eicma 2016 ktm 390 duke

EICMA 2016: novidades do Salão de Milão

O Salão de Milão, também conhecido pela sigla EICMA, é o mais esperado pelo segmento de duas rodas, e para o qual as marcas reservam seus lançamentos mais surpreendentes. Já falamos aqui separadamente de alguns lançamentos que a BMW fez por lá, como o dos modelos F 800 R e a R 1200 GS, e agora vamos fazer um giro por outros estandes, mostrando algumas das motos que todos os amantes das duas rodas podem esperar nas concessionárias a partir de 2017.

Algumas novidades do EICMA 2016, o Salão de Milão

Um dos anúncios mais aguardados foi feito pela Kawasaki, que divulgou oficialmente as novas Z650 e Z900, duas naked com o já tradicional e agressivo visual da família Z, que chegam para aposentar os modelos ER-6n e Z800. A Z650 têm as mesmas linhas modernas e extravagantes de motos maiores, como a Z1000, porém herda mecânica de uma moto mais mansa, a Ninja 650. Ela chega com motor de dois cilindros em linha e 649cc, que gera 69cv de potência máxima, distribuídos nos 185kg do conjunto.

Nova Kawasaki z650 chega para aposentar a ER-6n

Nova Kawasaki z650 chega para aposentar a ER-6n

A Kawasaki Z900, por sua vez, herdou o propulsor da irmã maior, a Z1000. Com o motor, de 948cc, a nova moto da marca japonesa tem potência máxima de 125,3cv, enquanto todo o conjunto do modelo pesa 210kg. Dentre os vários atributos eletrônicos, o ABS de série não poderia ficar de fora.

Nova Kawasaki z900 gera 125cv

Nova Kawasaki z900 gera 125cv

Recentemente falamos aqui no Motonline sobre o KTM Duke Tour, uma experiência que rodou o Brasil levando a oportunidade de pilotar duas motos da marca, a 200 Duke e a 390 Duke. Foi justamente a KTM 390 Duke que a marca austríaca renovou e apresentou no EICMA 2016. O visual da moto foi totalmente repaginado, ganhando novos farol, painel, para-lama, carenagens de tanque, assim como novos elementos visuais na traseira, também. Além dos elementos estéticos, que remetem diretamente à irmã mais potente da família (a KTM 1290 SuperDuke) trazendo um visual extremamente moderno e agressivo ao modelo, a moto ganhou aperfeiçoamentos mecânicos. A capacidade do tanque de gasolina subiu de 11 para 13,4 litros, foi adicionada nova configuração de suspensão e a moto também recebeu novo sistema de embreagem que evita o bloqueio dos pneus em reduzidas de marcha agressivas. Pelo lado ruim, a KTM 390 Duke apresentada no EICMA é 10 quilos mais pesada que a versão anterior, apresentando agora 149kg na balança. O motor é o mesmo monocilíndrico de 373cc e 43cv de potência máxima.

Nova KTM 390 Duke é apresentada cheia de novidades no EICMA 2016

Nova KTM 390 Duke é apresentada cheia de novidades no EICMA 2016

Ainda no universo das nakeds, a italiana MV Agusta também levou novidades ao EICMA 2016. Uma delas está no seu modelo Brutale 800 RR, que passa a contar com um motor de 141,9cv de potência máxima e que atende ao exigente Euro4. O modelo 2017 da moto ganhou novas rodas forjadas, banco bi-partido, novo painel de instrumentos e nova lanterna traseira em LED. A moto conta, ainda, com aperfeiçoamento em seu sistema ride-by-ware, sistema de controle de tração com oito níveis e novo amortecedor de direcção, com oito níveis de ajuste manual.

MV Agusta Brutale 800 RR: jus ao nome

MV Agusta Brutale 800 RR: jus ao nome

Há tempos aguardada no mercado, a Suzuki aproveitou o EICMA 2016 para enfim desencantar a V-Strom 250, moto de entrada para a reconhecida família de aventureiras da marca. O modelo conta com motor bicilíndrico em paralelo, de 248 cc, com refrigeração líquida, e entrega 25 cavalos de potência máxima a 8.000 rpm e torque de 2,39 kgfm a 6.500rpm. O câmbio é de 6 velocidades. O visual remete às motos maiores da linha, e também conta com painel em LCD de fácil leitura. O conjunto de rodas e pneus denota que a moto não nasceu para estradas de terra, mas sim para viagens no asfalto – o que fica ainda mais claro pelo grande tanque com capacidade de 17 litros. A Suzuki já fala em vender a moto fora da Europa, mas não confirmou se a V-Strom 250 será comercializada no Brasil.

Aguardada mas ainda não confirmada por aqui: Suzuki V-Strom 250

Aguardada mas ainda não confirmada por aqui: Suzuki V-Strom 250

Separador_motos



Jornalista gaúcho convicto de que um passeio de moto em um dia de sol é a cura para praticamente todos os males da vida. Fã de motoaventurismo, competições de moto, café, praia e de rock n roll.