Publicidade

Não é segredo que a BMW tem lutado para ser competitiva no mundo das corridas de motos. No entanto, em categorias como o WorldSBK a marca tem encontrado dificuldades, terminou a disputa por construtores da temporada 2022 na penúltima colocação. Mas agora a fabricante parece querer revidar e até contratou um piloto campeão da Yamaha. Será que veremos um levante dos alemães?

Piloto campeão troca Yamaha pela BMW

Aqueles que acompanham o Campeonato Mundial de Superbike (WorldSBK) certamente já viram o piloto turco Toprak Razgatlioglu em inúmeras ocasiões. Para quem não sabe, ele passou a maior parte de sua carreira no sob contrato da Yamaha, apesar de ter começado em 2018 com a Kawasaki.

Toprak foi o piloto campeão de 2021 da categoria

Toprak é conhecido por suas habilidades na moto e seu desempenho impressionante na pista, tanto é que o piloto turco conquistou o campeonato em 2021 e terminou em segundo lugar na temporada de 2022. E neste ano segue apresentando um desempenho impressionante.

Publicidade

Atualmente, ele está em segundo lugar no campeonato, 69 pontos atrás de Alvaro Bautista, da Ducati. No entanto, apesar de seu sólido histórico com a Yamaha, Toprak anunciou recentemente que seu tempo com o “Team Blue” está prestes a terminar no final da temporada de 2023.

A expectativa é que a mudança de Toprak para a BMW traga ainda mais sucesso não apenas para ele, mas também para a BMW Motorrad em 2024. No momento, os alemães estão isolados em último lugar com apenas 62 pontos entre os construtores.

Time da BMW não vive bons momentos no WSBK e foi buscar reforço

Veja também:

Fim dos rumores da MotoGP

O anúncio da mudança de time do piloto turco coloca um fim em qualquer especulação sobre Toprak fazer uma mudança para a MotoGP. Ele chegou a ser cotado para montar a bordo de máquinas da Yamaha na categoria mais aclamada da motovelocidade.

Publicidade

Lembrando que, recentemente, uma declaração do piloto indicava que ele tinha mesmo a oportunidade de ir para a MotoGP em 2024, mas disse não sentir a mesma “ligação” que sentia com uma superbike. Num artigo da Eurpsport Toprak explicou: “Ganhar o Campeonato do Mundo era o meu sonho quando assinei com a Yamaha e atingimos esse objetivo juntos.”

“Para a próxima temporada, sinto que preciso de um novo desafio e, embora tenha havido uma oportunidade na MotoGP, não senti a mesma conexão com a moto da MotoGP que tenho com a superbike”.

Agora, tudo o que se sabe é que Toprak estará montando uma moto da BMW a partir de 2024. Ele vai correr o WSBK a bordo do modelo M 1000 RR. Lembrando também que a BMW não tem time na MotoGP, então de fato não veremos o piloto por lá.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]