Publicidade

A BMW pode estar trabalhando em uma nova moto esportiva. A novidade veio à tona com o registro de algumas patentes da marca alemã, que revelaram um novo design de quadro. Os rumores apontam ainda que poderia se tratar de um modelo com motor de três cilindros, numa espécie de mini S 1000 RR. Será?

BMW está trabalhando em nova esportiva

As novidades deram conta de que a BMW pode estar trabalhando em nova esportiva. Isso porque a marca registrou a patente de um novo chassis, que utiliza o motor como parte integrante. Popularizada como Diamond Frame, a configuração é muito comum na indústria e busca redução de peso e ganho de rigidez. A própria S 1000 já adota o estilo.

bmw esportiva s 1000 rr

A S 1000 RR é a principal moto esportiva da BMW na atualidade e pode ganhar uma irmã de média cilindrada em breve

Outra vantagem desse tipo de estrutura está em permitir que a moto fique mais estreita. Além disso, o bloco do motor tem rigidez significativa para a função. Mais do que isso, permite um alívio de peso, uma vez que o tamanho quadro é reduzido – apesar da necessidade estrutural de reforço em algumas partes.

Publicidade

Novo chassi da BMW foi patenteado recentemente no exterior

Veja também:

Moto BMW com motor três cilindros?

Os registros de patente do novo chassi alimentaram rumores de uma nova BMW esportiva. Mais do que isso, de um modelo movido por um novíssimo motor de três cilindros. Colaborando para essa ideia está o fato de que um motor tricilíndrico caberia no novo chassi, praticamente no mesmo espaço que um bicilíndrico ocuparia.

A marca alemã já teve modelos de três cilindros no passado, com motos como a famosa K75. No entanto, desde então já se passaram décadas que este tipo de layout deixou a linha de motocicletas da marca.

Publicidade
moto bmw esportiva

Última BMW esportiva de três cilindros foi protótipo destinado à MotoGP que, depois de muito trabalho de desenvolvimento, acabou nunca alinhando no grid

No entanto, a última BMW de três cilindros foi um protótipo da MotoGP! Um projeto abortado de ainda do início dos anos 2000, quando muitos novos fabricantes foram tentados a entrar na série em função do então novo regulamento de motor quatro tempos. Algumas unidades chegaram até a ganhar forma… e acabaram leiloadas mais tarde.

Desde então, somente rumores de motos BMW esportivas de três cilindros persistiram. Frequentemente, são sugestões de uma máquina menor – talvez uma S 675 RR. Por fim, desta vez a patente, com a sua menção específica do motor, possa indicar que o modelo possa ser de fato real um dia.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]