Publicidade

O objetivo da palestra “Qualidade do ar e mobilidade urbana em SÆo Paulo” ‚ apresentar o panorama geral da qualidade do ar em SÆo Paulo, seus efeitos na sa£de da popula‡Æo e suas principais causas, dando enfoque ao papel do modelo de mobilidade urbana adotado na cidade.

Considerando as atividades em andamento dos GT Ambiente e Mobiliza‡Æo, com vistas … mobiliza‡Æo para o Dia sem Carro em SÆo Paulo, a palestra tamb‚m focar  a hist¢ria do Dia sem Carro no mundo e no Brasil, suas motiva‡äes e desafios.

Al‚m da equipe do Instituto de Energia e Meio Ambiente, o evento contar  com a participa‡Æo do prof. Paulo Saldiva, chefe do departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP e do arquiteto-urbanista Nazareno Affonso, da ONG Rua Viva, organiza‡Æo respons vel pela coordena‡Æo do Dia Sem Carro no Brasil.

Instituto de Energia e Meio Ambiente – Organiza‡Æo da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada no Brasil com a missÆo de apoiar pol¡ticas p£blicas voltadas para a melhoria da qualidade do ar nos centros urbanos.

Publicidade

Andr‚ Ferreira: Engenheiro mecƒnico, p¢s-graduado em Planejamento de Sistemas Energ‚ticos pela Faculdade de Engenharia Mecƒnica da UNICAMP, Diretor-executivo do Instituto de Energia e Meio Ambiente e respons vel pela coordena‡Æo das atividades da Funda‡Æo Hewlett no Brasil. Trabalhou na Diretoria de Controle Ambiental e da Diretoria de Desenvolvimento e Transferˆncia de Tecnologia da CETESB.  professor do curso de especializa‡Æo em gestÆo ambiental da Faculdade de Engenharia Mecƒnica da UNICAMP.

Eric Ferreira: Doutor em Engenharia de Transportes, Coordenador de Mobilidade do Instituto de Energia e Meio Ambiente. Trabalhou com implanta‡Æo de sistemas de transportes p£blicos em Curitiba, M‚xico (Leon) e Indon‚sia (Jacarta).

Nazareno Stanislau Affonso – Arquiteto-urbanista, mestre em estruturas ambientais urbanas, com tese e artigos publicados na  rea de transporte e circula‡Æo. Diretor Executivo da ANTP. Foi Secret rio de Transportes de Santo Andr‚, Porto Alegre e do Distrito Federal onde coordenou o Programa de Paz no Trƒnsito de Bras¡lia. Faz parte da equipe da ONG Rua Viva, respons vel pela coordena‡Æo nacional do Dia sem Carro. Para saber mais: www.ruaviva.org.br.

Paulo Saldiva – Professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. Coordena as pesquisas sobre patologia do aparelho respirat¢rio e polui‡Æo na USP.

Publicidade

23 de julho, segunda-feira – 17h30 …s 19h30
Local: audit¢rio da A‡Æo Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque

Por favor, confirmem presen‡a atrav‚s do e-mail [email protected].