Publicidade

A Honda foi pioneira equipando um modelo de série com airbag para motos. Agora, a tecnologia que estreou na Gold Wing, em 2006, pode ser levada a motocicletas mais populares. Confira como a marca estuda levar mais segurança ao trânsito.

Airbag para motos

Assim como o ABS e o controle de tração, os airbags são outros daqueles auxílios de segurança que primeiro se firmaram no mundo dos carros. Além disso, ao contrário de itens como cintos de segurança em carros e capacetes em motos, os airbags são uma forma de segurança sem a necessidade de ação direta por parte do condutor.

airbag para motos

Honda já equipou scooter em estudo sobre novo airbag, ainda em 2017

Contudo, nas motocicletas essa grande ajuda ainda possui barreiras. A Honda, por exemplo, já reinventou o item e vende a luxuosa touring Gold Wing equipada com airbag para motos. Entretanto, o sistema, quase ao estilo carro da Wing, funciona especificamente para modelo.

Publicidade

O item ainda não foi adaptado para caber em motos menores e mais ‘convencionais’. A própria Honda já estuda mudar essa situação. Assim, surgiram patentes com um airbag para motos equipando scooters, mas nada de populares streets, até agora…

Veja também:

airbag para motos

Ideia da marca é que airbag para motos de pequeno porque seja uma espécie de “colete” inflável

Airbag ‘abraçando’ o piloto

A Honda está desenvolvendo um novo airbag para motos refinado, para uma potencial produção futura. A mais recente patente sobre o item gira em torno das complexidades do sistema de separação.

Publicidade

No projeto mostrado, o airbag, ao ser acionado, ele partiria da seção traseira do tanque, envolvendo o piloto e depois se destacando para que, quando o piloto sair da moto, o item esteja “abraçado” com o condutor.

airbag para motos

Ao ser ativado o airbag para motos poderia ficar “abraçado” ao condutor

Mais do que isso, para equipar motos mais convencionais, o design precisa ser relativamente simples. Tudo isso para manter os custos baixos e garantir uma operação confiável, sem muitas peças eletrônicas ou móveis.

Além disso, quando ativado – mesmo após anos de inatividade – o airbag para motos ainda precisa ser confiável para fazer seu trabalho. O mais recente projeto de patente da Honda busca tudo isso, e foi visto no esboço equipando o modelo VTR 250, uma street naked de baixa cilindrada semelhante a uma “Twister”.

Publicidade
airbag para motos

Última atualização do projeto da Honda teve esboço do airbag equipando o modelo VTR 250

Por fim, ainda não se sabe quando esta ideia pode chegar à produção. Contudo, a Honda tem o ousado objetivo declarado de eliminar as fatalidades envolvendo as suas motos e automóveis até 2050 – daqui a apenas 26 anos! Então, o novo airbag para motos pode chegar mais cedo do que pensamos…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]