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KAWASAKI NINJA 250R - Ninjinha no Brasil?

Segundo rumores, a Kawasaki pode estrear oficialmente no mercado brasileiro de duas rodas ainda neste ano.

Primeiro modelo da linha seria a pequena Ninja 250R com motor de 33 cv. Os rumores nÆo param de correr. Segundo comenta-se, a japonesa Kawasaki est  preparando uma boa surpresa para os motociclistas brasileiros fÆs dos modelos esportivos. Isso porque o fabricante, dizem por a¡, deve desembarcar oficialmente no Brasil em breve, estaria planejando fazer sua estr‚ia no mercado nacional com a pequena Ninja 250R, a menor esportiva de sua linha de motocicletas.

Verdade ou nÆo, obviamente nenhum executivo da marca confirma tais informa‡äes, que, diga-se, rolam soltas pelos bastidores desde o £ltimo SalÆo das Duas Rodas, em 2007. Certo mesmo ‚ que j  h  algum tempo a Kawasaki anda de olho em nosso crescente e promissor mercado. Se todas as previsäes se confirmarem a tempo, a “Ninjinha” tem tudo para cair nas gra‡as dos consumidores brasileiros em um futuro nÆo muito distante. Atrativos para isso ‚ o que nÆo faltam nesta pequena m quina japonesa.

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O projeto moderno e compacto de todo o conjunto aliado ao desenho esportivo fazem deste modelo um dos mais desejados, principalmente pelos motociclistas mais jovens. NÆo por menos a 250R ‚ uma das motos de maior sucesso da Kawasaki no mercado europeu e norte-americano desde que foi apresentada, na d‚cada de 1980.

KAWASAKI NINJA 250R - Ninjinha no Brasil?Design arrojado – A versÆo mostrada nas fotos ‚ a mais recente, lan‡ada oficialmente para o p£blico durante o SalÆo de MilÆo, em 2007. O maior destaque fica por conta do visual arrojado. Na dianteira chama a aten‡Æo o conjunto ¢ptico, formado por duas lanternas dispostas lado-a-lado. Como em todo modelo esportivo, as carenagens tˆm linhas harmoniosas, mas nÆo escondem o esp¡rito agressivo que toda moto de sua categoria tem que ter. Neste sentido, diga-se, nÆo h  como nÆo comparar a pequena Ninja com suas irmÆs maiores, a ZX-6 e ZX-10.
Apesar de todo o conjunto se mostrar bonito e inovador para uma esportiva de pequena cilindrada, o painel da 250R peca pela aparˆncia antiga. No lugar de modernos mostradores digitais estÆo trˆs grandes “rel¢gios” anal¢gicos para as rota‡äes do motor, velocidade e combust¡vel. Nem mesmo o hod“metro escapou desse deslize! O tanque de combust¡vel com capacidade para 17 litros de combust¡vel tamb‚m agrada pelo visual. A rabeta tem aspecto moderno e esportivo. A altura baixa do assento (775 mm do solo) aliada ao baixo peso do conjunto (154 kg) deve agradar aos pilotos mais inexperientes.

Mas nÆo apenas no desenho estÆo os principais atrativos desta pequena valente japonesa. A Kawasaki tamb‚m reservou boas surpresas para a parte mecƒnica. O objetivo era oferecer o m ximo em desempenho. E nisso, apesar de sua baixa cilindrada, a 250R nÆo deixa nada a desejar.

Motor e cicl¡stica – Equipada com um motor bicil¡ndrico em linha de 249 cmü com duplo comando de v lvulas no cabe‡ote (DOHC), com oito v lvulas e cƒmbio de seis velocidades. O propulsor gera bons 33 cv de potˆncia a 11.000 rpms, com torque de 2,24 kgf.m a 8.200 rpm. Todos esses n£meros sÆo resultados, entre outros, de um sistema de exaustÆo do tipo 2 em 1 bastante eficiente, que se caracteriza por oferecer ao condutor uma entrega de potˆncia mais precisa j  em baixas rota‡äes.

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No sistema de alimenta‡Æo a “Ninjinha” ainda sai equipada com dois carburadores Keihin CVK 30. No entanto, caso os rumores se confirmem, por aqui a Kawasaki dever  equipar o modelo com um moderno sistema de inje‡Æo eletr“nica a fim de se adequar …s r¡gidas normas de anti-polui‡Æo que passam a vigorar no Brasil a partir de janeiro de 2009 (Promot 3). Vale lembrar que na Europa a versÆo injetada j  ‚ comercializada pela fabricante.

Na parte cicl¡stica, a pequena Kawasaki faz a vez do “feijÆo com arroz”, ou seja, nada de muita sofistica‡Æo, apenas o trivial. As rodas sÆo de 17 polegadas com pneus de medida 110/70 na frente e 130/70 atr s. Os freios merecem algum destaque, j  que ambos sÆo do tipo margarida com um disco simples de 290 mm na dianteira e outro de 220 mm na traseira. A suspensÆo ‚ telesc¢pica com tubo de 37 mm e curso de 120 mm. Atr s o sistema utiliza um amortecedor a g s Uni-Trak com cinco regulagens na pr‚-carga da mola. Completa o conjunto cicl¡stico o quadro do tipo diamante confeccionado em a‡o.
Dispon¡vel em duas cores, verde e preto, a versÆo 2008 da Ninja 250R ‚ vendida nos Estados Unidos por cerca de US$ 3.500 (R$ 5.700). Para os motociclistas brasileiros resta apenas esperar e torcer para que os rumores se confirmem e a Kawasaki realmente chegue ao Pa¡s como f brica com um produto a altura dos anseios de seus futuros, e poss¡veis, consumidores.