Publicidade

Condições das estradas e dicas de segurança

Antes de pôr o “pé na estrada”, confira as condições das estradas e confira o ranking das melhores rodovias do País

O verão chegou! É a hora das tão sonhadas férias. Colocar a moto na estrada e rodar com segurança. Mas antes de qualquer coisa é imprescindível uma revisão preventiva em sua motocicleta, além de usar equipamentos de segurança adequados. Outra dica importante é definir rotas e destinos tendo como referência as condições das estradas. Assim sua viagem de férias será mais tranqüila. Para checar o estado de conservação das rodovias há dois caminhos. Primeiro: consultar o site do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), órgão do Ministério dos Transportes. A segunda opção é conferir a Pesquisa Rodoviária elaborada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Em ambos os casos é possível mapear as reais condições das rodovias.

No portal do DNIT – www.dnit.gov.br – é possível verificar as condições das estradas e calcular a distância entre duas cidades. No site o motociclista pode baixar mapas rodoviários, além de obter dicas de primeiros socorros.

Publicidade

Já a Pesquisa Rodoviária da CNT – www.cnt.org.br – avaliou 87.592 km de rodovias em todo país. Esta extensão abrange toda a malha rodoviária federal pavimentada e também os principais trechos sob gestão estadual e sob concessão. Foram analisados o estado geral de conservação, levando em consideração as condições do pavimento, sinalização e geometria da via. Também foi realizado um levantamento das infra-estruturas de apoio como, por exemplo, a presença de borracharias, praças de pedágio, balanças, postos da Polícia Rodoviária.

Condições das estradas e dicas de segurançaDos 87.592 km percorridos pelas equipes da CNT em 2007, 26,1% (22.893 km) foram avaliadas positivamente. Já 73,9% (64.699 km) apresentaram algum tipo de deficiência. Ou seja, da malha nacional 10,5% (9.211 km) obtiveram classificação ótimo; 15,6% (13.682 km) bom; 40,8% (35.710 km) regular; 22,1% (19.397 km) ruim e 11,0% (9.592 km) péssimo. Confira no quadro os melhores trechos rodoviários do País.

Ranking Ligações Rodovias/Trechos Nota
1º Limeira (SP) – São José do Rio Preto (SP) SP-310/BR-364, SP-310/BR-456, SP-330/BR-050 99,9
2º Barretos (SP) – Bueno de Andrade (SP) SP-326/BR-364 99,0
3º Bauru (SP) – Itirapina (SP) SP-225/BR-369 98,8
4º São Paulo (SP) – Itaí (SP) – Espírito Sto. do Turvo (SP) SP-255, SP-280/BR-374 97,6
5º Engenheiro Miller (SP) – Jupiá (SP) SP-209, SP-300, SP-300/BR-154, SP-300/BR-262 96,6
6º São Paulo (SP) – Limeira (SP) SP-310/BR-364, SP-348 96,3
7º Rio Claro (SP) – Itapetininga (SP) SP-127, SP-127/BR-373 95,7
8º São Paulo (SP) – Uberaba (MG) BR-050, SP-330/BR-050 95,0
9º Campinas (SP) – Jacareí (SP) SP-065, SP-340 94,7
10º Sorocaba (SP) – Cascata (SP) – Mococa (SP) SP-075, SP-340, SP-342, SP-344 94,4

CUIDADOS BÁSICOS
Para viajar com maior segurança, a moto deve estar revisada e com os pneus calibrados. Além disso, seja visto. Nunca trafegue pelo corredor. Cuidado com os “pontos cegos” de carros e caminhões. Fique atento ao ultrapassar grandes carretas. O deslocamento de ar gerado em altas velocidades pode desestabilizar a moto. Na estrada a motocicleta deve ocupar o espaço do carro. Viaje com o farol sempre aceso e nunca pare no acostamento. Pare em um posto de gasolina, nos praças de atendimento das concessionárias ou nos postos das polícias rodoviária Federal ou Estadual.
Não viaje à noite. Prefira sair bem cedo. Ao amanhecer o corpo está descansado e os reflexos apurados. Assim a viagem renderá mais. Não almoço, procure ingerir alimentos. Não esqueça de se hidratar. Além disso, use equipamentos de proteção: luvas, jaqueta, calça, botas e capacete fechado. Pense no seu conforto, mas também em sua segurança. Lembre-se, o motociclista é mais vulnerável. O piloto não tem uma carroçaria a sua volta para lhe proteger. Por isso encare a compra de equipamentos como um investimento (em segurança) e não como um gasto.
Para Antonio Baccaro Jr, inspetor da Polícia Rodoviária Federal, o motociclista deve rodar na estrada com segurança e responsabilidade, observando os limites de quilometragem. “Em uma viagem em grupo, aumente a distância da moto que está em sua frente. Em caso de chuva, reduza a velocidade”, explica o policial rodoviário.

Publicidade