Brasileiro gasta um mês por ano no trânsito

Há pouco tempo atrás, vi uma pesquisa que me chamou muito a atenção. Segundo o estudo intitulado de -Longe do Caminho Batido-, realizado pelo Citigroup, o tempo médio gasto diariamente no trânsito é de 2,6 horas. Em países desenvolvidos, essa média é reduzida para cerca de 1 hora. Se multiplicarmos esse valor médio por 22 dias úteis e por 12 meses, temos praticamente 1 mês de vida dentro de um carro!

Essa pesquisa comprova que o congestionamento de automóveis reduz a produtividade do trabalhador em 5%, o que equivale a US$ 919,50, em média, de acordo com cálculos do Citigroup. O trânsito ruim já afeta 20,5% da população do país.

As concessionárias estão batendo recordes de vendas, oferecendo automóveis por preços mais acessíveis e com melhores formas de pagamento, já que a oferta de crédito está em alta. Isso estimula as pessoas a comprarem seus próprios veículos, uma vez que os gastos com transporte público são altos e, em muitos casos, geram resultados insatisfatórios.

Quem mais sofre com esses problemas do tráfego são os profissionais que realizam trabalhos externos e os executivos de uma forma geral. Eles gastam muito tempo para se deslocar de um lugar ao outro, o que reduz sua produtividade e aumenta os gastos para a empresa. Muitos até chegam a fazer hora extra por conta disso, elevando ainda mais os gastos com a manutenção de seus trabalhos.

Hoje, os empreendedores já preferem marcar seus compromissos em horários em que o tráfego seja menor, isto é, além do expediente. A conseqüência disso é o stress gerado por muito trabalho e poucas realizações.

Muitas pessoas se questionam sobre como é possível manter a produtividade, as pendências em dia e o equilíbrio, seja ele pessoal ou profissional, com tantos deslocamentos que algumas profissões exigem. Quanto a isso, sugiro formas básicas e eficientes de aproveitar esse momento:

Crie novas idéias – Pense em novas idéias para o trabalho ou então crie maneiras de solucionar aquele problema que costuma lhe tomar algum tempo durante sua rotina, diminuindo sua produtividade. Nesses momentos, em que estamos -livres- dos escritórios, é que produzimos mais e nem nos damos conta;

Busque informações – Muitas pessoas reclamam que não têm tempo para ler jornal ou assistir a um noticiário na televisão. Aproveite o momento que você está no carro para sintonizar uma rádio diferente e ouvir as principais notícias do dia ou até mesmo a situação do trânsito na sua cidade. Desse modo você atende às suas duas necessidades de uma só vez; e

Invista em você mesmo – Aprimorar seus conhecimentos é sempre bom, no meu caso, comprei um curso de inglês que, além dos livros, possui um CD interativo. O áudio book também é uma ótima saída. São maneiras de aproveitar minhas viagens de carro para uma satisfação pessoal.

A saída é aproveitar o tempo no seu automóvel para fazer alguma coisa importante para a sua vida, mas isso depende da necessidade de cada um. Sempre use o tempo ao seu favor.

Christian Barbosa – É um dos maiores especialistas em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal e empresarial do País. Autor do livro A Tríade do Tempo – A Evolução da Produtividade Pessoal, pela Editora Campus Sócio da Tríade do Tempo – empresa de treinamento, consultoria e produtos especializada em produtividade. Facilitador do programa de empreendedores do Sebrae/Onu – Empretec. Sua metodologia e teorias sobre produtividade ganharam destaque e importância nacional e internacional devido inovações e soluções diferenciadas. www.christianbarbosa.com.br