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A 18ª e última corrida da temporada de 2015 do Campeonato do Mundo de MotoGP™, disputada neste domingo no circuito espanhol Ricardo Tormo na Comunidade Valenciana, terminou com vitória de Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP), à frente da dupla da Repsol Honda Marc Márquez e Dani Pedrosa. Lorenzo sagrou-se, assim, Campeão do Mundo de MotoGP™ em 2015 com cinco pontos de vantagem sobre o colega de equipe Valentino Rossi, que foi quarto na corrida.

Após incrível recuperação no campeonato, Lorenzo conquista o título de 2015 de MotoGP™

Após incrível recuperação no campeonato, Lorenzo conquista o título de 2015 de MotoGP™

Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech 3) e Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3) completaram a lista dos seis primeiros, enquanto Andrea Dovizioso (Ducati Team), Aleix Espargaró (Team Suzuki Ecstar MotoGP) e Danilo Petrucci (Octo Pramac Racing) foram os restantes nomes do Top 10.

Desde a largada Lorenzo assumiu a liderança, seguido de Pedrosa e Márquez, enquanto Rossi era 15º ao final da primeira volta. Após três passagens pela linha de chegada Iannnone sofreu queda enquanto Rossi era nono, com a ponta da corrida a ser composta por Lorenzo com Márquez e Pedrosa logo atrás.

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Rossi largou em último e chegou à quarta colocação, entretanto insuficiente para a conquista do título

Decorridas seis das 30 voltas da corrida, Lorenzo continuava na frente com Márquez e Pedrosa nas posições imediatas, perdendo terreno para o líder, enquanto Rossi já tinha passado por Smith e Petrucci para estar em sétimo.

Na 13ª volta Rossi superava Dovizioso para chegar a quarto, mas a 11 segundos de Pedrosa, terceiro. A menos de cinco voltas do final Márquez ameaçou a primeira posição de Lorenzo, enquanto Pedrosa aumentava o ritmo, mas sem recursos para chegar aos dois primeiros. Já Rossi continuava em quarto, a mais de dez segundos de Pedrosa, com o título praticamente definido nas mãos de Lorenzo.

Márquez não conseguiu atacar Lorenzo na última volta com Pedrosa colado na sua roda, o que deu a vitória e o título a Lorenzo, que terminou o ano com 330 pontos contra os 325 de Rossi e os 242 de Márquez.

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Nunca houve dúvidas quanto ao enorme talento de Jorge Lorenzo numa moto; o quinto título só o consolidou ainda mais como uma lenda moderna. Jorge Lorenzo começou a correr de moto com apenas três anos e depressa começou a participar em corridas de minicross. Quando tinha nove anos Lorenzo já tinha ganho uma variedade de títulos nacionais de mini-motos, trial e motocross júnior. Em 1997 Lorenzo passou para a velocidade, alinhando na Aprilia Cip 50cc em 1998. Em 2000 Lorenzo foi especialmente autorizado a competir no Campeonato de Espanha de 125cc; tinha 13 anos e era demasiado jovem para competir, mas venceu a competição e também o Campeonato da Europa no ano seguinte.

O caminho para o topo foi rápido e em 2002 Lorenzo estreou no Campeonato do Mundo de 125cc. Teve de esperar até à qualificação de Jerez para estrear em pista, uma vez mais abaixo do limite mínimo de idade. Lorenzo teve como melhor resultado esse ano um sétimo lugar. Em 2003 Lorenzo manteve-se com a Derbi na categoria menor, com um difícil início de temporada a vê-lo pontuar apenas por duas vezes nas nove primeiras corridas.

O GP do Brasil foi o ponto de virada, com Lorenzo vencendo e a ganhando a alcunha “Por Fuera”; uma clara referência à incrível ultrapassagem que fez por fora sobre Casey Stoner e Dani Pedrosa no GP do Brasil para garantir a primeira vitória no Campeonato do Mundo. A alcunha passou mais tarde a fazer parte integrante do desenho dos seus capacetes.

Lorenzo ficou nas 125cc em 2004 para conquistar três vitórias e quatro pódios que se converteram no quarto posto da geral antes de passar para as 250cc em 2005. Foi um ano de estreia forte com a Fortuna Lotus Honda, com Lorenzo somando seis pódios e a estabelecer-se como um dos pilotos mais agressivos do grid.

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Para 2006 e 2007 a Fortuna Lotus trocou para Aprilia e Lorenzo dominou a categoria intermédia, conquistando dois títulos consecutivos e assegurando um total de 17 vitórias. Estes resultados valeram-lhe um contrato com a Yamaha de fábrica, juntando-se à então Fiat Yamaha Team com um acordo de dois anos a partir de 2008.

Logo_MotoGP_150x77Lorenzo garantiu a pole logo na primeira corrida que disputou na categoria rainha, no Qatar, convertendo-a depois na segunda posição na corrida. Nas duas etapas seguintes Lorenzo voltou à pole e venceu naquela que foi apenas a sua terceira corrida. Contudo, o desastre bateu à porta na China, com o maiorquino caindo forte, fraturando os dois tornozelos nos treinos. Mesmo assim, alinhou no grid para terminar em quarto. Depois, em Barcelona, Lorenzo sofreu a quinta queda em quatro corridas, o que o obrigou a se ausentar da corrida. Em Indianápolis Lorenzo voltou a ser cuspido da moto, fraturando uma vez mais ambos os pés. Ele conquistaria mais dois pódios até ao final do ano para terminar a temporada de estreia na categoria rainha na quarta posição.

Depois de ter aprendido muito sobre si próprio e sobre como correr com uma máquina de MotoGP™, Lorenzo levou a cabo sério ataque ao título em 2009 com oito pódios e duas vitórias nas nove primeiras etapas. Lorenzo também trocou do número 48 para o agora tradicional 99 na temporada de 2009. Foi durante neste período que teve lugar o famoso duelo da Catalunha entre Lorenzo e Valentino Rossi, com o espanhol terminando em segundo e o italiano a ganhando vantagem no Campeonato. Desistências nos GPs de Inglaterra e da República Checa acabaram com as esperanças do título de Lorenzo.

Finalmente, em 2010 tudo se conjugou para Lorenzo; manteve-se com a Yamaha Factory Team e apesar de ter ficado de fora a maior parte da pré-temporada devido a lesão na mão, terminou a corrida do Qatar em segundo. Nas primeiras dez corridass Lorenzo nunca terminou abaixo de segundo e só por três vezes ficou fora do lugar mais alto do pódio. Enquanto isso, Rossi caiu em Mugello e fraturou a perna. Ao longo de todo o ano Lorenzo só por duas vezes ficou fora do pódio, em Aragão e Motegi, terminando o ano com um total de 383 pontos e conquistando o primeiro Campeonato do Mundo de MotoGP™.

Em 2011 Lorenzo optou por rodar com o número 1 na moto, lutando forte com Casey Stoner. A defesa do título começou bem para Lorenzo com três pódios e uma vitória nas cinco primeiras corridas, mas caiu no GP de Inglaterra, o que permitiu a Stoner aproveitar o momento. O ataque ao australiano continuou até Lorenzo cair no warm-up do GP da Austrália, perdendo a ponta do dedo.

Com o tradicional 99 de novo na frente da sua Yamaha, Lorenzo fez um início de 2012 explosivo, com quatro vitórias e dois segundos lugares nas seis primeiras corridas. Ao longo de todo o ano Lorenzo só por duas vezes terminou fora dos dois primeiros; quando não terminou em Aragão e Valência. Lorenzo voltou a ser coroado Campeão do Mundo, o segundo título da carreira na categoria rainha.

Em 2013 Lorenzo, e o resto do Campeonato do Mundo de MotoGP™, tiveram de lidar com o jovem e talentoso Marc Márquez (Repsol Honda). Foi um ano difícil para Lorenzo, que fraturou a clavícula em Assen, mas mesmo assim foi quinto na corrida. Uma nova queda no GP da Alemanha viu-o agravar a lesão e ficar fora da corrida. Cinco vitórias nas últimas sete corridas do ano levaram-no a lutar ainda pelo título em Valência, mas acabou terminando em segundo.

Em 2014 Lorenzo teve um início da campanha desastroso, sofrendo uma pouco característica queda durante a primeira corrida no Qatar; a primeira queda em corrida desde Valência em 2012. Os problemas continuaram em Austin, com queima de largada e um resultado final em décimo. Lorenzo acabou por conquistar apenas duas vitórias, terminando o ano em terceiro.

O ano de 2015 começou com três corridas difíceis para Lorenzo, com dois quartos e um quinto lugares, levando a muitas dúvidas sobre a possibilidade de lutar pelo título. Uma sequência de quatro vitórias quando o paddock do MotoGP™ regressou à Europa trouxe esperanças, enquanto as três quedas de Márquez o deixaram foram da corrida pela coroa. Uma sequência de resultados nas próximas cinco corridas levaram a que a decisão do título de 2015 fosse um duelo entre os pilotos da Movistar Yamaha, Rossi e Lorenzo. Apesar de queda em Misano, Lorenzo acabou conquistando o quinto título da carreira em Valência com 330 pontos.

Resultado final da temporada de 2015 – MotoGP™

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