Não faz muito tempo que várias marcas ofereciam suas pequenas Custom. Antes ainda, a Yamaha tinha a sua família Virago, que começava com a pequena biciclídrica em “V” de 250 cc, moto que vendeu como pão quente na padaria. O que chegava na loja, já chegava vendido. Depois vieram as novas marcas no início do novo milênio e surgiram as Mirage, Kansas, V-Blade e várias outras que fizeram a alegria dos que desejavam uma pequena cheia de estilo.
Bom, aquele tempo se foi junto com várias marcas e motos, ficando apenas a Dafra que conseguiu manter sua pequena custom disponível aos fãs destas pequenas motinhos que brilham e chamam a atenção. Primeiro veio a Dafra Horizon 250, que chegou em junho de 2013 e no Salão Duas Rodas do ano passado a marca apresentou a Dafra Horizon 150, com atributos que prometem conquistar os amantes das pequenas motos custom.
Investindo em um segmento que é muito interessante, a Dafra disponibiliza a 150 Horizon para aquele motociclista que curte as motos Custom, mas que por algum motivo ainda não consegue adquirir uma moto de alta cilindrada. A Dafra 150 Horizon veio para aposentar a extinta Kansas 150.
Vamos começar falando do estilo dela, que é um prato cheio pra quem aprecia as motos Custom. Detalhes em cromados no farol, guidão, espelhos, encosto traseiro, piscas, bagageiro e escapamento fazem a diferença no visual. Com o seu design ela deixa claro uma inconfundível inspiração na Harley Davidson 883. Alguns requintes como a posição da chave de ignição, que é no chassi, a pintura em preto fosco no motor – que aliás é muito bonita – rodas de liga leve, além do largo pneu – sem câmara – calçando a traseira nos dão motivos para acreditar que esta moto recebeu alguma atenção especial para os toques finais.
Ela tem um painel simples, com poucas informações. Conta com velocímetro analógico, hodômetro total, – senti a falta de um hodômetro parcial – marcador de combustível e indicador de marchas, que à noite e dependendo da posição de pilotagem ele não é tão eficaz, pois não mostra as marchas com total clareza.
Os controles das mãos estão bem localizados, porém acho desnecessário o comando para desligar o farol e a luz do painel, isso vai contra a segurança e deveria ser proibido. Aliás, acredito que toda moto deveria vir sem opção de desligar o farol. O farol ilumina muito bem o caminho à frente, entretanto um lampejador seria muito útil. A lanterna traseira foi desenhada em LED e para completar o todo o pacote, a moto tem um bagageiro, cavalete central, partida elétrica e a pedal.
Let’s Ride!
A Horizon 150 é uma motocicleta honesta, que cumpre o que promete. Com tecnologia oriunda da Sul-Coreana Daelim este motor OHC de 149 cm³ tem um cilindro, é arrefecido a ar e gera 12,8 cv a 7.000 rpm, além de 1,39 kgf.m de torque a 5.500 rpm. É um motor que dentro dos limites de uma 150 cc anda bem, vibra pouco, tem torque para retomadas e ultrapassagens, além de atingir a velocidade máxima de 127 km/h.
A embreagem é macia, o câmbio tem cinco marchas e tem o encaixe um pouco duro, especialmente nas reduzidas. A alimentação é feita através de um carburador.
Com a função de neutralizar as irregularidades do terreno, a Horizon é equipada com uma suspensão dianteira do tipo garfo telescópico, com curso de 130 mm. A traseira tem 2 amortecedores com 70 mm de curso e regulagem na pré-carga. O conjunto de suspensões é macio e funciona bem.
Para frear os 130 kg a Horizon conta com freio a disco de 267 mm de diâmetro na roda dianteira, no estilo margarida. Já na roda traseira o freio é a tambor, com 130 mm de diâmetro. Os freios são bons, mas é inegável a melhora que um freio a disco na traseira faria.
Na cidade
Nos mais de 400 km que aceleramos a Horizon em nosso teste uma coisa ficou clara, essa moto é muito boa para cidade. Ela tem a facilidade de pilotagem e dirigibilidade como ponto alto, o esterço do guidão é bom e bastam alguns minutos para acostumar-se com a posição de pilotagem.
Ela se saiu bem nas curvas das estradas, contornando-as com facilidade. Embora seja uma Custom – que geralmente tem como característica dificuldade em curvas e estabilidade em retas – ela se saiu razoavelmente bem.
O banco é confortável e tem uma espuma generosa, as pedaleiras são largas e posicionadas à frente, o guidão é alto e para o piloto a posição de pilotagem é um tanto quanto neutra. O garupa tem um encosto que melhora sua vida, mas em contrapartida as pernas ficam bem flexionadas.
A Horizon se mostrou muito econômica e mesmo andando com o motor sempre próximo ao limite, acelerando bem forte a média de consumo ficou em 27 km/l. O tanque tem capacidade para 14 litros, então a autonomia é boa.
Gostamos |
Pode Melhorar |
Facilidade de pilotagem | Conforto do garupa |
Consumo | Freio Traseiro |
Ciclística | Alimentação por injeção eletrônica |
Ficha Técnica |
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Motor | OHC, 4 tempos, monocilíndrico, refrigerado a ar e óleo |
Cilindrada | 149 cm³ |
Potência Máxima | 12,8 CV/ 7000 RPM |
Torque máximo | 1,39 kgf.m / 5500 RPM |
Diâmetro x curso | 57,3 x 57,8 |
Transmissão | 5 marchas engrenamento constante e final por corrente |
Altura | 1.165 mm |
Largura | 875 mm |
Comprimento | 2.100 mm |
Distância entre eixos | 1.435 mm |
Altura mínima do solo | 145 mm |
Altura do banco | 720 mm |
Peso seco | 130 kg |
Suspensão dianteira | Garfo Telescópico Curso 130 mm |
Suspensão traseira | Bi-amortecida Curso 70 mm |
Freio dianteiro | Discos 267 mm duplo pistão hidráulico |
Freio traseiro | Tambor 130mm acionamento com o pé direito |
Pneu dianteiro | Tubeless Pirelli City Demon – 3.00 -18 M/C 47S |
Pneu traseiro | Tubeless Pirelli City Demon – 130/90-15 M/C 66S |
Sistema de partida | Elétrica e Pedal |
Capacidade do tanque de combustível | 14 Litros |
Capacidade máxima de carga do bagageiro/ bauleto | 5 kg bauleto + carga |
Ignição | CDI |
Taxa de compressão | 9,5 :1 |
Cores | Preta e Pérola |
Tipo do óleo do motor | Mobil Super Moto 4T 20w/50 |
Lanterna traseira/ luz de freio | LED |
Sistema de alimentação | Carburador PZ25 |
Chassi | Berço semi-duplo removível |
Fotos: Carla Gomes