Publicidade

Vindo da segunda posição do grid, Xavier Simeon fez uma prova bastante técnica para conquistar a primeira vitória da carreira na nona corrida da temporada, o Grande Prêmio da Alemanha, à frente do líder do Campeonato do Mundo Tito Rabat, em segundo, e de um inesperado terceiro classificado Alex Rins.

Simeon: “Não queria deixar escapar a minha 1ª vitória”

Simeon: “Não queria deixar escapar a minha primeira vitória”

O belga da Federal Oil Gresini Moto2 esteve sempre entre os três primeiros e após uma primeira passagem pela liderança da corrida nas segunda e terceira voltas, perdeu um pouco de terreno para ficar a maior parte da corrida no terceiro posto, mas sempre de olhos grudados em Zarco e Franco Morbidelli.

Xavier Simeon: “Não sabia onde o Zarco estava na última volta, mas acelerei ao máximo. Nas últimas duas curvas optei por trajetórias apertadas porque não queria deixar escapar a minha primeira vitória. Fiz uma boa corrida e tive sempre um ritmo forte desde início. Já por várias vezes tinha largado da primeira linha, mas sem terminar entre os três primeiros. Contudo, desta vez queria que fosse diferente; fiz boa largada e estava muito confiante atrás do Morbidelli e do Zarco. Vi que o Zarco começou a se distanciar, por isso passei o Morbidelli e comecei a ir atrás dele. Sabia que tinha de passar e acelerar. Estou muito contente pela minha família e pela equipe, quero agradecer a todos os meus fãs belgas, é uma vitória importante para mim e para eles”.

Publicidade

Só na 21ª volta é que Simeon superou o italiano Italtrans Racing Team e foi então atrás do gaulês para anular por completo a parca vantagem que tinha conseguido. O ataque foi de tal forma eficaz que, após cinco voltas, o belga retornava à liderança da corrida na frenagem da primeira curva.

O líder do Campeonato perdeu algum terreno, mas na última volta aumentou o ritmo para esboçar a ultrapassagem na Curva 8, mas sem sucesso. Quase já se tempo, Zarco não descolou, mas acabou por não ter os recursos necessários para chegar à quinta vitória da temporada e teve de se contentar com a segunda posição, o que ainda assim representou o oitavo pódio consecutivo de uma temporada de grande regularidade.

Enquanto isso, logo atrás, na última curva, viviam-se as emoções mais fortes da corrida. O Campeão do Mundo Tito Rabat, que tinha largado da nona posição do grid e fez uma prova de recuperação, chegando muito perto de Morbidelli, levando mesmo a crer que ainda poderia terminar a prova germânica no pódio. Contudo, o italiano, que perdeu muito terreno nos momentos finais, derrapou de frente e caiu acabando, levando consigo o espanhol da Estrella Galicia 0,0 Marc VDS que não teve como evitar a colisão, sendo depois encaminhado para a Clínica Móvel para avaliação da fratura na clavícula direita que contraiu em acidente de treino em Almería na semana passada.

Com este contratempo, o terceiro degrau do pódio acabou literalmente caindo no colo de Alex Rins. O espanhol da Páginas Amarillas HP40 acabou assim por garantir o quinto pódio da temporada e segundo consecutivo.

Publicidade

Atrás dele, Simone Corsi (Athinà Forward Racing) e Sam Lowes (Speed Up Racing) completaram a lista dos cinco primeiros, com Thomas Luthi (Derendinger Racing Interwetten) e Takaaki Nakagami (Indemitsu Honda Team Asia) fazendo com que fossem sete as nacionalidades diferentes representadas no Top 7.

Lorenzo Baldassarrri (Athinà Forward Racing), Julian Simon (QMMF Racing Team) e Dominque Aegerter (Technomag Racing Interwetten) foram os restantes nomes dos dez primeiros, enquanto Sandro Cortese, da Dynavolt Intact GP, foi o melhor representante da casa ao terminar na 11ª posição.

Em termos de Campeonato, Zarco segue na frente, agora com 179 pontos, 65 a mais que Tito Rabat, com Sam Lowes em terceiro (107), seguido de Alex Rins (103) e Thomas Luthi (99).

Situação do campeonato após 9 etapas:

Publicidade

Moto2_campeonato_12_07

Banner GP Dorna