Publicidade
Foto: Honda 125 Storm argentina

Foto: Honda 125 Storm argentina

Tite, estou morando na Argentina e vou comprar uma moto, provavelmente a intruder 125 0 km mas tenho algumas d£vidas. Vocˆ sabe se esse modelo ‚ o mesmo comercializado no Brasil? Pois li o teste e vocˆ citou algumas modifica‡äes que melhoraram muito a moto. E aqui a honda vende um modelo, a storm 125 vocˆ conhece esse modelo ou tem alguma informa‡Æo? Essa ‚ s¢ curiosidade pois nÆo ‚ comecializado no Brasil.
Marcos – Buenos Aires

R: NÆo sei se ‚ o mesmo modelo do Brasil, mas essa CGzinha carenada ficou show! Tipo da coisa que poderia ser feita na CG 150 Sport.

Sapata
Tite, parab‚ns pelo trabalho! o site continua muito bom. Tenho v rias perguntas cara! 1) Minha Hunter 90 tem o freio muito ruim, da¡ troquei os patins traseiros por patins de turuna, o que ficou muito bom, mas voce sabe me indicar um patin de freio melhor pra p“r na frente? 2)Vocˆ ‚ dalt“nico? isso n influencia na pilotagem esportiva n? 3) Vai rolar uma promo‡Æo do tipo: “Compre o livro e ganhe o filme!”?
Rondon – Lavras/MG

Publicidade

R: 1) NÆo sei; 2) para pilotar nÆo, mas em corrida j  confundi v rias vezes as cores das bandeiras, por isso eu nunca tirava a mÆo nem com bandeira vermelha! 3) NÆo!

Enigma
Estas cartas que a galera escreve para o Tite, tirando d£vidas, pode ser feita tamb‚m pela Internet ? se sim, como eu fa‡o ?
Emerson Matsuo – SÆo Paulo, SP

R: Deixa ver se entendi: vc me escreveu para perguntar como faz para me escrever?  isso mesmo, ou t“ maluco?

Massa
Caro “ranzinza” Tite. Comprei recentemente uma Hornet usada (2005) e a cada dia estou olhando mais atravessado pro escapamento dela, aqueles 4 canos de inox. Posso usar massa de polir para limp -los, esse produto nÆo estraga o cano ou teria outro produto para limp -lo. Ouvi falar que a massa ‚ abrasiva e prejudicial ao cano. Obrigado pela aten‡Æo e continue com o seu fant stico humor!
BetÆo – PortÆo, RS

Publicidade

R: Betinho, nem chegue perto do escapamento com esse tro‡o! Use POLIDOR de metais e nÆo massa de polir!

Encucado
Bom dia, Tio sou leitor ass¡duo do motonline, olho diversas vezes ao dia, s¢ para admirar as fotos das motos expostas no site. Assim como meu pai, sou e a pouco tempo adquirimos uma XL 250 1983, a qual necessito dos manuais. Queria saber sua id‚ia sobre esta moto, e onde consigo os manuais dela para que possamos desvendar os mist‚rios da mesma. Como sugestÆo que as cartas dos leitores ou as respostas do Tite sejam em negrito ou em uma cor diferente, pra facilitar a leitura, pois da maneira q se encontram, prejudica um pouco o entendimento de cada resposta. Um abra‡o do pessoal de Rolante, Capital Nacional da CUCA
Mickael – Rolante, Rs

R: No f¢rum Motonline tem um t¢pico s¢ sobre manuais, entra l ! Caramba, esse “R” na frente do texto significa “Resposta”! E o que vem a ser uma Cuca?

Velocidade
GeraldÆo, vou fazer uma pergunta bem cretina daquelas que o Sr. nÆo gosta muito de responder, la vai: A velocidade maxima da Hornet, Bandit 650, GSX750F e Ducati Monster (a menor), sÆo todas pr¢ximas, em torno dos 210 km/h (considerando 10% a mais ou menos)?
Marcelo – SÆo Paulo, SP

Publicidade

R: Sim, sÆo mais ou menos pr¢ximas, mas nÆo lembro os dados exatos.

IPVA
Grande Mestre Tite, ‚ com prazer que escrevo para vocˆs do site. A respeito da d£vida do Thiago, de Campinas, realmente procede, mas em parte. Em caso de acidentes, nÆo ‚ poss¡vel resgatar o valor referente do IPVA, por deixar de utilizar o ve¡culo. Mas em caso de furto ou roubo, ‚ poss¡vel recuperar o money . Qualquer outra d£vida, ‚ s¢ acessar o site da Secretaria da Fazenda, que ‚ a respons vel pelas cobran‡as: www.fazenda.sp.gov.br.
Jorge – Caraguatatuba, SP
Tite, com rela‡Æo … pergunta de um leitor quanto … restitui‡Æo de IPVA quando ocorre perda total (ou roubo) ‚ o seguinte ; Alguns estados brasileiros restituem proporcionalmente o IPVA. Em SÆo Paulo isto nÆo ocorre. Existe um projeto de lei para que isso ocorra aqui tamb‚m. E vˆ se volta … escrever no GPTotal!
Rog‚rio – SP – SP

R: Rog‚rio, cansei de escrever para “torcedores-babadores-de-ovo”, prefiro escrever para especialistas.

Estacionamento
Tite, essa vai pro “Carlos Antonio – Banabui£, Ce”: NÆo ‚ fazendo propaganda, mas aqui em Recife o “Shopping Recife” ‚ o £nico em que as motos ficam guardadinhas e nÆo cobra nada por isso! Ao contr rio do Tacaruna, Boa Vista e Plaza que cobram 3 paus ‚ uma pena pra eles, pois a minha prioridade ‚ o Shopping que nÆo cobra, j  que “Shopping ‚ tudo igual”!
Dalmar – Recife

Moto-escola
Em rela‡Æo … carta do Rafael, de Niter¢i: absurdo maior foi quando meu pai estava assistindo a uma dessas aulas te¢ricas – ele ia tirar CNH s¢ de moto – e o “professor”, ao falar sobre as motos, s¢ mostrava os acidentes envolvendo motos, e dos mais feios poss¡veis. O pior ‚ que depois que ele terminou o “showzinho” ainda teve a cara de pau de perguntar a quem ia tirar carteira pra motos: “Depois disso vocˆs ainda tˆm coragem de pilotar motos?”. NÆo ‚ … toa que o trƒnsito “neste pa¡s” tem sido tÆo perigoso! Tite, vocˆ ainda nÆo respondeu: o DVD vai custar em torno de quanto?
Br ulio – Bras¡lia (DF)

R: Por isso que chama “AUTO-escola”, nego s¢ entende (pouco) de carro. NÆo respondi porque ainda nÆo sei.

SpeedMaster
Tite! Gostaria de saber se vocˆ pretente trazer o curso SpeedMaster pra Bras¡lia. Tenho interesse em fazer o curso, mas nÆo rola de ir pra SP, PE ou qualquer outra sigla.
Ian – Bras¡lia, DF

R: Sim, teremos com certeza, mas ainda nÆo temos a data definida.

Twister 2008
A respeito da polˆmica apari‡Æo do modelo 2008 da CBX250 no sitio da Honda, ‚ normal e j  previu que nada ir  mudar. Falo isso pois fui um dos pioneiros (Ò ego alto, hehe) a descobrir que o sitio da Honda usa de um sistema que basta mudar o c¢digo depois do endere‡o da moto em questÆo para aparecer outra. Ou seja, o sitio ‚ “pr‚-fabricado”, o lay-out se mant‚m. Fiquei louco quando vi as mudan‡as da XR 2005 para 2006 s¢ mudando o c¢digo de 32 para 46 por acaso, e que hoje ‚ 62. Se tiveres paciˆncia e um c* de ferro, pode ficar na tentativa e erro at‚ garimpar algo. hehe
Gabriel – Atibaia-SP

Carenagem
Salve Tite. Minha Fazer caiu de 27km/l p/ 22km/l depois de colocar uma carenagem R2 do “X” com duplo farol desconfio que possa ser pelo farol extra ou a carenagem poderia estar “sufocando” a admissÆo de ar? O peso extra acredito esteja sendo compensado pela melhor aerodinƒmica. Se tiver alguma id‚ia d  um retorno.
Gl ucio – Candiota/RS

R: Uma vez quando respondi que carenagem em moto pequena nÆo trazia benef¡cios, apenas est‚tica, um certo “engenheiro” quase me matou e acabei expulsando o cara daqui. Claro que numa moto de baixa potˆncia a carenagem vai representar aumento de peso, aumento de  rea frontal e conseqente aumento de consumo, al‚m de perda de acelera‡Æo. Para ter o benef¡cio da carenagem a moto precisa ter potˆncia e velocidade compat¡veis. Mas acho que esteticamente pode satisfazer o cliente.