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Nova Honda GL1800 Gold Wing: tecnologia em seu mais alto nível

VersÆo com avan‡ado sistema de seguran‡a desenvolvido pela marca passa a ser comercializada no mercado nacional a partir de maio

Quando foi apresentada no SalÆo Duas Rodas 2005, a Honda GL 1800 Gold Wing j  retratava o que existia de mais moderno em tecnologia aplicada numa motocicleta. Al‚m de um potente motor de 1.832 cm3, possu¡a, entre outros itens, um sofisticado sistema de  udio, freios ABS e piloto autom tico. Era quase imposs¡vel imaginar que tivesse capacidade para comportar qualquer outro item inovador. Mas a Honda surpreendeu novamente. Ap¢s mais de uma d‚cada de estudos, incorporou ao modelo o pioneiro sistema de seguran‡a de airbag desenvolvido para ve¡culos de duas rodas.

Esse avan‡o reflete o constante trabalho de pesquisa realizado pela empresa para oferecer produtos com o mais elevado grau de tecnologia e que atendam as expectativas de seus exigentes consumidores.

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Al‚m disso, demonstra a evolu‡Æo do modelo da categoria Touring com mais de 30 anos de hist¢ria, que tem a proposta de atender um p£blico formado por motociclistas experientes, de alto poder aquisitivo, apreciadores de exclusividade e diferencia‡Æo. Em outras palavras, a motocicleta alia sofistica‡Æo e voca‡Æo estradeira, transformando-se em sin“nimo de turismo e lazer sobre duas rodas.

Nova Honda GL1800 Gold Wing: tecnologia em seu mais alto nívelConsiderado um dos principais itens projetados para a seguran‡a, o airbag destaca ainda mais uma motocicleta que esbanja tecnologia de ponta, conforto e robustez. O controle autom tico de velocidade de cruzeiro e o conjunto de trˆs compartimentos de bagagem, com abertura por controle remoto, por exemplo, refletem esse “esp¡rito” da nova Gold Wing.

Outro destaque ‚ o seu conjunto de  udio com pr‚-sintoniza‡Æo de 12 esta‡äes de emissoras de r dio AM/FM, al‚m do sistema de marcha a r‚ com acionamento el‚trico, operado por um simples toque de botÆo.  por esses e mais uma s‚rie de itens que a GL 1800 Gold Wing se tornou o principal sonho dos motociclistas apaixonados por viagens de longos percursos.

Dispon¡vel nas cores preta e prata met licas, a nova versÆo importada dos Estados Unidos chega para refor‡ar sua atua‡Æo no mercado nacional. A motocicleta representou 33% de share da categoria Touring logo no primeiro ano de comercializa‡Æo – acumulado entre mar‡o e dezembro de 2006. Para este ano, a Honda planeja vender aproximadamente 100 unidades, o que significar  acr‚scimo de 37% em compara‡Æo ao volume registrado no ano passado. A partir de 2007, a Honda importar  apenas a versÆo equipada com airbag.

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Hist¢rico de evolu‡Æo – A apresenta‡Æo da avan‡ada versÆo com sistema airbag ‚ mais um cap¡tulo nesse hist¢rico de sucesso iniciado no distante ano de 1974, quando foi lan‡ado o modelo GL 1000. · ‚poca, equipada com um motor revolucion rio de quatro cilindros opostos, de 999 cm3 e arrefecimento a l¡quido. Seis anos mais tarde, em 1980, chegava ao mercado a GL 1100.

De l  pra c , evoluiu muito, buscando atingir as expectativas de um consumidor  vido por uma motocicleta potente, de cicl¡stica e suspensäes de excelentes n¡veis. Em 1988, seu motor ganhava novas dimensäes. Era lan‡ado no mercado norte-americano com 1.500 cm3.

Outro progresso foi demonstrado em 2001 com a GL 1800. O modelo chegou ao mercado com um propulsor de 1.832 cm3 em seis cilindros contrapostos, com transmissÆo por eixo cardÆ e acionamento el‚trico da marcha a r‚, al‚m dos freios com sistema antitravamento ABS.

O airbag deixa de ser um item at‚ entÆo exclusivo de ve¡culos de quatro rodas e passa a fazer parte da estrutura da GL 1800 Gold Wing, que foi escolhida para receber o equipamento em fun‡Æo do amplo espa‡o dispon¡vel. O sistema est  centralizado entre o piloto e o painel, acima do revestimento do tanque de combust¡vel.

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Mais de uma d‚cada de pesquisas – O desenvolvimento do airbag para motocicleta ‚ reflexo do extenso trabalho de pesquisa promovido pela Honda ao longo de mais de dez anos. Nesse per¡odo, profissionais das mais diversas  reas estiveram envolvidos em uma s‚rie de a‡äes, com a proposta de encontrar ferramentas para viabilizar tal tecnologia.

Em 1990, quando a Honda iniciou os estudos, o foco central consistia em encontrar tamanho e m‚todo apropriados, e meios para fix -lo na moto. Seu primeiro grande passo nesse sentido ocorreu seis anos mais tarde, quando foi instalado um sistema airbag incluindo sensores em uma Gold Wing de 1500 cm3.

Pesquisas em outras motocicletas, como um scooter de grande cilindrada, e a participa‡Æo em eventos internacionais sobre seguran‡a em ve¡culos foram alguns dos desafios da Honda nesse per¡odo de desenvolvimento. Foi realizada uma s‚rie de testes, incluindo aqueles em que ambos os ve¡culos estavam em movimento, tamb‚m utilizando bonecos (Dummy) em teste de impacto.

A conseqˆncia desse amplo envolvimento da marca se materializou em meados do ano passado, com o lan‡amento oficial da primeira motocicleta com sistema airbag no mundo.

Airbag: tecnologia em prol da seguran‡a
O airbag para ve¡culos sobre duas rodas evidencia a mais alta tecnologia em cada cent¡metro de seu formato. O sistema consiste em trˆs componentes. A Unidade Airbag, que est  posicionada em frente ao condutor, o Airbag ECU, que analisa impactos e determina se deve ser inflado ou nÆo, e os sensores de desacelera‡Æo (batida) localizados nos garfos da suspensÆo dianteira.

Unidade Airbag – Localizada na frente do piloto, a Unidade Airbag armazena uma s‚rie de equipamentos importantes para o seu funcionamento. A bolsa infl vel possui o mesmo tipo de material aplicado nos sistemas de airbag dos autom¢veis: fibra sint‚tica resistente com revestimento interno de silicone.

Quando inflada de g s nitrogˆnio, alcan‡a um volume de aproximadamente 150 litros. Al‚m disso, o equipamento ‚ desenhado em formato de “V” invertido para que o piloto nÆo seja jogado para frente ap¢s o impacto. Um prendedor fixa o airbag junto … motocicleta. Com isso, o equipamento nÆo se desloca para frente junto com o condutor. Para amortecer o impacto do airbag com o piloto, respiros para esvaziar estÆo localizados em cada lado do conjunto.

O m¢dulo tamb‚m concentra o Inflador. Trata-se de um recipiente de metal similar a estrutura do inflador usado no airbag de um carro. Inclui, entre outros itens, um dispositivo eletr“nico de igni‡Æo e o agente de igni‡Æo de g s nitrogˆnio. O Inflador responde instantaneamente ao impulso eletr“nico do Airbag ECU, iniciando o fluxo de g s nitrogˆnio para inflar o equipamento.

ECU (Eletronic Control Unit) – Outro componente do sistema, o ECU tem alto grau de confiabilidade. Primeiro tem a fun‡Æo de monitorar continuamente os dados recebidos dos sensores de desacelera‡Æo (batida), comparando-os com o comportamento padrÆo da motocicleta. Assim, determina se ‚ necess rio ou nÆo dispar -lo.

Al‚m disso, ‚ respons vel por diagnosticar poss¡veis falhas no sistema. Caso algum problema seja detectado, uma luz se acender  no painel de instrumentos e alertar  o condutor. Mesmo que a corrente el‚trica do ECU seja completamente ou parcialmente cortada, uma fonte auxiliar estar  dispon¡vel para ajudar na manuten‡Æo da funcionalidade do sistema.