Publicidade
Foto: F bio Arantes

Foto: F bio Arantes

Tenho uma twister 2004: bela moto, no entanto, acho pesada para mim. A cg sport seria uma boa troca? ela pode sair de linha?
Marco – Pouso Alegre MG
Sim, pode fazer a troca que nÆo vais se arrepender. Se a CG 150 Sport sair de linha vc ser  um tremendo sortudo porque ter s uma pe‡a valiosa e rara em suas mÆos.

XT 660
Ola tite, vi vc falando de calibragem de inje‡ao, olha so alguns curiosos falando ai vai. “Alguem sabe qual a melhor calibragem de C1 e C2 para os diferentes tipos de gasolina? Me recomendaram 12 e 6 respectivamente, melhorou um pouco e parou de dar aquelas morridas em saidas muito r pidas. Mas qual ser  a melhor?”
Leandro- c goytacazes, rj
Obrigado pela ¢tima deixa para voltar a falar sobre este assunto. J  existem sites de donos de XT 660 dando todas as dicas para alterar os parƒmetros de inje‡Æo e catalisador da Yamaha XT 660. Ou seja, todo aquele pedido de segredo da Yamaha foi pro vinagre porque algum mecƒnico de oficina j  espalhou isso pra todo mundo. Eu sei como se faz, mas nÆo vou dar a receita porque como se pode ler no depoimento pin‡ado do site, os caras estÆo perdidos e mexendo sem crit‚rio. Para quem quiser alterar estes valores, sugiro que v  a uma concession ria e pe‡a para fazer a regulagem de acordo com sua vontade. Isso lembra as motos esportivas que tinham milhares de regulagens das suspensäes e sempre aparecia algum dono de esportiva pedindo a regulagem padrÆo porque tinha mexido e detonado tudo. NÆo fa‡am altera‡äes sem conhecimento porque pode detonar o motor!

Barulho
Oi tio tite . Gostaria de saber se a Fazer tem aquele barulho de rela‡Æo igual as twister e estrada. Minha filha de 9 anos me disse que parece barulho de carro arrastando ferro de constru‡Æo.
Edwylson – Goiƒnia GO
J  ouvi v rias vezes este tipo de coment rio, mas lembro aos sobrinhos: se a rela‡Æo ‚ barulhenta o problema nÆo est  na moto, mas na corrente que estÆo usando, ou na regulagem inadequada. Viajei centenas de km com a TW e nÆo percebi nenhum ru¡do diferente na rela‡Æo. Talvez uma corrente de outra especifica‡Æo seja mais silenciosa, ou entÆo ser  preciso bolar um tensor de corrente como j  existe para CG 125/150.

Publicidade

Roteiro
Ol  amigo parabens pela convoca‡ao para o teste da 2 rodas senti vc muito feliz sumindo quase todos os rancores .T“ errado? mais ‚ o seguinte estou indo pra sc no dia 12/10/05 sera que vc pode me dar umas dicas no roteiro estamos pensando em sair de sp pra curitiba e dai ate florianopolis me de um roteiro legal vamos de hornet e hayabusa tem uma ideia.
DORIVAL- SANTO ANDRE
Doritos, o pr¢ximo Climbiker ser  em Floripa, aguarde que a mat‚ria j  vai pro ar. Posso adiantar algumas dicas: uma vez em Floripa, conhe‡a tb as praias do Rosa, do Ferrugem, Guarda do Emba£ e Garopaba. Mais ao sul tem Bombinhas, muito linda. Temos dois leitores ass¡duos moradores de Floripa que podem mandar mais dicas. NÆo esque‡a que a BR 116 e a BR 101 estÆo cheias de buracos e armadilhas.

Rela‡äes
Caro Tite, consegui a ficha t‚cnica completa da FAZER, e fiz uma an lise com os dados rela‡Æo de: marcha/redu‡Æo prim ria/redu‡Æo secund ria/perimetro da roda x RPM, comparei com o da Twister, desconsiderando o atrito com o ar, e supondo que as motos chegasem a 10.000 rpm em todas as marchas, obtive as velocidades m ximas: Twister 1¦=47,4; 2¦=69,7; 3¦=98,4; 4¦=121,1; 5¦=142,1; 6¦=161,1, Fazer 1¦=48,6; 2¦=74,3; 3¦=98,3; 4¦=120,3 5¦=146,8. Antes que vc me chame de maluco, j  testei a paridade dos dados da minha planinha com outras motos que tive (RD135Z, YBR125E, TWISTER), a Fazer vem com a rela‡Æo final de 15/45 (pinhÆo/coroa), se usasse 15/43 = 153,7km/h, ou 16/45 = 156,6, ou 16/43 = 163,9, ou somente a troca do pneu 130/70 por 130/80 = 153,1, como a inje‡Æo elet. valoriza a curva de torque em baixa e media rota‡äes, nÆo seria problema uma rela‡Æo mais longa, e melhoraria o comsumo! (nÆo recomendo a troca do pneu)
Mayke – Concei‡Æo da Barra – ES
Maike, vc ‚ maluco!!! Se algu‚m fizer o teste e der errado eu tenho o endere‡o do osp¡… que dizer, da casa do Maikel.

Agradecimento
Ol , Tite e Harada. Gostaria de utilizar este espa‡o para manifestar satisfa‡Æo dos servi‡os prestados pela oficina da Ego Motos (Concession ria Suzuki) no Rio de Janeiro, bairro Tijuca. Sempre fui atendido cordialmente dissipando d£vidas diversas e agilidade nos reparos/acertos. Parabenizo Marcelo e toda sua equipe desejando-lhes consider veis vendas e todo meu apre‡o. Cumprimento Vechina (propriet rio da concession ria) pela eficiente equipe. Afinal, nÆo ‚ s¢ meter o malho, n‚?
Osmar – Rio de Janeiro/RJ
Boa, Osmar, eu conhe‡o pessoalmente o Vechina porque j  fui patrocinado pela Ego/SP na ‚poca que eles trabalhavam com Agrale. Obrigado pela lembran‡a e sorte ao pessoal da Ego!

Fazer
O assunto do momento ‚ Fazer 250.Gostaria de deixar registrado que inje‡Æo no primeiro carro fabricado no Brasil,Gol GTi ainda hoje mant‚m muito respeito lan‡ado em 1989.Fazer 250 2006 gastando menos que qualquer Twister carburada at‚ 2006,se a Honda resolver acordar p/ o futuro que ‚ presente na Yamaha.Motor melhor balanceado sem contra pesos no guidÆo.E aquele barulho na transmissÆo da Strada200 continua na irmÆ Twister
Alexandre – Divin¢polis MG

Publicidade