Luciano Ribodino, 18 anos, é o terceiro colocado na classificação da GP 1000 - Foto: Sérgio Sanderson

Moto 1000 GP: BMW Alex Barros Racing anuncia sua dupla de pilotos

Luciano Ribodino fará parte da Equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing em 2014

Luciano Ribodino fará parte da Equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing em 2014

A equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing anunciou nesta sexta-feira (dia 18) sua dupla de pilotos para a temporada 2014 do Moto 1000 GP. O time, que participou neste feriado dos testes coletivos do campeonato de motovelocidade, em Interlagos (SP), terá o bicampeão Luciano Ribodino na categoria principal (GP 1000) e a jovem promessa do esporte, Lucas Teodoro, na GP Light.

“Estou muito feliz em termos novamente uma equipe patrocinada pela BMW Motorrad e em poder anunciar a renovação com o bicampeão Ribodino e a nova promessa Lucas Teodoro, que acabou de completar 17 anos e estará na GP Light”, comentou o chefe da equipe, Alex Barros, ex-piloto da MotoGP e um dos ícones da história do motociclismo no Brasil e no mundo.

Luciano Ribodino

Luciano Ribodino

“O Ribodino dispensa apresentações, já está bastante entrosado com a equipe e, sem dúvida, estará na briga pelo seu terceiro título na GP 1000, agora com uma nova moto, a BMW S 1000 RR HP4. Já o Lucas foi um piloto que me impressionou bastante em um teste que fizemos no ano passado, quando ele ainda corria com motos de 300 cilindradas e andou pela primeira vez com uma moto 1000cc. Na GP Light, ele vai pilotar a BMW S 1000 RR”, explicou Barros.

A parceria entre a BMW e Alex Barros segue para a sua terceira temporada no Moto 1000 GP e já se tornou sinônimo de vitórias, com as conquistas de três títulos nacionais, um vice-campeonato nacional, um título regional e um vice regional, em apenas dois anos de existência da equipe. Em 2012, logo na temporada de estreia, a equipe sagrou-se campeã na categoria principal, com o argentino Ribodino, e na categoria GP Light, com o jovem piloto brasileiro Lucas Barros, filho de Alex.

No ano passado, mais um título com Ribodino na categoria GP 1000 e o vice-campeonato na GP Light, com André Paiato. A equipe ainda conquistou títulos regionais, com Ribodino sendo campeão paulista na GP 1000, e o vice-campeonato paulista com Paiato na GP Light. Ribodino, que completou esta semana 20 anos, está bastante empolgado com o início de uma nova temporada e quer usar os testes em Interlagos para trabalhar bem o acerto da nova moto, visando à abertura do campeonato, no dia 4 de maio, em Santa Cruz do Sul (RS).

“A expectativa é muito boa para a temporada. Já andei com a BMW S 1000 RR HP4 em Londrina, durante dois dias de testes, e agora teremos três dias para trabalhar bastante em Interlagos”, declarou o argentino que comparou a moto atual e a BMW S 1000 RR que lhe deu os títulos nas temporadas passadas. “A moto é muito melhor, mais leve, com motor mais potente e suspensão diferente”, acrescentou Ribodino, que iniciou sua carreira aos 10 anos na Argentina, disputando o campeonato nacional.

Lucas Teodoro

Lucas Teodoro

O companheiro do bicampeão em 2014 também começou cedo no esporte. Com apenas seis anos, Lucas Teodoro – que é natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo – já disputava campeonatos em kartódromos. Em 2008, foi vice-campeão paulista, na categoria RD 135cc. No ano seguinte, ficou com o vice no paulista de 250cc e, em 2010 e 2011, foi bicampeão do SBK na categoria 250cc. Em 2013, o piloto foi campeão da Copa Honda CBR 600F Pro no Paulista de Motovelocidade. “Estou muito feliz com a oportunidade de poder correr com a BMW e na equipe do Alex Barros. Eu e minha família sempre fomos fãs do Alex, acompanhávamos as corridas dele no mundial e nunca imaginei estar um dia correndo na sua equipe. É a realização de um sonho. Fiz um teste com a equipe no ano passado e conheci um pouco melhor a moto. É bem diferente e mais veloz do que as motos que eu estava acostumado a pilotar. Este ano, em Interlagos, vai ser a primeira vez que vou testar com a equipe e estou bastante animado”, comentou o jovem de 17 anos.

Além de Ribodino e Teodoro, da equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing, o time também terá mais quatro pilotos em ação nos testes coletivos do Moto 1000 GP, que começam nesta sexta e seguem até domingo: O francês Matthieu Lussiana e Lucas Barros, que vão correr pela equipe Petronas Alex Barros Racing na GP 1000, também farão testes com suas motos BMW S 1000 RR HP4. Na categoria GPR250, o time comandado por Alex Barros ainda terá os pilotos Lucas Torres e José Duarte, com as motos Honda CBR 250R. São os últimos preparativos para a 1ª das oito etapas do ano, que acontecerá dia 4 de maio, em Santa Cruz do Sul.

Confira o calendário do Moto 1000 GP em 2014:
4 de maio – Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
15 de junho – Autódromo José Carlos Pace / São Paulo (SP)
27 de julho – Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)
31 de agosto – Autódromo Zilmar Beux / Cascavel (PR)
28 de setembro – Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
26 de outubro – Autódromo Internacional de Curitiba / Pinhais (PR)
16 de novembro – Autódromo Internacional de Campo Grande / Campo Grande (MS)
7 de dezembro – Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)