Honda desenvolve proteção para disco de freio com material reciclável

Honda desenvolve proteção para disco de freio com material reciclável

Honda desenvolve proteção para disco de freio com material reciclável

Proteção dos discos de freio dos automóveis Honda fabricados no Brasil com destino à exportação é produzida de garrafas PET

Como mais uma iniciativa para reduzir impactos ambientais, a Honda Automóveis substituiu a proteção do disco de freio dos automóveis destinados à exportação por um material fabricado a partir de garrafas tipo PET.

Feita anteriormente de material adesivo, a proteção é colocada nas rodas dos veículos produzidos na fábrica de Sumaré (SP) e destinados aos demais países da América do Sul e México para evitar a oxidação dos discos de freio durante o transporte marítimo.

A nova proteção, feita de plástico reciclado de garrafas PET, foi projetada para encaixar nas rodas sem que haja a necessidade de utilizar cola, o que torna o material totalmente reciclável e reduz os impactos ambientais causados pelo descarte.

Desenvolvido em parceria com a empresa RM2, a proteção será aplicada em todos os modelos exportados pela Honda Automóveis do Brasil: Honda City, New Fit, New Civic e Civic Si.

Nos testes realizados antes da substituição do material, a proteção feita de garrafa PET resistiu satisfatoriamente a diferentes temperaturas. Além disso, o novo material não retém sujeira, não acumula água e demonstrou ser bastante resistente, garantindo a integridade dos discos de freio dos veículos.

Ecologicamente correta – O respeito ao meio ambiente está inserido em todas as atividades da Honda desde a sua fundação. A fábrica de Sumaré, assim como todas as outras Unidades da marca no mundo, pratica o programa Green Factory (Fábrica Ecológica), que atua em diversas frentes, como redução da geração de resíduos no processo produtivo e melhoria da eficiência no uso da energia.

Além de introduzir constantes inovações na fábrica, o Green Factory tem a função de promover uma convivência harmoniosa com a sociedade local. Para isso, a Honda Automóveis participa de convênios com escolas, universidades e outras instituições para a realização de atividades educativas.

É o caso da “Oficina da Solidariedade Honda”, projeto de iniciativa dos colaboradores que visa promover melhores condições para a população por meio de ações voltadas ao público infantil, como oficina de artes, peças teatrais e concurso de desenhos. Outra ação é o programa “Educação Ambiental É Dever, É Legal!”, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Sumaré e com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Elus Gestão Socio-Ambiental, promovendo a cultura de respeito ao meio ambiente entre mais de 40 mil alunos das 36 escolas da rede pública de ensino do município paulista.

Saiba mais sobre o compromisso da Honda com a preservação ambiental no endereço: http://www.hondasocioambiental.com.br.