Publicidade
Foto: O chileno Carlo de Gavardo faz bonito na especial

Foto: O chileno Carlo de Gavardo faz bonito na especial

Etapa de ontem, ap¢s a qual os competidores nÆo podiam receber ajuda mecƒnica, derruba favoritos e tem reflexos no trecho de hoje

Santana do Araguaia (PA) – A quarta etapa do Rally Internacional dos Sertäes 2005, realizada nesta quarta-feira entre SÆo Felix do Araguaia (MT) e Santana do Araguaia (PA), foi marcada pelas conseqˆncias do fato de ontem ter sido dia de etapa maratona, na qual os pilotos nÆo podem receber apoio mecƒnico. Isso derrubou alguns favoritos, que tiveram problemas nos ve¡culos e nÆo puderam fazer a manuten‡Æo, o que comprometeu o trecho de hoje.

Em carros, por exemplo, a Mitsubishi L200 dos bicampeäes Guilherme Spinelli e Marcelo V¡volo teve o diferencial traseiro quebrado na etapa de ontem. E, como eles nÆo podiam receber ajuda mecƒnica, largaram apenas com tra‡Æo dianteira e ainda, para piorar, na reduzida. J  o piloto cearense Rimburgo Ximenes largou para a etapa de hoje com um problema na junta do coletor do motor, que estava com vazamento. Quem se deu bem o vencedor dos carros ontem, Klever Kolberg. Ele soube poupar o equipamento e hoje foi o primeiro a largar, aparentemente com o equipamento perfeito.

Publicidade

Nos caminhäes, o atual campeÆo Andr‚ Azevedo e Maykel Vilarta, tamb‚m tiveram o caminhÆo danificado e nÆo completaram especial. Eles voltaram e por isso tomaram 2h de penalidade, o que o fez despencar para a pen£ltima posi‡Æo. Ele conseguiu consertar o caminhÆo e hoje largou, mas nÆo se sabem em que condi‡äes.

Nos motos, os estragos foram menores. Nenhum dos favoritos teve problemas com o equipamento. Ontem, Jean Azevedo levou a melhor e venceu, seguido de Tiago Fantozzi e do espanhol Marc Coma. Hoje, no entanto, Jean usou seu privil‚gio de poder escolher o lugar em que queria largar e foi o quinto a sair. A quarta etapa nÆo foi boa para Maur¡cio Fernandes, piloto da equipe oficial BMW, que estr‚ia nos Sertäes. Maur¡cio parou poucos quil“metros ap¢s a largada e acionou ajuda m‚dica da organiza‡Æo. Ele sofreu uma tor‡Æo no joelho depois de apoiar o p‚ no chÆo durante a especial e nÆo conseguia ficar em p‚ na moto.

GPS
A etapa de hoje tamb‚m foi caracterizada pelos pilotos terem sido obrigados a navegar por 20 km usando somente GPS por pastagens e lugares em que nÆo se via quase nada. Foi uma especial com muita areia. O trecho cronometrado come‡ou a apenas 9 km de SÆo Felix do Araguaia. Depois foram 286 km contra o rel¢gio e um deslocamento final de 333 km at‚ Santana do Araguaia, no Par . Essa foi a primeira vez que o Rally dos Sertäes passa pelo Estado.

AmanhÆ
A passagem do Rally Internacional dos Sertäes pelo Par  vai durar apenas um dia. A quinta etapa do ser  realizada amanhÆ de Santana do Araguaia (PA) a Palmas (TO). No total do dia, serÆo 407 km. Haver  um deslocamento inicial de 147 km, com travessia de uma balsa. A especial vai durar 183 km, e o deslocamento final, 77 km.

Publicidade

O Sertäes 2005 conta com a presen‡a de 228 ve¡culos, em todas as categorias: Cross Country (carros, motos, quadriciclos e caminhäes), Expedition e Regularidade.