Resultado final do Dakar 2015

Marc Coma conquista o pentacampeonato nas motos

14ª vitória consecutiva da KTM e um título marcado pela regularidade. Foi assim o pentacampeonato do espanhol Marc Coma nas motos do Rally Dakar, conquistado neste sábado (17), em Buenos Aires (ARG), depois de 14 dias de aventura pela América do Sul. O piloto da KTM confirmou o favoritismo ao terminar a 37ª edição da prova com quase 17 minutos de vantagem para o segundo colocado, o português Paulo Gonçalves, da Honda. O estreante Toby Price (AUS), também da KTM, completou o pódio da categoria.

Mesmo sendo o sexto do dia, Marc Coma é o campeão do Dakar 2015 - foto by KTM

Mesmo sendo o sexto do dia, Marc Coma é o campeão do Dakar 2015 – foto by KTM

Apesar de ter vencido apenas uma das 13 etapas disputadas em 2015, Coma usou sua experiência e habilidade para estar durante todo o trajeto percorrido pela Argentina, Chile e Bolívia no pelotão de frente. Ele finalizou todos os trechos cronometrados entre os nove primeiros. Além da vitória no quinto dia, o competidor da equipe austríaca concluiu quatro estágios em segundo, dois em terceiro, um em quarto e quinto.

Coincidentemente, a pior colocação do espanhol no Dakar foi justamente a que lhe deu a liderança no acumulado das motos. Até então vice-líder da prova, seis minutos atrás de Joan Barreda, da Honda, Coma viu seu compatriota ter um dia terrível durante a oitava etapa, que passou pelo Salar de Uyuni, na Bolívia, e teve como destino Iquique, no Chile. Assim, o piloto da KTM, que completou o trecho apenas em nono lugar, assumiu o primeiro posto na classificação geral e não largou mais.

Marc Coma, que com o quinto título na categoria igualou a marca do francês Cyril Despres, seu ex-companheiro de time, ajudou a ampliar a dinastia da KTM na competição. Agora, a equipe austríaca conta com 14 títulos consecutivos nas motos do rali mais perigoso do mundo.

A 13ª e última etapa, que contou com apenas 101 km de especial por causa do mau tempo, terminou com dobradinha eslovaca, da KTM. Ivan Jakes venceu pela segunda vez na atual edição, 45 segundos a frente de Stefan Svitko. Toby Price acabou em terceiro, seguido de Paulo Gonçalves e Marc Coma.

Laia Sanz quebra marca que durava 34 anos - foto de Eric Vargiolu

Laia Sanz quebra marca que durava 34 anos – foto de Eric Vargiolu

A espanhola Laia Sanz, da Team HRC (Honda Racing Corporation) entrou para história do Rally Dakar se tornando a mulher melhor ranqueada ao completar a prova na nona colocação do acumulado. Ela superou o feito da francesa Christine Martin, também da Honda, que em 1981 terminou o trajeto disputado entre Europa e África na 10ª posição, marca que já durava 34 anos.

O piloto da Honda South America Rally Rally Team, Jean Azevedo, de São José dos Campos (SP), acabou o último trecho cronometrado deste ano em 24º lugar, terminando sua 17ª participação na prova na 22ª posição da classificação geral. Aos 40 anos, Jean superou inúmeras adversidades ao longo dos 14 dias de competição, que começou no último dia 4. Foram mais de nove mil quilômetros percorridos por três países: Argentina, Bolívia e Chile. O melhor desempenho do brasileiro foi na penúltima etapa, entre Termas de Rio Hondo e Rosário, na qual terminou na 14ª colocação. A maior dificuldade foi no deserto de sal, em Uyuni, na Bolívia, onde os pilotos encararam frio, chuva e uma das etapas maratonas, quando não pode ter apoio mecânico.

“Estou muito feliz em chegar até o fim de mais um Rally Dakar. Apesar de todos os contratempos, foram duas semanas de muita superação. Como sempre, foi um rali duro. Agradeço toda a equipe. Estão todos de parabéns”, diz Jean.

Jean Azevedo, piloto Honda South America Rally Team no Dakar 2015 - foto de Victor Eleutério

Jean Azevedo, piloto Honda South America Rally Team no Dakar 2015 – foto de Victor Eleutério

Conheça todos os campeões do Rally Dakar na categoria motos:

Todos os campeões do Rally Dakar

Todos os campeões do Rally Dakar

Resultados extraoficiais – 13ª e última etapa – Motos
1º Ivan Jakes (SVK) #21 (KTM) 52min06s
2º Stefan Svitko (SVK) #18 (KTM) +45s
3º Toby Price (AUS) #26 (KTM) 1min07s
4º Paulo Gonçalves (POR) #7 (Honda) +1min15s
5º Marc Coma (ESP) #1 (KTM) +3min11s
24º Jean Azevedo (BRA) #24 (Honda) +16min21s

Classificação geral final extraoficial – Motos:

Resultado final do Dakar 2015

Resultado final do Dakar 2015

Galeria com algumas das melhores fotos do Dakar 2015:

 

dakar