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A nova temporada da MotoGP promete ser um divisor de águas na categoria que há alguns anos tenta novas estratégias de expansão no cenário da motovelocidade. Embora a categoria nunca sofreu de monotonia e tédio, assim como ocorre com frequência na Fórmula 1, alguns ajustes prometem acirrar ainda mais a categoria. Veja quais novidades irão agitar a cena em 2023!

Sprint race na MotoGP

Certamente, a mudança mais drástica na MotoGP serão as corridas Sprint. O formato, popularizado nas últimas duas temporadas da F1, mostrou que é capaz de movimentar o fim de semana. No entanto, a MotoGP resolveu adotar à sua maneira.

Isso porque o resultado da corrida sprint não interfere no grid de largada da corrida principal, assim como acontece na F1. A princípio, a ideia é criar uma espécie de “campeonato paralelo“, onde os pilotos vão conquistar pontos na temporada, mas com números e conquistas à parte.

MotoGP

Em 2023, a MotoGP vai ganhar as Sprint Race, mas num formato diferente da F1. Enquanto nos carros a ‘minicorrida’ vale como classificatória para o domingo, nas motos ela acontecerá no sábado e vai somar pontos direto para o campeonato

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“Um piloto terá várias voltas mais rápidas, pódios e vitórias que só contam a partir de domingo. E uma linha separada onde você terá as vitórias e pódios das corridas de Sprint, que não contarão para o total de pódios e vitórias”, disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna.

A mudança mexe principalmente na estrutura do fim de semana. O TL4 está extinto para dar lugar à corrida com 50% da distância original. Além disso, as equipes terão acesso também a metade da capacidade de combustível. Por fim, a sprint não agrada parte da torcida, pois as pontuações serão artificialmente infladas, podendo quebrar recordes históricos.

Moto2 e Moto3 com novos limites de idade

As categorias de base da MotoGP também terão mudanças para a nova temporada. Isso porque os jovens prodígios terão que ser mais pacientes na tentativa de conquistar um espaço na categoria rainha. A partir deste ano, essas divisões de acesso só vão permitir pilotos acima de 18 anos. Até aqui, o piso era 16 anos.

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Atualmente, o piloto Diogo Moreira representa o Brasil na Moto3

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A proposta é padronizar a regra adotada em todas as divisões de motociclismo. Mas, como toda regra tem uma exceção, pilotos menores de idade só serão permitidos caso estes sejam os campões de alguma das categorias JuniorGP, Rookies Cup ou Europeu de Moto2.

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MotoGP: aerodinâmica contra acidentes

Já na parte técnica, a novidade está na altura do apêndice aerodinâmico. Embora os dispositivos tenham surtido efeitos positivos no downforce das motos, agora, terão obrigatoriamente que estar a uma distância mínima de 35mm do solo, ao invés dos 15 mm atuais. A mudança vem para evitar acidentes ou que algum piloto perca o seu apêndice em algum toque de corrida, como ocorreu em Misano em 2022.

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Apêndice acoplado à moto da Yamaha

Mudanças de regulamento sempre são bem-vindas quando possuem o objetivo de melhorar o espetáculo dentro da pista. Sendo assim, aguardemos ansiosos pelas primeiras corridas do ano para vermos a nova MotoGP em ação. Os testes pré-temporada acontecem em fevereiro, na Malásia, e a primeira corrida será o GP de Portugal, em 26 de março.

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Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.