 1.590 mm |
DistĆ¢ncia mĆnima do solo | 165 mm |
Altura do assento | Ā 820 mm |
Capacidade do tanque | 13,1 litros |
Ćleo do motor | 4,1 litros |
Peso seco | 223 kg |
PreƧo PĆŗblico Sugerido:Ā R$ 52.500,00 | |
PreƧo tabela FIPE em 24/03/2018: ainda indisponĆvel |