Publicidade

Lambretta_02

Talvez a maioria dos nossos leitores não saiba, mas a Lambretta foi a primeira fábrica de veículos no Brasil, saindo na frente até mesmo da indústria automobilística. A implantação da fábrica Lambretta do Brasil S.A.- Indústrias Mecânicas, em 1955, como uma licenciada da Inocentti (dona da marca), no bairro da Lapa em São Paulo, coincidiu com a moda mundial da motoneta (em inglês, scooter), na década de 50. A produção entre 1958 e 1960, o apogeu da marca, superou a quantidade de 50.000 unidades/ano.

Propaganda de época da Lambretta

Propaganda de época da Lambretta

O veículo tornou-se tão popular no Brasil que os mais antigos até hoje chamam qualquer scooter de “lambreta”. Na década de 1950, andar de Lambretta era símbolo de status, e quem tinha uma passava a imagem de ser um sujeito com boa condição financeira, pois elas custavam caro.

Publicidade

A fábrica de motonetas Lambretta, apesar de ausente do Brasil a décadas, continua mais do que viva e está prometendo para os próximos dias a revelação do seu novo scooter, o L70 Vendetta, comemorativo aos 70 anos de existência da tradicional fábrica italiana, inicialmente com comercialização restrita à Europa.

Por enquanto nada se sabe sobre o novo scooter. O fabricante apenas divulgou uma foto “teaser” para aguçar a curiosidade dos fãs da marca e aficcionados nesse estilo clássico de scooter e informou que o modelo foi desenhado pelo Studio Kiska Design, o mesmo que desenha as motos Husqvarna e algumas KTM. A nova Lambretta virá em três versões, de 50, 125 e 180cc, com promessa de um veículo moderno, que irá agradar ao seu público.

Segundo o relógio decrescente exposto no website www.lambretta.com, no momento da edição dessa matéria, faltavam 7 dias, 6 horas, 37 minutos e 23 segundos para a revelação. Assim que o lançamento acontecer, o Motonline trará todas as informações sobre o novo produto da Lambretta.

Modelo Li

Lambretta modelo Li de 1959

Publicidade

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.