Comentários:
Esta é talvez a moto mais incompreendida pelo mercado em sua categoria. Tenho uma revista Motociclismo de 2011 que fez um comparativo da Versys 650 com BM 800 GS, 650 GS, XT 660, V Strom e Transalp. Ela ganha o comparativo pois é a que tem o melhor custo/benefício partindo do preço de compra, pois agrega as características de estrada, fora de estrada, conforto, desempenho e consumo numa melhor média.
Na cidade vai muito bem obrigado, tamanha a facilidade e agilidade para pilotá-la em meio aos carros. Seu consumo como destaquei é muito bom para seu porte e motor.
Para longas viagens não tem o conforto de uma VStrom, mas dentro de sua proposta polivalente e esportiva, consegue estar anos luz à frente das atuais nakeds do mercado, tanto para piloto quanto para garupa, além de ser mais eficiente que a própria VSTrom.
Comprei ela e no dia seguinte fiz uma viagem de quase 1500 km entre Ctba / Serra Gaúcha. Ainda estava com as malas laterais e os pneus DunLIXO originais. Confesso que cheguei a pensar em vender a moto, tamanha minha insatisfação com a instabilidade da motoka! Ao tirar as malas, obviamente a estabilidade melhorava, porém quando viajei a SP já com pneus Michelin Pilot Road 3 e somente top case, a moto era outra. Como disse acompanhei esportivas nas curvas com toda segurança.
Hoje estou muito satisfeito com a moto. De modificações que fiz, apenas os pneus (me livrei dos DunLIXO!) e o top case também Givi, o demais permanece original. Os protetores de mão com estrutura rígida inclusive são ótimos. Deixei cair a moto no cavalete lateral e nem carenagens, nem tampas do motor, nem manete de embreagem foram danifidados, apenas o plástico do protetor e a estrutura de alumínio ficou riscadinho, fácil de resolver.
Meu único motivo de troca hoje seria a manutenção cara a intervalos curtos e o seguro acima do que eu espero. Assim meu próximo up dentro da categoria deve ser a BM 800GS ou a Triumph Tiger 800.
Prós:
- O motor é sensacional! Quase não dá para acreditar que tem "só" 64cv e pouco mais de 6kg de torque... A partir dos 2500 rpms sobe de giro muito rápido e com muito vigor até a faixa de corte! Dá muita segurança!
- A minha é a Tourer então além do ABS tem as malas laterais (vou falar além sobre elas), para-brisas mais alto e protetor de mão, então a segurança do ABS e a proteção aerodinâmica é ótima
- O consumo dela considero ótimo, um relógio que faz 20km/l. E não sou daqueles que aliviam a mão, porém rodo 90% do meu trajeto em estrada, com velocidade entre 100~130km/h, porém considerando o tanque de 19l, faço 350km com um tanque tranquilamente...
- Curiosamente após eu trocar a ponteira original por uma Jeskap o consumo melhorou e a subida de giros melhorou
- As suspensões para o meu gosto são ótimas! Vim de uma Yamaha FZ6-S, que das nakeds é a que tem as suspensões mais macias, mas que logicamente comparando às trails são muito duras. Considero a Versys com uma ótima proposta, a regulagem da suspensão dianteira está na medida para o meu estilo de pilotagem e na revisão de 1000kms pedi para deixar a traseira o mais firme possível... Ficou ótima!
- O acabamento é muito bom, exceto pelo painel que tende a vibrar
- É a melhor motocicleta que já pilotei cuja proposta é encarar longas viagens e ter desenvoltura na cidade... A maneabilidade na cidade é algo realmente a se considerar, se você quer uma moto grande tambem para o dia a dia
- Os faróis são ótimos
- A estabilidade em curvas também deve ser destacada numa moto cuja proposta inicial é ser um misto de trail e naked... Fiz uma viagem Ctba - SP - Ctba e na volta abusamos um pouco nas curvas e serra... Andei junto com R1 e Suzuki 650 F e deixei para trás Hornet, Hayabusa e Explorer 1200. Nas retas tomava um courinho... hehehe
Contras:
- A desvalorização é o maior problema: comprei ela em fev/13 e hoje, pouco mais de um ano depois seu preço de revenda é 25% menor
- Os freios não chegam a ser um ponto fraco, mas estava acostumado com a contundência dos freios da FZ6... Nunca me deixaram na mão, principalmente pelo ABS, mas poderiam ser um pouco mais potentes
- O seguro dela é alto, não tanto quanto uma esportiva ou à Tenere 660, mas é alto em comparação à BM 800 GS, por exemplo
- Fiz um negócio não tão bom comprando a Tourer e explico por quê: a Tourer vem com os diferenciais do ABS, protetor de mão rígido, para-brisas mais alto e as malas rígidas laterais. Estas malas e o suporte são GIVI personalizados, porém para colocar um top case GIVI, tive que trocar TODO o jogo de suportes pois o suporte para o top case NÃO É COMPATÍVEL COM O SUPORTE ORIGINAL DA MOTO!! ISSO É UM ABSURDO!! Então, ou eu fazia uma gambiarra (muitos fazem) para adaptar um top case, ou arrancava todo o suporte para as malas e comprava o suporte do top case separado. Fui na 2ª opção, com muita raiva destaque-se...
- A manutenção da Kawasaki é mais frequente e proporcionalmente mais cara que BMW, Triumph e Yamaha. Todas fazem troca de óleo a cada 5mkm (a Yamaha utiliza o Yamalube original de fábrica, eu trocava a cada 2500 por ser mineral) e manutenção a cada 10mkm. A Kawa pede troca a cada 3mkm (óleo sintético, assim como BM e Triumph) e manutenção a cada 6mkm. Além disso as peças são mais caras e não trocam dentro da garantia caso eu compre peça original fora do país BEEEEMM mais barato...
- A posição de pilotagem é um tanto estranha... Um misto de naked com as pernas mais altas e recuadas com trail, com o tronco mais ereto. Com o tempo acostuma-se, mas é confusa
- Os pneus originais Dunlop são um LIXO, um verdadeiro LIXO! Estabilidade no seco uma porcaria, no molhado são um sabão e só duram mais que borracha de material escolar. Depois desta experiência, moto com pneu Dunlop passei a riscar de meu catálogo de possíveis compras. com 8mkm troquei os pneus para Michelin PR3 e a moto melhorou 4844% em todos os aspectos.
- Não tem aquele paralama junto ao cobre corrente como a FZ6, então por mais que numa chuva seus calçados não sejam molhados pela roda da frente, suas canelas e batata das pernas ficam imundos, pois a roda traseira joga toda a sujeira nelas
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Manutenção:
Dentro do esperado