Publicidade

Dakar, Senegal – Depois de se tornar o primeiro brasileiro a vencer uma etapa nas motos no Dakar, o piloto Jean Azevedo continuou andando entre os mais r pidos do mundo na etapa de hoje.

Nos 225 quil“metros de trecho cronometrado, entre Tambacounda e Dakar, no Senegal, Jean foi o quinto colocado, a apenas 3min 37seg do francˆs Cyril Despres, vencedor da etapa.

Um pequeno erro de navega‡Æo e uma vibra‡Æo incomum do motor nÆo permitiram que Jean brigasse pela primeira coloca‡Æo. “Errei o caminho na sa¡da de um vilarejo e logo depois percebi um barulho estranho no motor”, contou Jean, que preferiu diminuir o ritmo e passou pelo primeiro posto de controle (PC) com o oitavo melhor tempo. Nos quil“metros finais, o brasileiro voltou a acelerar e nÆo teve mais problemas de navega‡Æo. Novamente, teve uma incr¡vel recupera‡Æo, deixando para tr s o francˆs David Fretigne, o italiano Giovanni Salla e o espanhol Marc Coma.

Com a vit¢ria de hoje, Despres praticamente assegurou sua primeira conquista nas areias do deserto. Ele est  a 9min 45seg do vice-l¡der, o espanhol Marc Coma. Como a etapa de amanhÆ, a £ltima do Dakar 2005, tem apenas 31 quil“metros a vit¢ria est  praticamente nas mÆos do francˆs.

Publicidade

Jean Azevedo coloca definitivamente seu nome entre os melhores do mundo sobre duas rodas. O brasileiro, que ano passado com uma contusÆo no ombro foi o 14§ no Dakar, deve terminar a prova em s‚timo lugar. “Estou muito contente, mas sei que o resultado poderia ser melhor se largasse no mesmo ritmo dos demais”, disse Jean, o £nico piloto de ponta da prova que nÆo disputa etapas do mundial ao longo do ano e que nÆo pertence a uma equipe oficial de f brica.

Em 2003, Jean chegou em quinto lugar no Dakar, a 1h 45min do primeiro colocado. Este ano, com a s‚tima coloca‡Æo quase assegurada, a diferen‡a dele para o vencedor da prova ‚ menor: 1h 27min 26seg. “ um sinal que estou mais perto do topo e que tem muito piloto andando forte no Dakar.”

A etapa de amanhÆ, em uma praia de Dakar, tem 68 quil“metros, sendo 31 quil“metros cronometrados. Jean pretende apenas completar a prova, j  que sua diferen‡a para o sexto colocado, o australiano Andy Caldecott ‚ de 40 minutos. “S¢ passo, se ele tiver um problema e nÆo completar a especial.” Por outro lado, atr s de Jean vem Giovanni Sala: a 7min 43seg, o italiano vai tentar buscar o brasileiro nos quil“metros finais do Dakar. Mas a tarefa dif¡cil, j  que a especial de amanhÆ dever  ser percorrida pelos pilotos de ponta em menos de 15 minutos.

Resultados de hoje
Motos
1§ Despres (KTM) 2h 27min 37s
2§ Duclos (KTM) 2h 29min 01s
3§ Caldecott (KTM) 2h 29min 31s
4§ Esteve Pujol (KTM) 2h 29min 57s
5§ Azevedo (KTM) 2h 31min 14s

Publicidade