Publicidade

Dilema do momento: XÊNON NÃO ESTÁ PROIBIDO

Olá amigos do motonline, sobre a nova legislação da iluminação por Xênon.
Todas as reportagens e notícias sobre a proibição que li, só notei que iria ser proibido em janeiro de 2009 e citava apenas automóveis.
Algum de vocês tem o projeto de lei ao “pé da letra” que conste que será proíbido em motocicletas também ? Obrigado. Lucas Marangon, Biriigui-SP

R: Lucas por incrível que possa parecer, a maior culpada por toda essa confusão é o maior veículo da imprensa brasileira, que divulgou, com perdão da palavra, pura besteira e outros veículos da imprensa foram no vácuo. NÃO HÁ PROIBIÇÃO DE XENON. Como NÃO HÁ PROJETO DE LEI. O CONTRAN baixou a Resolução 294 que altera a Resolução 227 e tais alterações terão vigência a partir de 01/01/2008. A Resolução 227 que sofreu alterações pela Resolução 294, apenas estabelece requisitos referentes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos. No caso do xênon, o veículo deverá estar dentro dos parâmetros do anexo 10, da mencionada Resolução 227. Por que a nova redação da Resolução 227?
Porque o CONTRAN, com razão, verificou que o o sistema de iluminação, mas especialmente o xênon, mal instalado não trás benefício, mas coloca o trânsito em risco. Como andar tranquilamente com xênon?
Apesar do CONTRAN não ter avisado ou informado como, acredito que o INMETRO tenha mecanismos para averiguar se a incidência de luz está como determina a norma. Então quem quiser andar com xênon que não foi instalado em fábrica, é prudente, fazer um teste no INMETRO e guardar com o documento do veículo o recibo do teste realizado. Se o veículo com xênon instalado estiver ofuscando a visão e for parado por agentes de trânsito, terá o veículo apreendido.