Publicidade

Depois da KTM ter anunciado a decisÆo de deixar de fornecer motores ao Team Roberts no MotoGP, a equipe deu-nos a sua visÆo do sucedido: Ao mesmo tempo que ao p£blico a 12 de Agosto, a KTM informou o seu parceiro, Team Roberts, atrav‚s de um press release que vai cancelar todas as suas atividades relativas … atual temporada do MotoGP.

Com isso a KTM rompe o acordo inicial de participar a temporada de 2005 do Team Roberts. A contrastar com o recente press release do KTM, em que a marca representa, apenas como um fornecedor de motores, a coopera‡Æo entre a KTM e o Team Roberts era uma parceria em que ambas as partas tinham o mesmo peso. A KTM nÆo s¢ fornecia os motores como custeava a electr¢nica, os pneus e o piloto. Al‚m disso tinha-se co-responsabilizado pelo financiamento do “budget” da equipe para 2005. Este “budget” foi acordado entre representantes da KTM e do Team Roberts em Fevereiro.

NÆo houve solicita‡äes adicionais de financiamento por parte do Team Roberts al‚m dos montantes previamente acordados, apenas que os pagamentos fossem realizados, o que nunca sucedeu.

O Team Roberts agiu de acordo com o estabelecido com a KTM e sempre de boa f‚. O Team Roberts nÆo iniciaria um projeto como este sem ter assegurado o financiamento que lhe permitisse cumprir com as obriga‡äes para com a Dorna e os seus patrocinadores durante toda a temporada.

Publicidade

Ambas as partes sabiam que a participa‡Æo do Team Roberts na temporada de 2005 nÆo teria sido vi vel sem o apoio t‚cnico e financeira da KTM. Confiando no empenho da KTM enquanto parceiro, o Team Roberts decidiu levar a cabo a sua participa‡Æo na temporada de 2005.

No in¡cio, a KTM anunciou o “acordo celebrado” com o Team Roberts. De fato, a KTM colocou muito do seu esfor‡o juntamente com o Team Roberts na atual temporada . Contudo, contrariamente a outras competi‡äes, nas quais a KTM participa, o esperado sucesso no MotoGP nÆo se materializou.

Com este cen rio a decisäes estrat‚gicas de neg¢cio e o deslocalizar de recursos como anunciado pela KTM no seu recente press release, a KTM decidiu abandonar a coopera‡Æo com o Team Roberts no meio da temporada desrespeitando assim o acordo que havia firmado com o Team Roberts.

NÆo s¢ a KTM falhou na entrega de motores competitivos … nossa equipe, falhou tamb‚m no aspecto de cumprir com as obriga‡äes a que se tinha proposto, optando por retirar-se da obriga‡Æo de fornecer motores, eletr¢nica, pneus e um piloto ao Team Roberts na temporada de 2005 do MotoGP.

Publicidade

Agora que celebramos a nossa 20¦ temporada de participa‡Æo em corridas de motociclismo na classe principal, o Team Roberts continuar  a manter o profissionalismo e a cooperar para o desenvolvimento do desporto. Somos apaixonados pelo MotoGP e embora o nosso sucesso nos £ltimos anos tenha sido mediano e as nossas opiniäes nem sempre sejam unƒnimes, tentamos desenvolver a nossa atividade numa forma que pensamos ser  £til ao desporto nos pr¢ximos anos, estando 110% empenhados em cumprir com os nossos objetivos.

Obviamente que a sa¡da da KTM cria-nos graves problemas, mas vamos tentar resolver a situa‡Æo de melhor forma para nÆo colocar em risco a nossa participa‡Æo no Campeonato.

Gostar¡amos de agradecer a todos os nossos fÆs e colegas desta ind£stria que manifestaram o seu apoio e encorajaram a nossa continua‡Æo. Tamb‚m queremos agradecer aos nossos fornecedores e amigos, que foram bastante pacientes … luz dos recentes acontecimentos.
Vemo-nos em Brno!