Publicidade
Honda CBR 300R apresentada no Salão de Motocicletas da China

Honda CBR 300R apresentada no Salão de Motocicletas da China

No início deste ano já havia boatos que a Honda tinha planos de lançar a CBR300R, notícia que em princípio não foi levada a sério pelos especialistas do setor pois o processo autofágico com a CBR 250R seria quase natural. Mas hoje, quinta-feira (17/10), a notícia vinda de Chongqing, na China, onde acontece o Salão International da Motocicleta é de que a Honda acabou com o suspense e fez a estréia mundial do novo modelo, que deve substituir a CBR250R, cuja produção já foi descontinuada na Tailândia, modelo que ainda é vendido no Brasil.

O novo modelo será oferecido nas versões Standart e ABS

O novo modelo será oferecido nas versões Standart e ABS

O motor, monocilíndrico

O motor, monocilíndrico

Publicidade

Esta nova moto será fabricada na Tailândia, aproveitando a linha de montagem da sua antecessora de 250cc, e trata-se de um modelo global que abastecerá vários mercados, inclusive o Brasil em um futuro bem próximo. A exemplo da estratégia de mercado adotada pela Honda para outros modelos, a CBR 300R também será oferecida em duas versões – Standard e ABS .

Trata-se de uma moto muito diferente da CBR 250R que foi inspirada na VFR 1200F. A nova 300cc da Honda recebeu inspiração da CBR 1000RR Fireblade que é mais fiel ao espírito CBR, copiando os dois faróis e a carenagem da sua irmã maior.

O motor é parte estrutural do chassi

O motor é parte estrutural do chassi

Publicidade

Como a ficha técnica não foi divulgada, ainda não se sabe nada sobre o novo propulsor, mas especula-se que seja um motor que utilize a mesma tecnologia aplicada nos motores das CBR 250R e CB 500R que apresentam características semelhantes de obtenção de potência.

Claro que com esta moto a Honda tenta dar uma resposta global ao sucesso de sua rival Kawasaki Ninja 300. Porém, esse esforço da Honda pode não surtir o efeito desejado já que ela insiste em lançar a moto com motor de um cilindro enquanto que a rival tem dois cilindros e oferece um pacote mais esportivo em termos de desempenho aos seus consumidores.