Honda VTX 1800 2006: Custom de alta performance com espírito esportivo

Personalidade marcante, motor potente e de torque elevado sÆo alguns dos atributos da motocicleta importada dos EUA que a Honda traz para o mercado brasileiro.

Imagine todas as caracter¡sticas cultuadas por admiradores da categoria custom numa £nica motocicleta, como design esportivo, um motor “V2″, confort vel posi‡Æo de pilotagem e desenvoltura para percorrer longas distƒncias. Para atender a essa expectativa do mercado nacional, a Moto Honda inicia em setembro deste ano a importa‡Æo da VTX 1800C, que condensa em quase 2,5 metros de comprimento, 96,5 cv de potˆncia e 321kg todo o anseio dos aficionados por duas rodas.

O modelo reflete o que h  de mais marcante para a categoria “Performance Cruiser”, com o imponente motor “V2″ OHC (Over Head Camshaft), de 1.795cm3, suspensÆo de alum¡nio invertida “Upside Dow”e freio a disco duplo na dianteira. A tecnologia Honda tamb‚m est  presente no avan‡ado sistema de inje‡Æo eletr“nica PGM-FI (Programmed Fuel Injection).

A chegada da nova importada expressa a diretriz da marca em oferecer produtos capazes de atender aos anseios do exigente consumidor nacional. Desejo confirmado quando a VTX 1800C se transformou em um dos principais atrativos do estande da marca montado no SalÆo Duas Rodas de 2005.

DNA esportivo
visual ‚ o grande destaque da VTX 1800C. A come‡ar pelas duas cores do modelo que chega ao Brasil: prata met lica e preta. A primeira traz o logotipo tridimensional cromado, transmitindo ainda mais sofistica‡Æo. J  a preta conta com grafismos personalizados “Fire”, ressaltando o perfil esportivo e arrojado.

O design da motocicleta ‚ inspirado no conceito “street rod”, em que o tanque de combust¡vel em forma de gota associa-se a traseira longa e baixa e a todo conjunto, abrindo espa‡o para abrigar e destacar o motor “V2″, que para os amantes desse estilo ‚ o item de maior destaque, pois re£ne grande n£mero de pe‡as cromadas. O estilo esportivo ‚ ressaltado pelas rodas de liga leve, com pneus radiais: dianteiro 130/70R-18″, e traseiro 180/70R-16″. Esse DNA das motocicletas custom da Honda ‚ real‡ado em itens como design arrojado da carca‡a cromada do farol, com lƒmpada de ¢tima capacidade de ilumina‡Æo (55/ 60W).

A imponˆncia tamb‚m est  presente no desenho dos p ra-lamas dianteiro e traseiro produzidos em chapa de a‡o e que evidenciam a imagem de sofistica‡Æo da motocicleta. Al‚m disso, o escapamento de grande volume tipo 2 x 1, gera ronco grave e esportivo e conta com sistema catalisador.

Se o assunto ‚ modernidade e status, a VTX 1800C atende …s expectativas do p£blico que busca riqueza de detalhes e alta tecnologia. Destaque para o painel em dois n¡veis, com uma parte fixada no guidÆo, composta por veloc¡metro, hod“metro total e parcial, e outra sobre o tanque, com luzes indicadoras de combust¡vel, neutro, pressÆo do ¢leo, PGM-FI, piscas, temperatura do l¡quido de arrefecimento e farol alto. Tudo para proporcionar f cil monitoramento das fun‡äes.

A autonomia ‚ garantida pelo tanque de combust¡vel em forma de “gota” com capacidade para 18 litros. A altura de 700 mm do assento amplo facilita a pilotagem e oferece conforto em longos trechos de estrada.

Estradeira com for‡a e personalidade
Mesmo com quase 2,5 metros de comprimento e 321 kg, a motocicleta tem elevado desempenho, respostas en‚rgicas, gra‡as ao elevado torque do motor “V2″ OHC (Over Head Camshaft), de 1.795cm3, arrefecido … l¡quido, com comando no cabe‡ote, seis v lvulas e duas velas de igni‡Æo por cilindro. O propulsor surpreende pela sua alta performance. O torque de 15,9 kgf.m a 3.000 rpm ‚ respons vel por retomadas precisas e fortes. J  a potˆncia m xima alcan‡a 96,5 cv a 5.000 rpm. Seu funcionamento com defasagem de 130 graus entre a igni‡Æo do primeiro para o segundo pistÆo elimina grande parte das vibra‡äes prim rias, alterando o som final do escapamento.

A VTX 1800C dispäe de transmissÆo final por eixo cardÆ, e, em face da grande disponibilidade de torque, as rela‡äes de marcha sÆo bem longas, atributos essenciais para que viagens sejam realizadas com muito conforto e baixo n¡vel de ru¡do. O arrefecimento do motor ‚ feito por um radiador com ventoinha el‚trica, o que assegura melhor temperatura no funcionamento dos dois cilindros em qualquer situa‡Æo.

Outro destaque ‚ a inje‡Æo eletr“nica do tipo PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que assegura menor consumo de combust¡vel e baixo custo de manuten‡Æo em fun‡Æo da bomba de combust¡vel externa ao tanque. Al‚m disso, proporciona ¡ndices favor veis de emissÆo de poluentes e respostas precisas em baixa, m‚dia e alta rota‡äes. O mecanismo conta com o dispositivo ECM (Engine Control Module), que compreende mapas digitais em 3D nos comandos de igni‡Æo e inje‡Æo.

Dados colhidos por sensores, como posi‡Æo da borboleta do acelerador, rota‡Æo do motor, depressÆo do coletor de admissÆo, temperatura do l¡quido de arrefecimento entre outros, enviam informa‡äes a um m¢dulo dotado de microprocessador, que determina a curva de avan‡o da igni‡Æo e o tempo de inje‡Æo de combust¡vel.

Estabilidade e seguran‡a
Um dos principais atributos da motocicleta ‚ a sua estabilidade, em razÆo, sobretudo, das suspensäes. Na dianteira, utiliza-se telesc¢pica invertida “Upside Down”, e curso de 130 mm.  adequada para enfrentar curvas com firmeza e agilidade, principalmente em alta velocidade. A traseira possui amortecedores duplos (com capas), cinco posi‡äes de ajuste e curso de 100 mm. A resposta ‚ suavidade.

Essencial para a seguran‡a do motociclista, os freios utilizam tecnologia de ponta. O CBS (Dual Combined Brake System) ‚ um sistema combinado que permite modular simultaneamente a frenagem das rodas dianteira e traseira por meio do pedal de freio traseiro, proporcionando frenagens progressivas e eficientes. O dianteiro ‚ composto por disco flutuante de 296 mm com c liper de trˆs pistäes, enquanto o traseiro dispäe de disco de 316 mm, com c liper de duplo pistÆo.

Considerado um diferencial Honda, o H.I.S.S. (Honda Ignition Security System) tamb‚m faz parte do modelo. Trata-se de um sistema de identifica‡Æo por meio de chip eletr“nico localizado na chave de igni‡Æo, proporcionando seguran‡a ao estacionar o ve¡culo em locais p£blicos.

O primeiro lote da nova Honda VTX 1800C 2006 chega … rede credenciada com pre‡os p£blicos sugeridos de R$ 69.639,08 (prata) e R$ 71.647,67 (preta) com base no Estado de SÆo Paulo, sem as despesas com frete, ¢leo e seguro.

*VTX 1800C = US$ 32.209,00 (prata) e US$ 33.138,00 (preta) ao cƒmbio de US$ 1 = R$ 2,1621 em 13 de fevereiro de 2006