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A KTM dá sequência ao treinamento e especialização dos mecânicos-chefes de sua rede de concessionárias autorizadas no Brasil, cumprindo a etapa na qual todos eles são preparados na Áustria, mais precisamente na pequena cidade de Mattinghofen, sede da empresa no noroeste do país. Ela tem dez mil habitantes e 1.200 deles são funcionários da empresa, trabalhando em seus prédios e instalações pintados nas cores laranja e preta, as cores da orgulhosa  marca austríaca.

Após uma apresentação com visita a todos os prédios do complexo, inclusive no entwicklung, nome em alemão do secreto departamento de Pesquisa  Desenvolvimento, os técnicos brasileiros iniciam um completo estágio, conhecendo a fundo toda a construção das KTM. Essa primeira etapa precede o treinamento específico para assistência técnica das motos, e ainda nela eles têm contato com os setores de desenvolvimento de protótipos e conhecem o avançado setor de testes de durabilidade de componentes.

O preparo das equipes se inicia, então, no setor de fabricação e montagem dos motores, feita em uma unidade próxima da central. Observam o processo desde o recebimento dos blocos de motor em estado bruto, até o teste final e embalagem para envio a linha de montagem de chassi. Os motores são fabricados por lotes, de acordo com as necessidades de produção de motocicletas e cada um deles é testado a frio ( movimentado por um motor elétrico) e a quente (funcionando) para garantir a excelência em qualidade.

Depois o treinamento segue na unidade central, onde há várias linhas de montagem, uma para cada modelo de motocicleta, que também são testadas uma a uma, em dinamômetro de chassi, antes do envio para a área de embalagem .  Aí entre outras tantas etapas, destaca-se a montagem das rodas raiadas, que são alinhadas e tem os raios torqueados em uma máquina CNC de última geração , que faz isso em segundos.

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Ainda na linha de motores, o preparo dos técnicos em treinamento é separado. Começa na linha de motores monocilíndricos off-road e os da família LC4. Em bancadas especiais os técnicos fazem a desmontagem e remontagem completa,  controles, medições e procedimentos específicos de ajustes de diversos componentes internos.  Nos dias seguintes passam a treinamento na linha dos motores bicilíndricos da família LC8  e depois RC8 , também desmontando e remontando, ajustando e conferindo, parte por parte, sistema por sistema.

Na área de injeção eletrônica destaca-se o preparo no uso do computador de diagnóstico para testes e ajustes, específicos para cada modelo, e diagnósticos de defeitos. O treinameno se estende pelos demais sistemas tecnológicos embarcados nas motos.

Na fase seguinte se inicia o treinamento em chassi e suspenções, passando por todos os tipos de sistemas de amortecimento utilizados pela KTM, todos da marca WP, pertencente ao grupo KTM, assim como suas características e aplicações de acordo com o uso da motocicleta. São feitas várias simulações de regulagem, de acordo por exemplo com o peso do piloto, e testados ajustes mais finos na dependência dos modelos e seus usos.

A KTM é a segunda maior fabricante europeia de motos e carrega em seu espírito a combatividade das competições e a pureza do design. Tem 188 títulos mundiais e há uma década é a vencedora na mais dura competição de motociclismo do mundo, o Rally Dakar. Suas motos de rua e estrada, ainda pouco conhecidas no Brasil, estão entre as melhores do mundo em suas categorias. Toda a linha da marca está disponível nas Concessionárias Autorizadas da KTM no Brasil e o preparo da equipe dos mecânicos dessa rede na Áustria tem o nível de excelência da marca.

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