Publicidade

Quando falamos de motociclismo de trial, Toni Bou é certamente o primeiro nome que vem à mente. E tem como ser diferente? Conheça a história do espanhol que conquistou seu 34º título Mundial, aos 38 anos.

Toni Bou: O início de uma lenda

Toni Bou começou a andar de moto com apenas 8 anos e não demorou para entrar nas competições juvenis. Apesar de não ter uma moto adequada para o trial no começo, isso não o impediu de se aventurar nas suas primeiras competições da modalidade.

Dessa forma, o que era apenas um hobby de criança começou a ficar sério quando em 2007, aos 21 anos, Toni Bou assinou contrato com a equipe Montesa Honda. E que escolha acertada!

Toni Bou, 33x campeão mundial de Trial

Toni Bou durante competição Outdoor Trial das Nações em 2021

Publicidade

Nesse mesmo ano, ele ganhou o Campeonato Mundial de Trial Indoor e daí começou, de fato, sua carreira vitoriosa no motociclismo trial. Desde então, Toni conquistou título após título, tanto em competições indoor quanto outdoor, tornando-se o principal nome da modalidade.

Trajetória de campeão

Ao decorrer da sua carreira, Bou conquistou uma lista imensa de títulos e recordes. Ele é 17 vezes campeão mundial outdoor livre e 17 vezes campeão mundial indoor, com um total de 34 títulos mundiais de trial! Sendo assim, esses números são uma prova do talento, dedicação e habilidade excepcionais de Toni nas pistas.

O que torna Toni tão especial é a forma como ele pilota, abordando os obstáculos com uma mistura eficiente de cautela e ousadia. Toni calcula cada movimento com precisão, mas também assume riscos quando necessário.

No entanto, nem tudo foram flores. Toni já enfrentou acidentes graves, como uma lesão no quadril em 2019, que ameaçou sua sequência de vitórias. Mesmo com contratempos, Toni retornou às pistas mantendo o alto nível de sua pilotagem.

Publicidade

Veja também:

Veterano, Toni Bou continua em alto nível

Recentemente, o piloto da HRC Repsol Honda Montesa conquistou seu 17º título ao ar livre. Neste ano, ele se destacou novamente, garantindo o título outdoor antes mesmo da etapa final em Vertolaye, França. Mesmo liderando, Bou não diminuiu o ritmo, alcançando sua décima vitória na temporada. Aos trinta e oito anos, ele acumula um total de 142 vitórias em competições outdoor, tendo terminado entre os três primeiros em 80% das corridas que disputou.

 

Publicidade

Com o campeonato indoor se aproximando do fim, Bou está mais uma vez no topo e pronto para mais um possível título. E não podemos esquecer de suas 18 vitórias com a seleção espanhola. No próximo evento, a Prova das Nações 2023 na França, a Espanha promete ser uma forte concorrente, tendo dez dos seus pilotos entre os melhores do mundo.

Apesar de todos os seus recordes e vitórias, as perguntas sobre uma possível aposentadoria permanecem. Perto dos 40 anos, uma idade em que a forma física é crucial, somada a uma técnica perfeita, como será o futuro do campeão? Enquanto essa resposta não chega, só podemos continuar a aplaudir e admirar um dos maiores talentos que o motociclismo já viu.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.