A Shadow 600 é uma das mais famosas motos custom ‘brasileiras’. Oferecida por aqui de 1994 a 2005, a VT 600 C fazia parte da família Shadow, composta por motocicletas cruiser fabricadas pela Honda desde 1983. Na gama, não mais disponível no país, há motos com motor V-twin de 45 ou 52 graus, refrigerados a líquido e com cilindradas variando de 125 a 1.100 cm³.
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Honda Shadow 600
No exterior a Shadow 600 iniciou sua história em 1988, enquanto veio ao Brasil na primeira metade dos anos 1990, ainda como importação. Mais tarde, em 1997, a VT 600 C foi o primeiro modelo custom da Honda a ser nacionalizado no país, passando a ser montado em Manaus. Apesar disso, o preço final do produto era alto, devido especialmente à cotação do dólar, visto que a motocicleta possuía vários componentes importados.
Motor, potência e consumo
A Shadow era equipada com motor de quatro tempos, dois cilindros em “V” em ângulo de 52º, comando simples no cabeçote e arrefecimento a líquido. O propulsor de 583 cm³ era alimentado por dois carburadores Keihin 34 mm.
A receita entregava 39 cv de potência a 6.500 rpm e 5,1 kgfm de torque a 3.500 rpm. O câmbio era de cinco marchas e a transmissão final por corrente.
Como economia não é uma das principais características do segmento, seu consumo médio era de 18 km/litro. Desta fora, o tanque de apenas 11 litros garantia aproximadamente 200 quilômetros de autonomia.
Em 2003 surgiram algumas novidades, como adoção de carburador único e bomba de combustível a vácuo. Dois anos depois ela se despediu do mercado nacional, abrindo espaço para a substituta VT 750 Shadow.
Uma das principais concorrentes da Shadow 600 era a Yamaha Virago 535. Apesar do arrefecimento a ar, a oponente entregava mais potência, 45 cv a 7.500 rpm, mas um pouco menos de torque, 4.56 kgf.m a 5.000 rpm.
Pontos positivos
Como toda boa custom, a Shadow 600 oferecia conforto ao rodar em estradas asfaltadas. O assento largo e macio, assim como as pedaleiras avançadas, contribuíam ao conforto e uma experiência ao melhor ‘estilo custom’ – meio custom, meio chopper, neste caso. Além disso, suas rodas grandes, com 19 polegadas na frente e 15 atrás, ajudavam a superar as pequenas imperfeições do asfalto.
A custom também ganhou fama positiva pela robustez do conjunto e pequena necessidade de manutenção. Ainda, é lembrada pela extensa lista de acessórios, muitos oferecidos pela própria Honda, que facilitavam a customização, deixando cada moto com um visual único. Na lista, havia suporte do encosto traseiro, encosto ao garupa, para-brisa, emblemas dourados, protetor de radiador e para-lama cromado, por exemplo.
Pontos negativos
A Shadow 600 não é um modelo que sofre de problemas crônicos. Seus pontos negativos são pontuais, mas ainda assim desconfortáveis.
Por se tratar de uma moto com vocação estradeira o desempenho do motor deixa a desejar, com velocidade final limitada e de cruzeiro na casa dos 120 km/h – mostrando que o seu forte é passear e não viajar. O uso em rodovias também é prejudicado pelo pequeno tanque, que exigirá paradas mais frequentes em postos de gasolina, o consumo relativamente alto e pelo assento do garupa, que poderia ser maior.
Por fim, o modelo merecia mais atualizações ao longo do tempo. Mesmo quando se despediu do mercado nacional, em 2005, ainda era equipado com caburador, freio a tambor na traseira e transmissão final por corrente. A 750 já adotava transmissão por cardã, chave de ignição HISS, freios a disco e, a partir de 2009, injeção eletrônica.
Honda Shadow 600 vale a pena?
Com o mercado brasileiro das custom minguando, com um número decrescente de marcas e modelos, é natural que os fãs do estilo busquem por motos usadas. E a VT 600 C Shadow pode ser um boa opção, especialmente para quem está iniciando no nicho e tranquilo quanto aos seus pontos negativos.
Ela possui mecânica confiável e grande facilidade de customização, o que inclusive dificulta o trabalho de quem está procurando por uma moto original, como se recém tivesse saído da concessionária. Entretanto, para quem quer uma ‘standard’ ou uma totalmente customizada, a procura pode valer a pena.
Portanto, os preços da Shadow 600 podem variar bastante de uma unidade para outra justamente pelo valor agregado aos acessórios e customização, bem como pelo seu estado de conervação. Segundo a FIPE, o modelo 1995 tem preço médio de R$ 9.623. Já o valor médio de um 2005 é de R$ 18.919.
Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda VT 600 C Shadow, acesse o Guia de Motos!
Ficha Técnica Honda Shadow 600 |
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Motor | |
Tipo | 4 tempos, 2 cilindros |
Cilindrada | 583 cc |
Arrefecimento | Líquido |
Combustível | Gasolina |
Potência Máxima: | 39 cv a 6.500 rpm |
Torque Máximo: | 5.1 kgf.m a 3500 rpm |
Alimentação: | Carburador |
Partida: | Elétrica |
Transmissão: | 5 velocidades |
Suspensão e rodas | |
Suspensão dianteira: | Garfo telescópico/ curso 146 mm |
Suspensão traseira: | Monoamortecida/ curso 89 mm |
Chassi: | Aço |
Pneu Dianteiro: | 100/90-19 |
Pneu Traseiro: | 170/80-15 |
Dimensões e capacidades | |
Peso a seco: | 199 kg |
Comprimento: | 2356 mm |
Largura: | 850mm |
Altura do Banco: | 690 mm |
Distância entre Eixos: | 1605 mm |
Capacidade do tanque: | 11 litros |
Preço (FIPE, fevereiro de 2021) | |
1995 | R$ 9.623,00 |
2005 | R$ 18.919,00 |