Publicidade

As scooters são uma paixão mundial e Lambretta é um de seus nomes mais famosos. Talvez por isso um britânico decidiu unir seu carinho pelas simpáticas scooter italianas e o amor pela velocidade, então foi daí que criou a Yambretta. Nada mais que uma explosiva combinação de Lambretta com motor da Yamaha RD 350.

Lambretta com motor de RD 350

Nas mãos de Jed Thompson, de Wiltshire, Inglaterra, o que começou como uma simples Lambretta se transformou em uma máquina com alma de Yamaha RD 350. Com o nome de Yambretta, esta criação foi mais do que uma mera paixão por motos, pois serviu como uma homenagem ao irmão falecido de Jed, Jamie. Com um passado compartilhado nas pistas de motocross,  a Yambretta tornou-se um símbolo do amor de dois irmãos pelo mundo sob duas rodas.

Yambretta leva o nome do irmão falecido de Jed, Jamie

Lambretta leva o nome do irmão falecido de Jed, Jamie

 

Publicidade

O processo de criação da Yambretta não foi nada simples. A princípio, tudo começou com um chassi rolante da Lambretta, o qual foi acoplado ao quadro de uma RD 350. Tendo em vista as particularidades de uma scooter, onde o piloto se senta em um banco diretamente acima do motor, várias modificações tiveram que ser feitas. O subquadro traseiro da RD foi completamente descartado, com o braço oscilante sendo reinventado para se adaptar à estrutura da Lambretta.

 

Motor Yamaha RD 350 dá vida à Yambretta

 

Publicidade

Lambreta venenosa

Além disso, Jed projetou o radiador dentro do compartimento de armazenamento da scooter. Este design com canais que percorrem o assoalho e aberturas posicionadas sob o assento e nos painéis laterais, garante uma dissipação eficiente do calor.

E quando se trata de desempenho, o Yambretta se torna um “lobo na pele de cordeiro“. Produzindo 60 cv e atingindo velocidades de até 210 km/h, ele não é apenas uma homenagem sentimental, mas uma máquina potente que pode desafiar até mesmo as motos esportivas de média cilindrada.

Jed Thompson, o criador da Yambretta

Jed Thompson, o criador da Yambretta

Veja também:

Publicidade

Adaptações necessárias na Yambretta

Toda essa potência requer mais controle do que uma simples scooter pode oferecer. Reconhecendo a importância da segurança, Jed equipou a Yambretta com discos de corrida tanto na parte dianteira quanto na traseira. Isso garante uma resposta de frenagem eficiente, permitindo que o piloto tenha confiança para alcançar altas velocidades

 

Embora transplantar um motor RD 350 em diferentes quadros não seja uma ideia revolucionária em si, o que torna o Yambretta especial não é apenas sua construção, mas também a história e o propósito por trás dele. Representa o encontro da engenharia moderna com a nostalgia. Ou seja, uma combinação da paixão pela velocidade com a saudade de um ente querido.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.