Publicidade

Abertura emocionante do Mundial de MotoGP com domínio da Ducati

Jerez de la Frontera – O italiano Loris Capirossi (Ducati) abriu o mundial de MotoGP 2006 com uma vit¢ria incontest vel, mas a surpresa foi a ¢tima estr‚ia do espanholzinho Daniel Pedrosa (Honda) que imp“s um ritmo forte e terminou em segundo; Valentino Rossi (Yamaha) caiu na primeira curva e terminou em 14§ lugar.

O p£blico espanhol est  em festa. Depois de 50 anos de hist¢ria da F¢rmula 1 um piloto espanhol, Fernando Alonso, conquista o t¡tulo mundial. Em 2006 ‚ a vez da motovelocidade apontar suas lentes para um espanhol de apenas 1,55m de altura e 49 kg, mas que acelera como gente grande: Daniel Pedrosa. Ele foi o mais jovem campeÆo do mundo da categoria 250, aos 19 anos em 2005 e agora parte para ser o principal rival de Valentino Rossi na temporada 2006.

A prova de abertura do mundial deixou claro que a temporada vai revelar boas surpresas. Em primeiro lugar a Bridgestone conseguiu fornecer para a Ducati um composto de pneus que dura a prova toda. O experiente Loris Capirossi (32 anos) mostrou que tem g s e habilidade para suportar pressÆo no seu calcanhar mesmo com a moto derrapando pra todo lado. At‚ de frente ele derrapou e segurou a moto. Foi um show … altura desse baixinho (1,65m) tetracampeÆo do mundo (3 vezes de 125 e uma na 250).

Publicidade

A decep‡Æo foi ver o fraco desempenho das Yamaha nesta corrida, em parte prejudicada pelo tombo de Rossi na primeira curva, mas seus tempos ficaram muito abaixo das Honda e Kawasaki desde os treinos oficiais de s bado. E a ¢tima corrida de Daniel Pedrosa com a Honda RCV 211 acende a discussÆo sobre a qualidade dos pilotos da marca. Enquanto Nick Hayden, Max Biaggi e Alexandre Barros s¢ amargaram resultados espor dicos, o estreante Pedrosa subiu na moto e tirou desempenho do pr¢prio bolso. Pode ter certeza que muita gente ir  questionar o fato do espanhol ter apenas 49 kg, contra 70 kg da m‚dia de seus advers rios. Ele ouve isso desde o tempo que corria na 125 e vai continuar sendo obrigado a aturar essa ladainha. Ou os outros pilotos come‡am uma epidemia de regime ou esse vai ser o mote da temporada 2006.

Outro espanhol brilhou na corrida. Toni Elias (Honda), sobrinho de Jordi Elias, piloto que viveu e correu de motocross no Brasil nos anos 80, foi quem deu o toque que derrubou Rossi. Perdeu v rias posi‡äes e terminou em 4§, mas quase chegou em terceiro depois de passar batido pelo companheiro de equipe e vice-campeÆo de 2005, Marco Melandri. Hayden foi novamente terceiro e fez o quinto p¢dio consecutivo, mas sua situa‡Æo nÆo ‚ boa. Com Pedrosa na equipe ele dever  ser ofuscado se continuar tomando 3 d‚cimos de segundo do jovem companheiro de equipe.

Infelizmente Sete Gibernau teve de abandonar por quebra em sua Ducati. O espanhol saiu da Honda em 2005 metendo o pau na moto e na equipe. Fez o segundo tempo e poderia dar um show em Jerez. Pode esperar bons pegas nas pr¢ximas corridas.

E os quase 200 mil torcedores foram presenteados com duas vit¢rias “caseiras”. Na 125 a vit¢ria foi de µlvaro Bautista (Aprilia) e na 250 outro espanhol faturou, Jorge Lorenzo (Aprilia). A pr¢xima etapa ser  dia 8 de abril no Qatar. E desculpe pelo hor rio divulgado errado no texto de ontem, mas esqueci de contar nosso hor rio de “inverno” pra calcular o fuso hor rio. E ainda tem gente que defende esta bobagem de hor rio de verÆo. Para saber resultados, datas e hor rios da prova, clique no banner do Motograndprix no rodap‚ da p gina de abertura. Cadastrando-se no MotoGP vocˆ pode ainda acompanhar a corrida volta a volta pelo sistema de cronometragem ao vivo. A SporTV ir  transmitir todas as etapas, com reprises durante a semana.

Publicidade