Foto: José Hélio, piloto patrocinado pela Honda, comemora pentacampeonato do Rally Internacional dos Sertões

José Hélio conquista pentacampeonato do Rally dos Sertões

Foto: José Hélio, piloto patrocinado pela Honda, comemora pentacampeonato do Rally Internacional dos Sertões

Foto: José Hélio, piloto patrocinado pela Honda, comemora pentacampeonato do Rally Internacional dos Sertões

Brasileiro é o maior vencedor da história da competição entre as motos ao lado de Jean Azevedo

Natal (RN) – O brasileiro José Hélio conquistou o pentacampeonato do Rally Internacional dos Sertões entre as motos, após demonstrar uma excelente forma e liderar a competição de ponta a ponta. O campeonato terminou nesta sexta-feira (3) na Lagoa do Pitangui, em Natal (RN). O piloto correu com uma motocicleta Ho nda CRF 450X.

José Hélio venceu sete das 10 etapas, que somaram 5.056 quilômetros no total (2.605 cronometrados) entre Goiânia, local da largada dia 23 de junho, e o Rio Grande do Norte, passando por sete Estados. Ele concluiu o campeonato com 30h57min55s e vantagem de 58min53s para o segundo colocado, Deni do Nascimento.

Na última etapa, entre as cidades de Caicó (RN) e Natal, o campeão, que só precisava administrar a diferença para o vice-líder, terminou com o terceiro lugar e concluiu a prova em 1h13min46s, enquanto Deni, vencedor da etapa, cumpriu a especial em 1h12min9s. O polonês Jakub Przygonsky ficou entre os dois, com o segundo lugar. O trajeto desta sexta-feira teve 340 quilômetros, sendo 93 de trechos cronometrados. A edição 2009 do Rally dos Sertões teve a presença de 55 motos, 47 carros, sete caminhões e sete quadriciclos.
Antes de subirem a rampa de chegada na Lagoa do Pitangui, José Hélio participou de um -prime- de nove quilômetros nas dunas. Ele largou ao lado do também brasileiro Dimas Mattos. Com o quinto título, José Hélio igualou Jean Azevedo no número de vitórias na categoria motos. Na largada do Prime, o piloto se emocionou com a presença da irmã e das sobrinhas que o aguardavam.

Na avaliação do piloto, a edição 2009 do rali foi muito difícil. — Todo ano é mais duro. Foi uma prova muito difícil todos os dias. A chegada em Natal foi maravilhosa, em um lugar lindo. Este título vai para todos que estão junto comigo, minha família, minha equipe–, agradeceu.

José Hélio teve um desempenho excepcional em cima da motocicleta Honda CRF 450X, responsável em grande parte pelo sucesso na competição. — É me u terceiro ano consecutivo com a CRF 450X. Ela foi 100%. Não deu nenhum problema. Isso foi muito importante. Não perdi tempo fazendo reparos. Levei ferramentas à toa–, brincou o vencedor.

Segundo o pentacampeão, o prazer em pilotar e disputar o Sertões vem acima de tudo. — Foi um rali muito prazeroso. Como saí na frente vários dias, fiquei fora da poeira e pude curtir a paisagem.–

A quinta vitória anima ainda mais o paulista que já pensa em ampliar sua coleção de troféus. –Serão 10 títulos. Isso é o que eu mais gosto de fazer. Tenho um prazer enorme no Sertões. Essa é a receita. Quando saio de Goiânia já me sinto um vitorioso pela satisfação que tenho–, finalizou o piloto que pretende comemorar muito o título, em Trancoso, na Bahia ao lado da família.

Para o gerente de competições da Honda do Brasil, Wilson Yasuda, a pilotagem alia da ao desempenho da motocicleta coroou o trabalho. –Foi uma boa participação. Ele utilizou um produto consagrado e com a CRF 450X terminou à frente de motocicletas de mais potência. Com a pilotagem dele aliada ao desempenho da moto ele conquistou o pentacampeonato.–

Confira a colocação final da categoria motos:
1 – José Hélio – Honda CRF 450X – 34h37min54s
2 – Deni do Nascimento – Honda CRF 450X – 35h17min10s
3 – Juca Bala – 35h36min47
4 – Guto Klaumann – 36h42min11s
5 – Jacek Czachor