Bomba que chia – Balanceamento ou o que? – Ajustando a suspensão da Bandit

Buenas! é o seguinte, tenho uma cb 500 e quando o bomba de agua começa a funcionar ela faz um chiado. Tipo zunido só que a temperatura e a ventoinha trabalham normal, não tem vazamento nem abaixa o nivel enfim tá tudo normal a não ser este chiado, acontece mais em baixa rotação tipo na cidade na estrada não percebi. Preciso de um help pra passa pro mecanico.
Valeu Toco, 37, Carazinho, RS

R: Difícil dizer Toco,
Minha idéia é que possa haver algum problema com o rolamento da turbina ou que ela esteja raspando na carcaça. O seu mecânico deve ser capaz de identificar melhor. Boa sorte,


Tenho uma Hornet 2008, e algumas semanas aproveitando a revisão(13.000 Kms) troquei o escapamento original por um Jeskap completo e troquei o pneu dianteiro que ainda era o original, pelo Michellin Pilot Road 2. Lembrando que o traseiro fora trocado pelo Pilot Road 2 aos 8.500 Kms. Ambos montados na autorizada Michellin de minha cidade,para se necessário fazer o balanceamento. Depois de tais mudanças,mesmo bem posicionado balança MUITO a dianteira, ficando incontrolável.Antes,andava a 220 230 KM/H e não dava nada, será que é o pneu. Mandei olhar o traseiro pra ver o balanceamento as libras corretas,más nada!
Andei na Hornet de um amigo com o mesmo escape e andava normal. O que pode está acontecendo ?
Obrigado. Elisandro, 33, Montes Claros, MG

R: Olá Elisandro,
Aparentemente o balanceamento está com problemas ou a montagem incorreta. Imagino que as medidas dos dois estão de acordo com os originais, mande verificar o balanceamento e veja se o talão do pneu está bem encaixado no aro, em toda volta. Boa sorte.


Bitenca comprei minha moto usada B650S e andei verificando pneu e suspensão a medida original do dianteiro é: 120/70 e na minha esta 120/60 o que isso acarreta? Em relação a suspensão sei que é um assunto complexo mas queria que me tirasse umas duvidas. É melhor regular a pré carga + dura e uma retorno mais mole ou deixar a pré carga mais macia e um retorno mais duro. Minha suspensão esta original de fabrica – nível 3 e retorno configuração de fabrica tb, no meio entre soft e hard, mas em curvas de alta senti ela meio balançando. Li em diversos fóruns que é melhor colocar no 5 e deixar retorno mais soft ou deixar no 3 e um retorno mais hard…Vou experimentar, mas queria a opinião de uma profissional e entender mais sobre esses dois assuntos. Daniel, 33, São Paulo, SP.

R: Olá Daniel, Os pneus /70 ou /60 tem a mesma largura, 120 mm mas a altura de 84 mm e 72 mm respectivamente. Não é certo que a curvatura do pneu, em corte seja a mesma mas se for, a única diferença seria na altura da dianteira da moto. Se o sensor do velocímetro estiver na roda dianteira este pode diminuir a medição proporcionalmente ao diâmetro final da roda.
Ao abaixar a frente da moto as medidas do rake e trail também se alteram, fazendo com que a moto fique mais nervosa na sua ciclística. Entra mais rápidamente nas curvas e pode ser mais difícil levantá-la quando estiver inclinada. Pode provocar shimmy em casos extremos. Se sua tocada for esportiva essa condição pode ser desejável e a estabilidade resolve-se com um amortecedor de direção.
Quanto à suspensão, ajuste o sag de acordo com seu peso (veja materia do motonline buscando a palavra “sag” na home). A pre-carga da mola deve permitir a suspensão ceder alguns mm sob seu peso, nas duas rodas igualmente. O retorno é ajustado em função dessa pressão da mola. Normalmente a posição standard é a melhor para um piloto de peso médio. (de 80 a 90 kg).
Abraços,