Publicidade

MV AGUSTA F3

MV Agusta F3 765

MV Agusta F3 765

Uma três cilindros que pretende mudar o conceito de motos Super-esporte.
Com um projeto ao mesmo tempo racional e criativo a linha de montagem da MV Agusta F3 é onde as emoções tomam forma. Substâncias como metal, compósitos e ligas leves.

A linha de montagem é o coração da empresa. Todo gesto é projetado para ser eficiente e os funcionários passam por todos os postos de trabalho para conhecer o processo completo. Esse é o padrão que define a qualidade da marca, um rígido controle com versatilidade. Os trabalhadores conhecem em cada detalhe o processo de manufatura e essa visão geral promove maior flexibilidade da produção, mantendo os tempos mínimos de montagem sem perder em qualidade.

Publicidade

Cada  F3 é composta de aproximadamente  1.200 peças, verificadas uma a uma, antes, durante e depois da sua instalação para garantir a qualidade da montagem e funçionalidades.
O motor, de 675 cc em linha com três cilindros, utiliza-se de um eixo balanceiro que vira no sentido contrário ao do motor. Essa inovação neutraliza as forças da inércia na motocicleta e melhora a maneabilidade. Muda-se de direção com menos esforço.

Durante a montagem, por exemplo, se verificam as tolerâncias eletrônicamente. Cada passo é registrado durante o processo de montagem de modo que todas as dimensões permanecem registradas e controladas. No fim da linha de montagem do motor, cada um deles é colocado em uma bancada de testes para um ciclo completo: Teste de aquecimento, potência e torque, durante trinta minutos. Apenas após completar esses testes com sucesso o motor passa para a outra fase, a linha de montagem do restante do veículo. Lá ele recebe o chassi treliçado, completo com suas placas laterais fabricadas em liga de alumínio.

As especificações de aperto dos parafusos e porcas são registrados em um sistema de gerenciamento que mantém os dados para cada F3 produzida.
Tudo se move nessa linha de acordo com o princípio “just in time”, que se torna realidade na forma em que os kits são atrelados à mesma linha de montagem para prover todo material necessário aos operadores no momento exato em que precisam de cada componente.

Publicidade

Por fim a  F3 está pronta, perfeita em cada detalhe. 1.200 peças que se transformaram em uma conquista de engenharia, criatividade e charme, feito na Itália. Mas ainda não acabou: antes de ser preparada para a expedição ela é submetida a um teste final, em um dinamômetro de chassi que permite a MV Agusta verificar a correta montagem e funcionalidade das rodas, motor, chassi, freios e todos os componentes que ao se combinarem se transformam na moto que se diz a mais perfeita Super-esporte.

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico ou faça seu comentário abaixo