Publicidade

O Grande Prêmio de São marino e da Riviera de Rimini de Moto2™ deste domingo terminou com Johann Zarco (Ajo Motorsport) sendo vitorioso para se tornar o primeiro não espanhol a vencer a categoria intermédia em Misano. Atrás dele completaram o pódio Tito Rabat (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS) e Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda Team Asia).

Johann Zarco já está com a mão na taça da Moto2 em 2015

Johann Zarco já está com a mão na taça da Moto2 em 2015

Zarco assumiu a liderança logo após a largada, com Dominique Aegerter (Technomag Racing Interwetten), Álex Rins (Páginas Amarillas HP40), Nakagami e Hafizh Syahrin (Petronas Raceline Malaysia) logo atrás,enquanto Rabat corria em oitavo depois de ter pedido terreno ao tocar em Nakagami na largada. Mas na segunda volta a liderança era já do suíço, que em conjunto com Rins e Zarco tinham curta margem de 1,1 segundo sobre os demais.

Quando tudo parecia que se estaria perante emocionante luta a três pela vitória até o final, eis que na sexta volta Rins falha na frenagem e bate em Aegerter na Curva 14. Ambos os pilotos acabaram no chão enquanto Zarco se via na liderança, seguido de Syahrin e Corsi. Nessa altura da corrida, Rabat era sétimo enquanto o companheiro de equipe na Estrella Galicia 0,0 Marc VDS, Álex Márquez, ficava também fora de ação devido a queda.

Publicidade

Pouco depois Aegerter retornava ao box para reparar a moto na sequência da queda e retornar à corrida pouco depois, mas já em ritmo lento. Enquanto isso, Rins também continuava na prova, mas apenas para ser ver depois desclassificado pela Direcção de Corrida já perto do final por interferir na luta de outros pilotos pelos últimos lugares pontuáveis quando ele próprio estava com uma volta de atraso e rodava em penúltimo.

Ao cabo de 12 das 26 voltas da corrida Zarco contava com mais de um segundo de vantagem na frente do pelotão, com Corsi e Folger nas posições imediatas, enquanto Nakagami era quarto e Simón superava Syahrin para chegar a quinto.

A dez voltas do final, com o gaulês tranquilo na frente, Folger começava a perder terreno para Corsi, com Nakagami e Rabat a aproximarem-se também das posições do pódio. O passar do tempo levou a que estes dois últimos se impusessem, mas a duas voltas do fim o Campeão do Mundo acabou mesmo por superar o nipónico, que regressou ao pódio pela primeira vez em dois anos.

A fechar os dez primeiros ficaram Simone Corsi (Forward Racing), Julián Simón (QMMF Racing Team), Jonas Folger (AGR Team), Lorenzo Baldassarri (Forward Racing), Sandro Cortese (Dynavolt Intact GP), Luis Salom (Páginas Amarillas HP 40) e Thomas Luthi (Derendinger Racing Interwetten), enquanto Sam Lowes ficou pelo caminho. O britânico da Speed Up Racing desistiu devido a problemas mecânicos à 19ª volta quando rodava em sétimo.

Publicidade

Em termos de Campeonato Zarco mantém-se intocável na frente da classificação com 274 pontos depois do 12º pódio consecutivo, enquanto Rabat ascendeu a segundo (181) por troca com Rins (164).

Situação do campeonato – Moto2™

Situação do campeonato de Moto2™ faltando 5 etapas para o final da temporada

Situação do campeonato de Moto2™ faltando 5 etapas para o final da temporada

Banner GP Dorna

Publicidade