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Apresentado no Brasil durante o SalĆ£o Duas Rodas 2017, e em prĆ©-venda desde o ano passado, o inĆ©dito maxiscooter Honda X-ADV comeƧa a chegar nas lojas jĆ” nos prĆ³ximos dias. O veĆ­culo tem um inegĆ”vel potencial de polarizar opiniƵes: hĆ” quem o ame logo de cara e aqueles que desprezem sua proposta, sem meio-termo. Isso porque ele mescla elementos de um scooter com traƧos de uma moto trail. Como denominador comum, todos comentam o alto preƧo: R$ 52.500,00 (sem contar despesas com frete ou seguro).

O conceito 'maxiscooter crossover' soa estranho para vocĆŖ? Ao Honda X-ADV, nĆ£o. Scooter tem o motor da NC 750X, suspensĆ£o elevada (e invertida), cĆ¢mbio DCT (com modo manual) e elementos visuais inspirados em Africa Twin e CRF 450. Ɖ, em linhas gerais, um scooter todo-terreno

O conceito ‘maxiscooter crossover’ soa estranho para vocĆŖ? Ao Honda X-ADV, nĆ£o. Scooter tem o motor da NC 750X, suspensĆ£o elevada (e invertida), cĆ¢mbio DCT (com modo manual) e elementos visuais inspirados em Africa Twin e CRF 450. Ɖ, em linhas gerais, um scooter todo-terreno

Segunda a Honda, o conceito do modelo Ć© inovador e “reĆŗne as qualidades necessĆ”rias para ser considerado uma nova proposta, confirmando a tradiĆ§Ć£o da Honda quando o assunto Ć© inovaĆ§Ć£o”. Antes de seguirmos, duas observaƧƵes esclarecedoras: ADV significa ‘Adventure’ (aventura) e ‘Advanced’ (avanƧado); e sim, essa fusĆ£o de dois mundos cria uma espĆ©cie de ‘SUV’ das motos. A prĆ³pria Honda se apropriou desta comparaĆ§Ć£o durante a apresentaĆ§Ć£o do modelo, ainda no SalĆ£o. “Verdadeiro SUV sobre duas rodas, modelo chega ao mercado brasileiro com suspensƵes de longo curso, motor de 745 cm3, alĆ©m de cĆ¢mbio DCT e amplo espaƧo sob o banco” – palavras da montadora.

Como Ć© o maxiscooter Honda X-ADV

O X-ADV foi apresentado como conceito durante o SalĆ£o de MilĆ£o de 2016 e, no seu DNA, hĆ” “espĆ­rito de aventura e uma grande dose de praticidade”, segundo o lĆ­der de Projeto do modelo, Kenichi Misaki. Deixando os floreios conceituais de lado, suas informaƧƵes tĆ©cnicas revelam que a equipe pensou em trĆŖs coisas durante seu desenvolvimento: conveniĆŖncia, praticidade e vocaĆ§Ć£o para aventura.

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Na praticidade, entram, por exemplo, o bagageiro de 21 litros (com superfĆ­cie texturizada) sob o banco, a tomada 12 volts e o conjunto de iluminaĆ§Ć£o com luzes em LED. Na conveniĆŖncia, a lista segue com para-brisa elĆ©trico de 5 posiƧƵes (com diferenƧa total na altura de 135 mm, com 11 graus de inclinaĆ§Ć£o), guidĆ£o com grande protetor de mĆ£os, smart key (partida sem chave), vĆ”lvula de calibragem em ‘L’, freios ABS de dois canais (na frente com disco duplo com cĆ”lipers de quatro pistƵes e fixaĆ§Ć£o radial, enquanto na traseira o disco Ć© simples com cĆ”liper de pistĆ£o duplo com ABS ‘nĆ£o-desligĆ”vel’) e botĆ£o de igniĆ§Ć£o com funƧƵes, tambĆ©m, de tampa do tanque e do assento.

Rodas raiadas e pneus sem cĆ¢mara

Rodas raiadas e pneus sem cĆ¢mara

Rodas raiadas com aros em alumĆ­nio, de 17 e 15 polegadas, e calƧadas por pneus sem cĆ¢mara

ABS 'nĆ£o-desligĆ”vael'

ABS 'nĆ£o-desligĆ”vael'

Quem se aventurar com o maxiscooter na terra irĆ” sentir falta das derrapagens...

SuspensĆ£o dianteira

SuspensĆ£o dianteira

Com curso alongado e ajustĆ”vel, a suspensĆ£o upside-down Ć© um dos baratos do modelo

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Tomada 12V

Tomada 12V

Dispositivo estĆ” sob o assento

IluminaĆ§Ć£o em LED

IluminaĆ§Ć£o em LED

Conjunto Ć³ptico Ć© em LED, obviamente

Seletor de ignicaĆ§Ć£o

Seletor de ignicaĆ§Ć£o

Nos mesmos moldes da famĆ­lia SH, o botĆ£o tambĆ©m tem funƧƵes de tampa do tanque e do assento

JĆ” o item aventura se destaca pelas suspensƵes de curso alongado (153,5 mm na dianteira e 150 mm atrĆ”s, com PrĆ³-Link) e rodas raiadas com aros em alumĆ­nio, de 17 e 15 polegadas – calƧadas com pneus mistos (e sem cĆ¢mara), medindo 120/70R 17 na frente e 160/60R 15 na traseira. TambĆ©m hĆ” protetor de cĆ”rter em alumĆ­nio com espessura de 2,5 mm e cavalete central com sensor de inclinaĆ§Ć£o (para garantir seguranƧa no estacionamento em terrenos irregulares).

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Motor da NC 750X e cĆ¢mbio DCT com opĆ§Ć£o manual

Equipe tĆ©cnica da Honda apresentou o modelo em detalhes durante o SalĆ£o Duas Rodas 2017

Equipe tĆ©cnica da Honda apresentou o modelo em detalhes durante o SalĆ£o Duas Rodas 2017

Para fazer jus Ć  proposta de uso misto e garantir bom desempenho desde as baixas rotaƧƵes, o motor adotado Ć© o mesmo da Honda NC 750X, que aqui trabalha em conjunto Ć  caixa de cĆ¢mbio de dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission). Ela permite optar pelo modo “D” para mudanƧas de marchas automĆ”ticas em ‘uso normal’ e modo “S” (em trĆŖs nĆ­veis) para mais esportividade. O diferencial Ć© a possibilidade de selecionar as mudanƧas manualmente atravĆ©s de seletores “+” e “ā€“”, situados no punho esquerdo. O propulsor Ć© bem conhecido, trantando-se de um bicilĆ­ndrico de 745 cmĀ³, arrefecimento a lĆ­quido, OHC (comando simples no cabeƧote), movido a gasolina e que gera 54,5 cv de potĆŖncia (a 6.250 rpm) e torque mĆ”ximo de 6,94 kgf.m, a 4.750 rpm. O chassi Ć© tubular de aƧo tipo Diamond.

Com ‘um pezinho’ nos ralis?

Painel digital foi inspirado nas motos de rali, neste caso na CRF 450 Rally

Painel digital foi inspirado nas motos de rali, neste caso na CRF 450 Rally

Nitidamente, o visual da X-ADV adota elementos presentes em modelos off-road consagrados da marca, como a Honda CRF 1000L Africa Twin, e pega para si contornos de design destes. Aqui, destaque para a bolha ajustĆ”vel e os protetores de mĆ£os. AlĆ©m disso, o painel de instrumentos Ć© totalmente digital e estĆ” posicionado como os “road-books” presentes na CRF 450 Rally (de competiĆ§Ć£o). Portanto, a fĆ³rmula da X-ADV seria Integra (scooter vendido na Europa que tambĆ©m usa o motor de 750 cmĀ³) + NC 750X + Africa Twin + CRF 450 Rally? Talvez…

Modelo tem 3 anos de garantia

Importada do JapĆ£o, a Honda X-ADV conta com 3 anos de garantia e o famoso ā€œHonda Assistance 24h”, que garante assistĆŖncia durante todo o perĆ­odo de vigĆŖncia em territĆ³rio brasileiro assim como na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. O modelo estarĆ” disponĆ­vel em versĆ£o Ćŗnica pela rede de concessionĆ”rios Dream.

FICHA TƉCNICA HONDA X-ADV

MOTOR

Tipo OHC, dois cilindros, 4 tempos, arrefecimento lĆ­quido
Cilindrada 745 cc
DiĆ¢metro x curso 77,0 x 80,0 mm
Taxa de compressĆ£o 10,7:1
PotĆŖncia mĆ”xima 54,8 cv a 6.250 rpm
Torque mƔximo 6,93 kgf.m a 4.750 rpm
Sistema de alimentaĆ§Ć£o InjeĆ§Ć£o EletrĆ“nica PGM-FI
TransmissĆ£o CĆ¢mbio DCT; 6 velocidades
Sistema de partida ElƩtrico
CombustĆ­vel Gasolina

CHASSI, FREIOS E SUSPENSƃO

Tipo Diamond Frame
SuspensĆ£o dianteira Garfo upside-down, 43mm / curso de 153 mm
SuspensĆ£o traseira Pro-Link / curso de 150 mm
Freio dianteiro Duplo disco / ABSĀ integral / 296 mm
Freio traseiro Duplo disco / ABS integral / 240 mm
Pneu dianteiro 120/70 ā€“ 17, sem cĆ¢mara
Pneu traseiro 160/60 ā€“ 15, sem cĆ¢mara

DIMENSƕES

Comp x Larg x Alt 2.245 x 910 x 1.375 mm
DistĆ¢ncia entre eixos 1.590 mm
DistĆ¢ncia mĆ­nima do solo 165 mm
Altura do assento Ā 820 mm
Capacidade do tanque 13,1 litros
Ɠleo do motor 4,1 litros
Peso seco 223 kg
PreƧo PĆŗblico Sugerido:Ā  R$ 52.500,00
PreƧo tabela FIPE em 24/03/2018: ainda indisponƭvel

 

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Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em RelaƧƵes PĆŗblicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza