Honda DN-01, tecnologia "amiga"

Honda DN-01, tecnologia “amiga”

Honda DN-01, tecnologia "amiga"

Com desenho futurista e estilo arrojado, Honda DN-01 tem como destaque o inovador cƒmbio autom tico HFT.

Lan‡ada pela primeira vez, ainda como prot¢tipo, no salÆo de T¢quio em 2005, a nova DN-01 da Honda, que este ano passou a ser modelo de s‚rie da montadora nip“nica, ‚ o que podemos chamar de uma verdadeira moto futurista. NÆo apenas por seu desenho nada ortodoxo, mas tamb‚m, e principalmente, pelo fato de sua mecƒnica inovadora estar um tanto quanto … frente do seu tempo.

Isso porque o modelo ganhou destaque na m¡dia especializada gra‡as … sua exclusiva transmissÆo autom tica HFT (Human Friendly Transmission – TransmissÆo Humanamente Amig vel). Fruto de anos de estudos e desenvolvimento, o mecanismo ‚ completamente diferente de qualquer outro visto hoje no mercado mundial, principalmente das transmissäes continuamente vari veis com uma correia em “V” utilizado nos scooters.

Seu principal diferencial em rela‡Æo aos sistemas convencionais est  no modo como o cƒmbio trabalha. Pelo fato do HFT ser totalmente hidr ulico, sem correias ou variador, como acontece com a maioria dos scooters, a embreagem hidr ulica autom tica “altera” as rela‡äes de transmissÆo de forma continuamente vari vel (sem trancos, como nos cƒmbios CVT).

Honda DN-01, tecnologia "amiga"O sistema b sico est  numa bomba de ¢leo dentro da caixa de cƒmbio que converte a potˆncia produzida pelo motor em pressÆo hidr ulica. Essa, por sua vez, atua diretamente em um conjunto formado por pequenas engrenagens e ˆmbolos que posteriormente darÆo a pressÆo necess ria para gerar a for‡a motriz transmitida … roda da moto.

Na teoria o sistema pode parecer complexo, mas na pr tica trabalha de forma simples e oferece in£meras vantagens para o condutor. Como destaque est  o fato do piloto poder selecionar, atrav‚s de um pequeno botÆo no guidÆo, dois modos de funcionamento da transmissÆo autom tica: o modo “D” para a condu‡Æo normal, e o modo “S” para uma condu‡Æo mais esportiva, com uma acelera‡Æo mais nervosa. Surpreso? Pois saiba que existe ainda um terceiro modo de transmissÆo, feito por uma caixa manual com comando el‚trico.

Pelo mesmo botÆo de sele‡Æo do modo autom tico, o piloto pode optar por trocar as marchas manualmente. SÆo seis velocidades dispon¡veis que, segundo a Honda, dÆo a sensa‡Æo de se estar realmente mudando de marcha.

Outro ponto interessante ‚ a possibilidade de se aplicar o “ponto morto”. Nesta condi‡Æo, o sistema de transmissÆo hidr ulico fica completamente desligado, permitindo que o motor seja acelerado com a moto parada sem o acionamento dos freios. Segundo a Honda, o HFT foi igualmente concebido para passar a esta posi‡Æo sempre que o motor se desligar, o que facilita as manobras em baixa velocidade.
Equipada com um motor bicil¡ndrico em V a 52§ e 680cc com potˆncia de 55 cv a 7.500 rpm, a DN-01 promete inaugurar uma nova era no mercado mundial de duas rodas. No futuro existe a possibilidade do HFT estar presente em outros modelos da marca, como a touring Gold Wing. De certo mesmo ‚ que toda essa tecnologia seguir  dispon¡vel, por enquanto, apenas na DN-01.