Publicidade

A MV Agusta é uma referência quando o assunto é marca de motos de luxo, afinal sua trajetória é repleta de obras de arte sobre duas rodas. Porém, o histórico da companhia é conturbado, marcado por diversos nomes ao longo dos anos. Depois de Mercedes, Harley e outras, agora é a Pierer Mobility quem responde pela marca italiana. Conheça os novos donos do ícone.

MV Agusta tem novo dono (e chefe)

A Pierer é uma companhia enorme, que há tempos está se aproximando da MV e possui diversas empresas do segmento. Entre elas, a KTM. Ainda em 2022, foi anunciado que a KTM AG da Áustria iria adquirir uma participação de 25,1% na italiana MV Agusta. Na ocasião, a KTM AG forneceria à MV suporte à cadeia de suprimentos e assumiria as compras.

 KTM AG

KTM AG – empresa da PIERER Mobility – agora comanda a marca italiana

Pois bem, agora a Pierer Mobility aumentou sua participação para 50,1%. E com a aquisição majoritária da MV Agusta, o grupo Pierer Mobility já nomeou Hubert Trunkepolz como membro do conselho executivo.

Publicidade

Trunkenpolz assume agora o papel de CEO da marca de luxo. Ou seja, a MV já tem um novo chefe e dono: a Pierer Mobility, que já tem também as fabricantes KTM, Husqvarna e GasGas, bem como a marca de bicicletas Felt.

marca de motos mv agusta

Famosa por ícones como a F4, a MV Agusta tem um passado financeiro conturbado. Já passou um tempo fechada, já pertenceu à Mercedes, à Harley, à Cagiva, aos russos…

 

De mão em mão…

Essa está longe de ser a primeira vez que a MV Agusta tem uma mudança de proprietário. A fabricante de motocicletas de Varese, Itália, tem histórico financeiro conturbado e desta forma já passou pelas mãos de empresas como a Mercedes-AMG, Harley-Davidson, a italiana Cagiva e o grupo de investimentos russo Black Ocean. Agora, é a vez da Pierer assumir o negócio.

Publicidade
MV Agusta

MV está volta ao Brasil desde 2022, representada pelo Grupo Lelis, de Campinas (SP). Aqui, vende motos que variam de R$ 250 a R$ 600 mil

Veja também:

Parcerias incluem China a Bajaj

Tanto a MV Agusta quanto a KTM já têm laços estreitos com marcas chinesas. A MV tem acordos com a Qianjiang (também chamada de QJ Motor, proprietária da italiana Benelli e parceira da Kawasaki), enquanto a KTM possui cooperação há muito tempo com a CFMoto.

cf moto é parceira da ktm e mv agusta

KTM, agora dona majoritária da MV Agusta, tem muitas parcerias na Índia e China. Inclusive, modelos como a CF Moto 800 MT usam seu famoso motor LC8

Publicidade

 

A CF fabrica alguns dos motores e motos da KTM e usa o motor LC8c austríaco em sua própria moto adventure 800MT. Além disso, recentemente a KTM fundou a “CFMoto Europa GmbH” como parte de um acordo, para assumir a distribuição das motos chinesas no Reino Unido e na Irlanda.

As outras parcerias da KTM incluem um acordo de longa data com a Bajaj. A marca indiana – que inaugura fábrica no Brasil neste ano – constrói as pequenas motos de um cilindro da empresa austríaca, como as Duke 200, 250 e 390.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]