Publicidade

Depois de ter conquistado a terceira pole position da carreira no sábado, Enea Bastianini fez brilhante corrida no Grande Prêmio de São Marino e da Riviera de Rimini para conquistar sua primeira vitória, e logo em casa. Sempre no grupo da frente, o piloto da Gresini Racing Team Moto3 começou por liderar a corrida, mas com sete pilotos inicialmente na luta pela vitória, o jovem italiano optou por uma estratégia mais cautelosa e deixou que outros se degladiassem na frente do pelotão, poupando assim um pouco o pneu dianteiro macio que equipava na sua moto.

Bastianini vence pela primeira vez na Moto3™

Enea Bastianini vence pela primeira vez na Moto3™

Enquanto isso, Brad Binder (Red Bull KTM Ajo), Romano Fenati (SKY Racing Team VR46) e Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) eram os primeiros à frente de Bastianini na liderança da corrida antes deste voltar a assumir a primeira posição por breves instantes na sétima volta.

Bastianini voltou então a perder a liderança, desta vez com Oliveira, Efrén Vázquez (Leopard Racing), Fenati e Niccolò Antonelli (Ongetta-Rivacold) que controlavam a prova. Entretanto, nesta altura da corrida o destaque ia para o português. Tendo acabado de anunciar que em 2016 vai competir na Moto2™ com a Leopard Racing, Oliveira liderou a maior parte da segunda metade da corrida e chegou mesmo a parecer que iria conquistar a terceira vitória da temporada.

Publicidade

Contudo, mesmo na última volta, Bastianini aproveitou-se do vácuo para passar Oliveira na Curva 11 para assim vencer pela primeira vez na Moto3™ ao final de 33 grandes prêmios disputados. Miguel Oliveira acabou garantindo o primeiro pódio desde a vitória em Assen quando terminou na segunda posição, a meros 0,037s do líder, enquanto Antonelli completou o pódio a 0,345s.

Logo_MotoGP_150x77Enquanto isso, atrás dos três primeiros Fenati e Binder travaram intenso duelo pelo quarto posto, com o italiano levando a melhor sobre o sul-africano. Já Danny Kent, que tinha regressado às vitórias em casa há duas semanas, teve o terceiro pior resultado do ano com o sexto posto. O líder da classificação também esteve na luta inicial pela liderança, mas depois de ter excedido várias vezes os limites da pista viu-se penalizado pela direcção de prova. O piloto da Leopard Racing teve de ceder uma posição quando estava em sétimo, no final do grupo da frente, o que o fez perder quatro segundos. Ainda assim, teve melhor sorte que seu companheiro de equipe Vázquez que caiu na Curva 4, a nove voltas do final, quando estava em quinto, tendo que desistir.

Alexis Masbou (Saxoprint RTG), Francesco Bagnaia (Mapfre Team Mahindra), Isaac Viñales (RBA Racing Team) e Philipp Oettl (Schedl GP Racing) completaram o Top 10.

Em termos de Campeonato do Mundo, Kent continua a liderar com 234 pontos, agora com mais de 55 sobre Bastianini. Fenati mantém a terceira posição (139), enquanto Miguel Oliveira subiu para quarto (134), com Antonelli em quinto (126), ambos por troca com Vázquez que caiu para sexto (116).

Publicidade

Situação do campeonato – Moto3™

Moto3_campeonato_13_09

Pontuação acumulada da Moto3™, faltando 5 etapas para o final da temporada 2015

Banner GP Dorna