Publicidade

A MotoGP chega para a sua última etapa da temporada. E decisiva. Após 19 corridas, será apenas neste final de semana em Valência, que conheceremos o campeão da principal categoria do Campeonato Mundial de Motovelocidade. Veja horários, programação e a classificação do evento que acontece de 23 a 26 de novembro.

MotoGP de Valência: circuito Ricardo Tormo

O GP de Valência sempre foi um palco de decisões emocionantes e disputas intensas, e este ano não será diferente. A pista de Ricardo Tormo, conhecida por suas curvas desafiadoras e atmosfera de decisão, é o cenário perfeito para o grande final da temporada. Entre os destaques estão a curva 13, em formato de meia lua, exigindo uma boa tração e controle em direção ao centro da curva. Por fim, as curvas 2 e 11 trazem um ângulo de 18o°, proporcionando espaço para ultrapassagens nas frenagens e acelerações.

Bagnaia com uma mão no título

Francesco Bagnaia (Ducati Team) chega a Valência como favorito absoluto. Após uma atuação impressionante no Catar, onde terminou em segundo, o atual campeão tem 21 pontos de vantagem sobre o P2, Jorge Martín (Alma Pramac Racing).

Publicidade

Aliás, Martín se sentiu prejudicado na etapa anterior, onde acabou apenas na décima posição após uma longa sequência de ótimos resultados – incluindo pódios e vitórias. Em entrevista, afirmou que estava sendo “roubado” e culpou seu desempenho ruim à fornecedora de pneus, Michelin: “É uma pena que em um campeonato como este, após uma temporada tão boa, na qual trabalhei duro, sinto que estou sendo roubado. Estava otimista antes desta corrida, agora ficou realmente difícil”. 

Jorge Martín na MotoGP

Jorge Martín na pista do Catar pela Alma Pramac Racing

Com 37 pontos disponíveis na última corrida, Bagnaia tem um total de 437 pontos, enquanto Martín está com 416. Para Bagnaia, o cenário ideal é aumentar sua vantagem para pelo menos 25 pontos já na corrida sprint de sábado. Com os atuais 21 pontos de vantagem, e levando vantagem no critério de desempate (maior número de vitórias no ano), o título está praticamente ao alcance das mãos do italiano.

Apesar da larga vantagem de Bagnaia, ainda existe uma possibilidade matemática de título para Martín. Ou seja, nesse fim de semana, veremos mais uma página da história com um possível bicampeão mundial ou um campeão improvável, vindo de uma equipe satélite. De uma forma ou de outra, o circuito de Valência promete uma boa corrida e muita comemoração no pódio, só resta saber para quem.

Publicidade

Veja também:

Programação da MotoGP da Espanha

Sexta-Feira (treinos livres):
5h – Moto3
5h50 – Moto2
6h45 – MotoGP
9h15 – Moto3
10h05 – MotoGP
11h – Moto2

Sábado (treinos livres):
8h40 – Moto3
9h25 – Moto2
6h10 – MotoGP

Publicidade

Sábado (classificatórios)
6h50 – MotoGP
8h50 – Moto3
9h45 – Moto2
11h – MotoGP (Corrida Sprint)

Domingo (corridas):
8h – Moto3
9h15 – Moto2
11h – MotoGP

Os eventos contam com transmissão oficial ao vivo nos canais ESPN 4 e serviço de streaming, Star+.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.