Uma moto da Honda é novamente a campeão do Selo Maior Valor de Revenda, levantamento promovido pela Agência AutoInforme em parceria com a Textofinal e a Molicar. Desta vez foi a Honda NXR 160 Bros, que sofreu apenas 6,7% de depreciação após um ano de uso. As vencedoras foram anunciadas hoje (20/7) em São Paulo e a Bros venceu também na categoria Trail.
O levantamento separa as motos vendidas no mercado brasileiro em 17 categorias e para serem consideradas as motos devem estar à venda por ao menos um ano para considerar a depreciação. O estudo considera o valor da moto comprada zero km e seu valor após um ano de uso para encontrar a depreciação de cada modelo. Foram consideradas 138 motos zero km mais vendidas, de 17 marcas, com base nas cotações de preços praticados no mercado em março de 2017 e março de 2018.
“A moto proporciona o direito de ir e vir para grande parte da população”, destaca o jornalista Joel Leite, idealizador do SMVR-Motos e diretor da Agência AutoInforme. “Em 2000, pouco mais de 3,5 milhões de brasileiros utilizaram a moto para o seu transporte. Hoje são mais de 20 milhões. Daí a importância deste selo que procura incentivar a indústria e os importadores a oferecerem melhores produtos e melhores serviços de pós-vendas, de modo que o consumidor possa obter o máximo de seu investimento”, destaca Joel.
Maior Valor de Revenda: quem ganhou?
A Honda levou também o prêmio Maior Valor de Revenda em outras duas categorias: Motoneta, com a BIZ 110i/125, e Street, com a CG125/160. A Yamaha também recebeu grande destaque este ano, que levou o maior número de troféus entre as marcas presentes no mercado brasileiro. Foram cinco prêmios para motos da Yamaha: MT-09 Tracer (Crossover), MT-07 (Naked até 800 cc), MT-09 (Naked acima de 800 cc), NMax 160 (Scooter até 200 cc) e YZF-R3 (Sport até 800 cc).
Na sequência de premiação, três marcas levaram dois prêmios cada uma: BMW, com a R 1200 GS (Bigtrail acima de 800 cc) e a S 1000 RR (Sport acima de 800 cc); Triumph, com a Tiger 800 (Bigtrail até 800 cc) e a Street Twin 900 (Clássica); e Harley-Davidson, com a Softail Heritage (Custom acima de 800 cc) e Road King (Touring). Com um troféu ficaram a Shineray Phoenix 50 (50 cc), Kawasaki Vulcan S 650 (Custom até 800 cc) e a Dafra Citycom S 300i (Scooter acima de 200 cc). Confira a lista completa com as três motos com menor desvalorização após um ano de uso em cada categoria:
Categoria |
Motocicleta (Marca/Modelo) |
Desvalorização após um ano (%) |
|
Street | 1ª | Honda CG 125/160 | 8,50% |
2ª | Yamaha Factor 125/150 | 9,10% | |
3ª | Honda CB Twister | 9,60% | |
Motoneta | 1ª | Honda Biz 110i/125i | 9,10% |
2ª | Yamaha NEO 125 | 11,00% | |
3ª | Honda POP 110i | 11,40% | |
Scooter acima 200 cc | 1ª | Dafra Citycom 300i | 12,60% |
2ª | Suzuki Burgman 650 | 15,10% | |
3ª | Dafra Maxsym 400i | 15,30% | |
Scooter até 200 cc | 1ª | Yamaha NMAX 160 | 11,30% |
2ª | Honda PCX 150 | 12,50% | |
3ª | Dafra Cityclas 200i | 12,90% | |
Trail |
1ª |
Honda NXR 160 Bros |
6,70% |
2ª | Yamaha XTZ 150 Crosser | 9,10% | |
3ª | Honda XRE 190 | 9,40% | |
Bigtrail acima de 800 cc | 1ª | BMW R 1200 GS | 12,10% |
2ª | Triumph Tiger Explorer 1200 | 13,50% | |
3ª | Yamaha XT 1200Z Super Ténéré | 13,60% | |
Bigtrail até 800 cc | 1ª | Triumph Tiger 800 | 12,80% |
2ª | BMW F 700 GS | 14,80% | |
3ª | Suzuki V-Strom 650 | 15,10% | |
Crossover | 1ª | Yamaha MT-09 Tracer | 11,70% |
2ª | Honda CB 500X | 12,60% | |
3ª | Triumph Tiger Sport | 12,90% | |
Naked até 800 cc | 1ª | Yamaha MT-07 | 11,70% |
2ª | BMW F 800 R | 12,80% | |
3ª | Honda CB 650F | 12,90% | |
Naked acima de 800 cc | 1ª | Yamaha MT-09 | 11,40% |
2ª | BMW S 1000 R | 12,50% | |
3ª | Kawasaki Z1000 | 13,40% | |
Sport até 800 cc | 1ª | Yamaha YZF R3 | 11,80% |
2ª | Honda CBR 500R | 12,70% | |
3ª | Kawasaki Ninja 650 | 13,20% | |
Sport acima de 800 cc | 1ª | BMW S 1000 RR | 11,90% |
2ª | Kawasaki Ninja ZX10-R | 12,50% | |
3ª | Ducati Panigale 959 | 13,00% | |
Custom acima de 800 cc | 1ª | Harley-Davidson Heritage | 14,60% |
2ª | Harley-Davidson Roadster 1200 | 15,60% | |
3ª | Suzuki Boulevard M1800 | 16,60% | |
Custom até 800 cc | 1ª | Kawasaki Vulcan S 650 | 12,30% |
2ª | Harley-Davidson Sportster 883 | 14,80% | |
3ª | Dafra Horizon 150 | 15,30% | |
Touring | 1ª | Harley-Davidson Road King | 12,30% |
2ª | Harley-Davidson Street Glide | 12,30% | |
3ª | Honda Gold Wing | 14,20% | |
Ciclomotor (50 cc) | 1ª | Shineray Phoenix 50 | 15,80% |
2ª | Dafra Zig 50 | 16,90% | |
3ª | Traxx Sky 50 | 17,60% | |
Clássica | 1ª | Triumph Street Twin 900 | 11,80% |
2ª | Triumph Bonneville | 12,10% | |
3ª | Ducati Scrambler | 13,50% |