História do Grande Prémio do Japão

História do Grande Prémio do Japão

História do Grande Prémio do Japão

O A-Style Grande Pr‚mio do JapÆo deste f¡m-de-semana vai ser a 30a visita do Campeonato do Mundo … Ter  do Sol Nascente. O primeiro GP japonˆs foi disputado em Suzuka, em 1963.
Os historiadores do motogp com trazem-lhe alguns dos momentos altos do Campeonato do Mundo no JapÆo:
1963 – O primeiro Grande Pr‚mio do JapÆo teve lugar em Suzuka e destinou-se apenas …s categorias mais pequenas, j  que estas eram aquelas em que os construtores nip¢nicos estavam mais interessados. Os vencedores da primeira corrida de sempre no JapÆo foram: 250cc – Jim Redman (Honda), 125cc – Frank Perris (Suzuki) e 50cc – Luigi Taveri (Honda).
1964 & 1965 – O Grande Pr‚mio do JapÆo foi realizado em Suzuka com a introdu‡Æo da categoria de 350cc.
1966 – O GP do JapÆo mudou-se para o circuito de Fisco e o evento foi palco do primeiro sucesso por parte de pilotos da casa quando Yoshimi Katayama ganhou as 50cc aos comandos de uma Suzuki e Hiroshi Hasegawa triunfou nas 250cc com uma Yamaha.
1967 – Depois deste evento no circuito de Fisco o apoio dos fabricantes nip¢nicos ao GP foi drasticamente reduzido uma vez que se concentravam no desenvolvimento das motos de estrada. Consequentemente houve um intervalo de 20 anos at‚ … realiza‡Æo do novo Grande Pr‚mio do JapÆo.
1987 – O Grande Pr‚mio realizou-se em Suzuki e recebeu apenas as corridas de 250cc e 500cc. Randy Mamola (Yamaha) foi o primeiro vencedor de uma corrida da categoria rainha no JapÆo, enquanto a prova de 250cc foi ganha pelo wild card Masaru Kobayashi aos comandos de uma Honda com pneus Bridgestone.
1988 – Kevin Schwantz ganhou nas 500cc para dar … nova V4 de 2 tempos da Suzuki a primeira vit¢ria na categoria rainha.
1989 – Schwantz repetiu a vit¢ria do ano anterior depois de tremenda batalha com o grande rival Wayne Rainey. John Kocinski venceu nas 250cc, com o wild card Ezio Gianola a vencer nas 125cc que tinha sido introduzida no programa.
1991 – O evento foi memor vel devido … chegada aos Grandes Pr‚mios do popular nip¢nico Noboru eda que acabou por ganhar logo no seu primeiro GP depois de ter assinado a pol‚. Ueda fez 160 Grandes Pr‚mios nas 125cc triunfando por 13 vezes.
1992 – Mick Doohan venceu nas 500cc em condi‡äes de chuva por mais de 28 segundos de margem – foi a primeira vit¢ria da Honda na categoria rainha no JapÆo.
1995 – Ralf Waldmann triunfou nas molhada corrida de 250cc depois de ter ca¡do a meio da corrida enquanto tinha uma vantagem de 30 segundos, uma margem que lhe permitiu voltar … corrida sem ser ultrapassado.
1996 – Norick Abe (Yamaha) tornou-se no primeiro piloto japonˆs a vencer um GP na categoria rainha em casa. Este ano foi tamb‚m palco da primeira vit¢ria da Aprilia no JapÆo, com Max Biaggi a levar a melhor nas 250cc e Masaki Tokudome nas 125cc.
1997 – Doohan repetiu a vit¢ria de 1992 nas 500cc. Daijiro Kato ganhou nas 250cc como wild card. Kato somou um total de cinco vit¢rias em casa nas quarto de litro nos anos que seseguiram.
1998 – Max Biaggi venceu na estreia nas 500cc depois de se qualificar em quarto.
1999 – O circuito de Motegi recebeu o Grande Pr‚mio pela primeira vez. Kenny Roberts venceu a corrida de 500cc numa Suzuki, enquanto o p£blico da casa festejou as vit¢rias de Shinya Nakano nas 250cc e de Masao Azuma nas 125cc.
2000 – Foi a primeira vez que se realizaram dois Grandes Pr‚mios no JapÆo no mesmo ano, um em Suzuka e o GP do Pac¡fico em Motegi. Este £ltimo realizou-se por mais trˆs anos.Em Suzuka as corridas foram todas ganhas por pilotos da casa: SOOcc -Abe, 250cc – Kato, 125cc – Youichi Ui. Foi a primeira vez que pilotos japoneses ganharam nas trˆs categorias no mesmoevento.
2001 – Valentino Rossi ganhou a corrida de 500cc em Suzuka – a 500a vit¢ria da Honda em Grandes Pr‚mios em todas as categorias.
2002 – Valentino Rossi ganhou a primeira corrida de sempre numa 4 tempos em Suzuka, na altura aos comandos de uma V5 Honda 990cc.
2003 – Este evento ser  sempre recordado pelo tr gico acidente que levou a vida a Kato. Depois desta prova o circuito de Suzuka foi considerado demasiado perigosos para Grandes Pr‚mios e o GP do JapÆo passou a ser disputado em Motegi.
2005 – Loris Capirossi, aos comandos de uma Ducati, tornou-se no primeiro piloto a ganhar o GP do JapÆo na categoria rainha numa m quina nÆo nip¢nica.