Publicidade

Lançada no exterior em 2022, a nova Honda Transalp 750 tem conquistado ótimos resultados de vendas na Europa. E também em competições. Isso porque o modelo foi colocado à prova no Gibraltar Race 2023, desafiador rali realizado em montanhosas regiões da França, Espanha e Portugal. E, claro, a moto estava praticamente idêntica ao modelo encontrado nas concessionárias.

 

Nova Transalp 750 encarou rali ‘de verdade’

Dividido em 13 etapas, o rali atraiu motociclistas de todo o mundo e totalizou mais de 6.500 km, sendo mais de 1.000 km de especiais (trechos cronometrados). O roteiro incluiu passagem pela cordilheira dos Pireneus, muita lama, estradas de 130 km/h e uma maratona aos pilotos, que largavam de madrugada em provas que podiam superar os 500 km num único dia.

Rali teve muita lama, poeira e pedras. E, também, belos cenários

Publicidade

O desafio foi dividido em categorias e a Transalp largou na C21, destinada a motos com motores de 2 cilindros. Ela foi conduzida pelo experiente Renato Zocchi, ex-competidor do Mundial de Motocross e atual piloto e embaixador da Honda Europa. Juntos, atleta e máquina faturaram o quarto lugar na categoria e o quinto na geral, onde também aceleram monocilídricas como KTM 450 RFR Rally e Husqvarna 701.

Zocchi já tinha participado do rali em outras seis ocasiões, inclusive com a scooter X-ADV. Nas duas últimas edições acelerou a CB 500X, mas agora pode aproveitar uma moto mais voltada ao off-road, com direito a motor de 92 cv e roda dianteira de 21″.

transalp 750 em rali

Renato Zocchi colocou a Transalp 750 no quarto lugar da geral, à frente de várias outras bicilíndricas e modelos como a KTM 450 Rally

Para o veterano, foi uma grande experiência. “Tive apenas 6 dias de testes antes de correr com a nova Transalp no rali, mas logo percebi que é uma ótima moto. Estava parado há alguns meses me recuperando de uma lesão, mas parti com o habitual entusiasmo e vontade de acelerar em trilhas, desertos e lugares desconhecidos. Esta motivação me permitiu ficar constantemente entre os dez primeiros, terminando em quinto na geral, à frente de motos mais específicas ao off-road pesado.”

Publicidade

Embaixador da marca, Zocchi não economizou elogios à Honda. ‘De Honda, sabia que ia chegar tranquilo ao final de todas as etapas’

 

Veja também:

 

Publicidade

Transalp pronta para off-road severo?

A Transalp 750 usada na competição recebeu poucas modificações. As principais foram a instalação de pneus off-road da Bridgestone e a troca do escapamento original por um SC-Project de alto desempenho. Além disso, o amortecedor traseiro foi substituído por ajustável de competição da Ohlins.

transalp 750 no off road pesado

Para encarar ‘off-road de verdade’, Transalp recebeu novos pneus, escapamento e amortecedor traseiro

No restante, a big trail manteve sua originalidade. O modelo é equipado com motor de 2 cilindros em linha, de 755 cc, que entrega 92 cv e 7,5 kgf.m de potência e torque máximos, a 9.500 e 7.250 rpm. A suspensão dianteira é Showa e a traseira monoamortecida, com 200 mm e 190 mm de curso. As rodas 21″ e 18″ calçam pneus 90-90 e 150/70.

Na eletrônica conta com iluminação full-LED, tomada 12V, tomada USB, sistema de conectividade, tela TFT de 5″ e indicador de frenagem de emergência. Ainda, tem 4 modos de pilotagem e possibilidade de desligar o ABS.

Apesar do ótimo desempenho da Transalp, o primeiro lugar ficou com a concorrente direta Yamaha Tenere 700

 

 

Nova Transalp 750: preço e lançamento no Brasil

A aventureira está disponível em muitos mercados do exterior, onde chegou no fim de 2022 já como modelo 2023. Na Europa, por exemplo, custa cerca de 10.690 euros. Para comparação, é 46% mais cara que uma CB 500X, oferecida a 7.290 euros. Aqui, a 500X tem preço sugerido de R$ 41.600.

quanto custa a nova transalp 750

No exterior, Transalp 750 custa cerca de 45% mais que uma CB 500X. Infelizmente, modelo ainda não tem data para vir ao Brasil

Até aqui, a Honda não oficializou nenhuma informação sobre o lançamento da nova Transalp 750 no Brasil. Contudo, o modelo não deve chegar em 2023, uma vez que a marca não fez apresentações no Festival Interlagos, maior evento do setor, realizado em junho.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza