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Houve um tempo que menina brincava de boneca e menino brincava de carrinho. Claro, isso é passado, mas ainda há coisas do passado que valem. E brincar de carrinho é uma delas… para meninos e meninas! De olho nesse imenso mercado, a Polaris, líder mundial de produção e venda de UTVs e quadriciclos, apresenta seu novo UTV (Utility Task Vehicle, Veículo Utilitário Multitarefa) RZR Pro XP, destinado ao público apaixonado por off-road e, claro, que gosta de brincar de carrinho.

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Antes que você ache estranho o Motonline falar de UTV, é bom saber que estes veículos representam a categoria que mais cresce nas principais competições off-road do planeta e atraem cada vez mais pilotos de motos e de carros – os primeiros pela segurança e os segundos pelo custo muito menor. Como o fabricante informa também que os UTVs oferecem o mesmo nível de emoção e velocidade que as motos, resolvemos experimentar esse simpático carrinho. Aliás, chamar UTV de “carrinho” é apenas uma forma carinhosa de aludir ao brinquedo, porque a potência do motor e a tecnologia envolvida chegam a superar muitos automóveis.

Essa nova geração “Pro” de UTVs da Polaris está apresentada em duas versões – Premium e Ultimate. Ambas compartilham o conjunto mecânico (motor e transmissão), mas se diferenciam pela suspensão ativa Dynamix 2.0, pelo sistema de navegação e entretenimento Infotainment Ride Command e pelo exclusivo sistema de áudio Rockford Fosgate na versão Ultimate, a mais cara. Ah, os preços para quem quiser brincar de carrinho: R$110.000 o modelo Premium e R$125.000 para o Ultimate. O motor é Prostar Turbo H.O., com 2 cilindros, 4 tempos, 925 cm³, arrefecido a líquido e que desenvolve 184 cv de potência. Ele trabalha junto com a transmissão automática PVT (Polaris Variable Transmition) e o sistema de tração AWD (All Wheel Drive – 4×2, 4×4, low e high) eletrônico.

A nova geração foi totalmente redesenhada e seu projeto nasceu de dentro para fora, a partir de piloto e passageiro, o que resultou em melhor nível de conforto e dirigibilidade por causa do cockpit 10 cm mais largo e 15 cm mais comprido. A iluminação é full LED e o modelo Ultimate possui ajustes no volante para o sistema de som e para ajustes da suspensão ativa, além de uma tecla exclusiva no volante para endurecer os amortecedores nos saltos e evitar impactos mais fortes para os ocupantes e final de curso nas suspensões.

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Versão Ultimate: comandos no volante e tecla "X" para endurecer a suspensão e evitar danos ao veículo e aos ocupantes em saltos mais fortes

Versão Ultimate: comandos no volante e tecla “X” para endurecer a suspensão e evitar danos ao veículo e aos ocupantes em saltos mais fortes

Além da força do motor, que permite alcançar rapidamente velocidades altas, deve-se destacar o trabalho das suspensões do novo UTV da Polaris. Por mais que você procure imperfeições, lombadas e cavas no caminho em velocidade alta para esperar aquele tranco forte da suspensão, nada acontece, com os quatro amortecedores trabalhando em sintonia com o piso, copiando cada buraco, cada trilho e cada lomba do caminho. Quem olha de fora o novo RZR Pro XP na trilha, enxerga um inseto gigante com suas 4 patas superando os obstáculos como se nada houvesse, sem que os ocupantes sintam absolutamente nada.

Polaris RZR Pro XP: alguns números

  • 508 mm é o curso da suspensão dianteira
  • 559 mm é o curso da suspensão traseira
  • 4,6 segundos é o tempo para ir de 0 a 100 km/h
  • 370 mm é a altura livre do solo
  • 200 x por segundo é o ritmo de leitura do solo da suspensão ativa
  • 400 watts é a potência do sistema de som
  • 2.440 mm é a distância entre-eixos
  • 1.630 mm é a largura
  • 795 kg é o peso
  • 336 kg é a capacidade de carga
  • 45,4 litros é a capacidade do tanque de gasolina

Fotos de Sanderson Pereira

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Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.