Publicidade

Desde a d‚cada de 70, a Honda vem investindo significativamente na difusÆo dos conceitos de pilotagem defensiva, colaborando para a forma‡Æo de um trƒnsito mais seguro no Pa¡s.

Uma das principais iniciativas da empresa nessa  rea ‚ o CETH – Centro Educacional de Trƒnsito Honda, localizado em Indaiatuba/SP, que vem ampliando suas atividades para promover a conscientiza‡Æo de um n£mero cada vez maior de usu rios. Somente em 2003, a unidade triplicou o n£mero de inscritos em suas a‡äes. De janeiro a dezembro do ano passado, 7.308 pessoas passaram pelos treinamentos e palestras, ante 2.845 em 2002. Para 2004, a meta ‚ intensificar ainda mais os trabalhos, com cursos de Forma‡Æo de Instrutores – para pilotos de motocicletas e quadriciclos -, B sicos de Pilotagem On e Off-road, palestras educativas, test-drives e cursos itinerantes por todo o Pa¡s, al‚m dos destinados a consumidores que utilizam o ve¡culo de duas rodas no dia-a-dia para fins profissionais, como Centros de Forma‡Æo de Condutores, ¢rgÆos governamentais – Corpo de Bombeiros de SÆo Paulo, Secretaria de Seguran‡a P£blica do Esp¡rito Santo, entre outros – e empresas, como a Interbrew e a Dupont. O CETH tamb‚m dar  continuidade aos projetos desenvolvidos para categorias espec¡ficas, como motofrete, motot xi e motoclubes.

As concession rias Honda tamb‚m tem papel decisivo na transmissÆo dos conceitos de pilotagem com seguran‡a, uma vez que, a partir do conhecimento adquirido no CETH, a rede promove por conta pr¢pria treinamentos gratuitos … popula‡Æo, que incluem teoria e pr tica da pilotagem defensiva. Os instrutores de pilotagem da rede de concession rias tamb‚m se transformam em multiplicadores em suas  reas de atua‡Æo, disseminando orienta‡äes sobre seguran‡a nas estradas, rodovias e vias p£blicas.

O segmento de competi‡äes em duas rodas tamb‚m recebe o apoio da Honda por interm‚dio do CETH nos campeonatos Brasileiro e Paulista de Motocross, no Brasileiro de Motovelocidade e no Cerapi¢-Rally do Nordeste, um dos mais importantes torneios off-road do Pa¡s. Al‚m disso, 11 pilotos estarÆo representando oficialmente a marca nos torneios de motocross e de enduro: Ant“nio Jorge Balbi Jr.; Roosevelt de Freitas Assun‡Æo Jr./250; Rafael Zenni, Renan Bunij e Cristopher Castro/125; Douglas Ricardo, Wellington Garcia e Anderson Cidade/80cm3; C ssio Garcia e Ricardo Raspa/Open e Sandro Hoffman/enduro/rali.

Publicidade

Integrantes da Honda no Chile, Argentina e M‚xico, por exemplo, participaram de cursos de pilotagem no local, com o objetivo de assimilar t‚cnicas e conhecimentos para aplicar em seus pa¡ses. A Honda Peru, por sua vez, iniciou em junho de 2003 a implanta‡Æo de seu pr¢prio centro de pilotagem, inspirado na unidade do interior de SÆo Paulo.