FJR1300_Yamaha

Nova – Yamaha FJR 1300

Para encarar qualquer moto premium importada, com tudo que a eletrônica pode oferecer de conforto e segurança. Conheça a nova Yamaha FJR 1300 pronta para 2013 e peça a sua ao papai noel… Ah ele só vai encontrar na Europa ou EUA.

Como as melhores motos de turismo, com toda eletrônica que tem direito

Como as melhores motos de turismo, com toda eletrônica que tem direito

No modelo AS há embreagem automática. O que distingue a FJR1300AS é o seu sistema eletrônico de controle da embreagem  (YCC-S), ele permite trocar de marcha  com o polegar ou o pé esquerdo, sem  usar a alavanca de embreagem. Este sistema reduz a fadiga nas viagens longas. E o novo “Stop Mode” muda automaticamente para a primeira velocidade após uma parada. O modelo S é com embreagem convencional.

Motor desloca 1.298 cm3 com quatro cilindros em linha, com acelerador estilo “ride by wire” de controle eletrônico (YCC-T) que entrega potência de forma suave e gradual, proporciona um desempenho desportivo, com seus 146,2 cv. O seu elevado torque (14,1 Kgf.m) permite trafegar em qualquer marcha e sua potência faz acelerar forte partindo já de baixas rotações. O desempenho permite percorrer longas distâncias sem se esforçar muito.

Painel com todas as funções que uma moto dessa categoria deve ter

Painel com todas as funções que uma moto dessa categoria deve ter

A ergonomia dela é totalmente ajustável. A altura do assento e a posição do guidão podem ser ajustados para se adequarem a diferentes estilos de condução e de postura, para uma maior proteção contra o vento, está disponível um pára-brisas ajustável eletricamente e
um sistema de direcionamento do ar.
O sistema de controle de tração (TCS) é comutável e proporciona confiança adicional ao evitar a perda de tração da roda traseira.

Há tambem o sistema D-MODE que permite a escolha entre dois mapas do motor: uma para a tocada normal e outra esportiva. Ao andar entre a 3.ª e a 5.ª marchas de 50 km/h aos 180 km/h, o sistema do piloto automático pode ser acionado e a velocidade de cruzeiro fica constante para mais conforto e respeitar os limites de velocidade.

O modelo FJR1300AS vem equipado com novos garfos dianteiros invertidos que fazem parte integral do novo pacote de suspensão eletronicamente ajustável. Em conjunto com o amortecedor traseiro, a nova suspensão pode ser ajustada para se adequar a diferentes condições de carga e condução, permitindo-se afinar o sistema em apenas alguns segundos.

Para complementar as especificações de moto de turismo desportiva, a mais recente FJR1300AS vem agora equipada com um painel de instrumentos em 3 partes e especificações de alta qualidade. Esta consola de alta tecnologia, ao estilo automóvel, inclui um tacómetro analógico do lado esquerdo, um velocímetro digital ao centro e um ecrã multifunções com matriz de pontos do lado direito.

Esta é uma moto para percorrer distâncias grandes, por isso, é importante uma carenagem que proporcione uma boa proteção contra o vento. Para isso, ela tem um pára-brisas com ajuste elétrico e carenagem frontal redesenhada para um direcionamento do ar que promova uma boa proteção contra o vento mantendo eficaz a aerodinâmica da moto. Muitos acessórios estão disponíveis e podem personalizar e adaptar a moto para as particularidades do seu dono.