Publicidade
Foto: F800GS

Foto: F800GS

Em condições difíceis do mercado, a BMW Motorrad conseguiu manter seu recorde de vendas do ano anterior.

Em 2008, foram entregues a clientes 101.685 motocicletas BMW (ano anterior: 102.467 unidades) – um pequeno recuo de 0,8%. Sinais claros de crescimento foram registrados especialmente no segundo semestre. Em dezembro as vendas subiram 9,3% em relação ao nível do ano anterior, com 7.457 unidades vendidas (ano anterior: 6.821 unidades).
Apesar de uma queda no mercado de motocicletas em geral, a BMW Motorrad registrou claros aumentos de vendas nos mercados europeus da Itália, França, Grã-bretanha/Irlanda, Suíça, Áustria, Grécia e Polônia, assim como na América latina e do sul entre outros. Como resultado da atual ofensiva de produto, a marca conseguiu consolidar-se de forma impressionante nos demais mercados exportadores e em alguns casos aumentar significativamente sua participação de mercado.

Na Alemanha, o maior mercado individual da BMW Motorrad, um total de 18.112 motocicletas BMW foram registradas (ano anterior: 22.065 unidades), uma queda de 17,9%. Mesmo assim, a BMW Motorrad conseguiu manter sua liderança no mercado como um todo, que mais uma vez recuou (- 8,8 %), assim como no segmento de motocicletas acima de 500 cc. A participação da BMW no mercado a partir de dezembro foi de 17,3% (ano anterior: 19,2%) e no segmento acima de 500 cc sua participação foi de 18,1% (ano anterior: 20,4%).

Publicidade

Assim como no ano anterior, o segundo maior mercado para a BMW Motorrad foi a Itália. Foram registradas 15.342 motocicletas BMW (ano anterior: 14.533 unidades), um aumento de 5,6%. No mercado italiano como um todo, que registrou uma queda generalizada (mercado total: – 8,6%), a BMW não apenas apresentou aumento mas também conseguiu expandir sua participação para 11,2 % (ano anterior: 9,7%).

Nos EUA, o terceiro maior mercado para a BMW Motorrad, o mercado total também recuou 4,6 %. Mesmo assim houve um aumento de 0,5% no número de registros de motocicletas BMW em comparação com o ano anterior, com um total de vendas de 11.831 unidades (ano anterior: 11.776 unidades); ao mesmo tempo a participação no mercado da BMW Motorrad passou de 1,7% para 1,8%.

No mercado brasileiro as vendas ultrapassaram a barreira das 1.000 motos vendidas já no mês de setembro. Em 2008, o melhor ano de vendas da marca no país, foram entregues no total 1.408 motocicletas a clientes, o que representou um aumento de 72% com relação ao ano de 2007 (ano anterior: 820 unidades).

O modelo mais bem sucedido em 2008 foi novamente a enduro de viagens BMW R 1200 GS (22.845 unidades), seguida do modelo R 1200 GS Adventure (12.460 unidades). Em comparação com o ano anterior, foram entregues a clientes 2.298 mais unidades da R 1200 GS, enquanto que as vendas da Adventure ficaram 2.930 unidades acima do ano anterior.

Publicidade

Em terceiro lugar ficou o modelo tourer R 1200 RT, com 11.001 motocicletas entregues.

Os modelos F enduro, só disponíveis a partir de março de 2008 (quarto trimestre de 2008: lançamento da F 800 GS nos mercados internacionais), também foram sucesso de vendas. A F 800 GS alcançou vendas de 10.261 unidades, enquanto que a F 650 GS totalizou 9.644 unidades vendidas e ficou em quinto lugar no ranking de popularidade das motocicletas BMW.

Husqvarna Motorcycles cresce cerca de um terço.
A Husqvarna Motorcycles, a segunda marca de motocicletas do BMW Group, cresceu significativamente em 2008. A mais antiga marca de motocicleta do mundo ainda em atividade entregou 13.511 motocicletas em seu primeiro ano após ter sido incorporada pelo BMW Group, um aumento de 31% em comparação com o ano anterior. O estímulo para o crescimento veio principalmente dos mercados internacionais.

BMW Motorrad – perspectivas para 2009.
Em 2009 a gama de modelos da BMW Motorrad será a mais ampla de todos os tempos. Nos segmentos Enduro, Tour, Urban, Sport e HP existem motos fascinantes para praticamente todos os gostos. O programa é complementado por uma ampla gama de acessórios e equipamentos para o piloto.

Publicidade

A partir de fevereiro, a revisão de modelo da série BMW K estará disponível para os clientes – a K 1300 S, a K 1300 R e a K 1300 GT. O lançamento no mercado da primeira roadster de categoria intermediária da BMW, a F 800 R, ocorrerá em maio.

A temporada de 2009 também verá a entrada da BMW Motorrad no segmento de motos super esportivas. A BMW S 1000 RR participará do Campeonato Mundial de Superbike, a mais importante série de corridas para motocicletas que estão prestes a entrar em produção em série. O lançamento no mercado do modelo padrão ocorrerá mais para o final do ano.

O segundo destaque do ano na área de competições é o envolvimento da BMW no segmento de enduro esportiva. A Equipe de Motociclismo Off-Road da BMW Motorrad entrará no Campeonato Mundial de Enduro com a G 450 X, assim como participará de campeonatos nacionais e internacionais de cross country.