Publicidade
Foto: Divulga‡Æo

Foto: Divulga‡Æo

A equipe do Motonline est  sempre participando de intercƒmbios com pessoas de v rios pa¡ses, buscando informa‡äes a respeito do segmento motociclistico, novidades, leis, etc.

Num desses intercƒmbios, contou com a participa‡Æo do presidente da Federa‡Æo dos Moto Clubes do Estado de SÆo Paulo (FMC), Reinaldo de Carvalho Bueno, o qual levantou diversas questäes a respeito da vida motociclistica em Portugal, travando um dialogo com o nobre Deputado Rodrigo Ribeiro, como se diz l , um ac‚rrimo defensor da causa motociclista.

Num trecho da correspondˆncia, o Deputado menciona: “As faixas reflectoras nos capacetes deixaram de ser obrigat¢rios h  j  v rios anos. H  capacetes pequenos legais, ainda que toda gente recomende os integrais. Ainda se anda por entre os carros no transito”.

Publicidade

Em seguida completa: “As portagens para motas sÆo 1/3 mais baratas e estamos a tentar que se pague s¢ metade”.

O presidente da FMC pergunta: “Por que os refletivos deixaram de ser obrigat¢rios? O que ‚ portagens para motos?”

Ao que o Deputado responde: “Os reflectivos deixaram de ser obrigat¢rios porque os pol¡ticos, um c‚lebre dia, abriram os olhos e constataram que o que tem que ser visto ‚ o ve¡culo e nÆo o condutor! Acresce que as duas fitas horizontais reflectoras, que a lei obrigava para os capacetes (na zona da nuca), quase nÆo reflectiam nada pois, em andamento, o capacete est  ligeiramente ca¡do para a frente e os refletivos s¢ reflectiam AS ESTRELAS !”

Complementa ainda: “As portagens (o acordo luso brasileiro ainda nÆo ‚ perfeito) sÆo o ped gio. Actualmente, pagamos menos 1/3 nas auto-estradas mas queremos s¢ pagar metade. Os rails (guard rails no Brasil) desprotegidos matam, seja em que pa¡s for e “OS DIREITOS NÇO SE PEDEM, EXIGEM-SE”.

Publicidade

Em seguida, o Deputado acrescenta uma id‚ia sensacional:

Post Scriptum – “Coloquem Vossos pol¡ticos como passageiros das vossas motas. Fa‡am algumas curvas apertadas, responsavelmente, junto … rails desprotegidos. No final do passeio, terÆo uma Lei aprovada por unanimidade. Foi o que eu fiz!!!

Como pode ser comprovado, Motonline recebe id‚ias que podem ser aplicadas por qualquer motociclista que conhe‡a um Parlamentar. Convide-o para uma volta, mostre o que ‚ andar de moto no transito de qualquer cidade (Capitais e Interior), ande nas rodovias em concessÆo e depois nas rodovias federais (pode ser a Regis Bittencourt, por exemplo), e quem sabe, teremos realmente uma mudan‡a dr stica que beneficie os motociclistas brasileiros.

Observa‡Æo: o presidente da FMC est  convencendo o nobre Deputado a vir para o Brasil conhecer o SalÆo das Duas Rodas, de 16 a 21 de outubro de 2007.

Publicidade