Publicidade

Você já deve ter ouvido falar da engenhosa ‘vacina que promete reduzir as chances de sua motocicleta ser levada por bandidos. A marcação de peças é mais uma tendência a fim de inibir possíveis ocorrências, mas está longe de ser a única alternativa. Confira algumas dicas que podem evitar o furto de motos.

1 – Furto de moto em garagem é mais complicado

A garagem é sem dúvidas um ambiente mais protegido e evita atrair olhares alheios. Para quem não tem cobertura, uma capa pode ajudar. Não deixe sua moto “dando bobeira” na beira da rua, mesmo que logo você volte a retirá-la da garagem para uma volta ou trabalho.

Nem sempre é possível encontrar uma rua segura para estacionar…

2 – Use travas

Quem não tem garagem, ou um pequeno espaço para guardar sua moto, por vezes precisa “ficar a mercê” de estacionar na rua. Se esse for o caso, procure locais iluminados e com câmeras de vigilância próximas. No entanto, apenas tirar a sua chave do contato não vai impedir de sua moto ser levada.

Publicidade

Se possível, trave o guidão com um dispositivo de segurança. Já existem no mercado travas de disco ou correntes, deixando sua moto mais difícil de ser levada. Invista em segurança, como demais dispositivos e alarmes.

Trava do guidão embaixo do canote

Utilize a trava do guidão e demais itens que puder inibir uma ação de furto

3 – Atenção no trânsito para evitar roubo

Como se sabe, os ladrões não esperam apenas o dono se distanciar da moto para levá-la. Além do furto, o roubo por meio de violência ou de grave ameaça é outro perigo aos motociclistas. Isso pode acontecer no trânsito, ou mesmo na paradinha – chegando ou saindo de casa. O que pode ser feito?

Bem, no trânsito é preciso ficar atento, não apenas as leis de rodagem… Fique esperto para o que acontece ao seu redor. Um olhar no espelho retrovisor pode revelar que alguém se aproxima ou está o seguindo. Essa dica é valiosa antes de abrir o portão ou realizar qualquer tipo de parada.

Publicidade
Esta cena de roubo de moto ainda é muito comum no estado de São Paulo, principalmente na capital

Um momento de falta de sorte, ou desatenção, e acontece um roubo…

4 – Cuidado na hora da venda e compra 

Parece que nem mesmo na hora de vender ou comprar o motociclista está 100% seguro. Fique atento a ofertas tentadoras! Golpes relacionados não são mais raridade. Prefira negociar em plataformas de sua confiança e obter informações para entender claramente com quem você está negociando.

Fique atento na hora de fechar um negócio

Veja também:

Publicidade

5 – Seguro de motos

Nem sempre todas as dicas e precauções podem evitar a dor de cabeça de um furto ou roubo. Quanto a isso, ainda não existe uma solução exata e meios que garantam a segurança total dos motociclistas e seu bem. No entanto, um seguro pode de fato cobrir o prejuízo financeiro. Atualmente, existe uma gama grande de coberturas e opções de valores. Se possível, essa é mais uma alternativa a ser considerada.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]