O Chevrolet Volt por dentro

A concorrˆncia entre os carros h¡brido-el‚tricos est  cada vez mais forte – mas o Volt da Chevrolet marca um novo padrÆo, ficando bem mais perto de ser um verdadeiro degrau entre um carro convencional e um a c‚lulas de combust¡vel.

Ele foi mostrado no salÆo internacional norte-americano do mˆs passado, e embora muita gente tenha ficado preocupada com o fato de ser um h¡brido em s‚rie, ele provou que tudo depende de quanto trabalho e inteligˆncia sÆo jogados num projeto para que ele realmente consiga ser diferente dos demais.

Bob Lutz, o carism tico vice-presidente respons vel pelo desenvolvimento global de produtos, bate no fato de que h  muitos compradores que nÆo dirigem mais de 60 a 80 km por dia, j  que nÆo trabalham a mais de 20 a 30 km de sua residˆncia. Esses compradores ficarÆo perfeitamente felizes com um carro plug in (mamadeira el‚trica em casa), que cobre 65 km de vias urbanas com uma carga de suas baterias de ¡ons de l¡tio.

Se eles usarem seu carro um pouco mais, entrar  em a‡Æo um motor de um litro e trˆs cilindros, turbinado, que bebe gasolina ou qualquer combust¡vel alternativo. Como um h¡brido el‚trico em s‚rie, o motorzinho de combustÆo interna nÆo move o carro: funciona a uma rota‡Æo ideal constante para ser o mais econ“mico de combust¡vel poss¡vel, com emissäes radicalmente baixas e carrega as baterias, mantendo o carro sempre na configura‡Æo el‚trica atrav‚s de um gerador que produz 73 cv de for‡a. Se esse tipo de uso for comum, a autonomia m xima, considerando-se os 45 litros do tanque, ser  de 1.030 km.

A plataforma do Volt ‚ uma versÆo da Delta (arquitetura veicular compacta global) utilizada nos futuros (imediatos) Chevrolet Cobalt e HHR. Bob Lutz novamente: “Se for (produzido) na Europa, poder  queimar biodiesel; se for no Brasil, E100 (etanol puro). A GM vai jogar globalmente com ele”.

O consumo dom‚stico de energia para toda noite recarregar o Volt (6,5 horas de ‘mamadeira’) ‚ trˆs vezes menor do que seria pago de gasolina para rodar os 65 km di rios.

O motor el‚trico do Volt desenvolve potˆncia m xima de 163 cv e 32,6 kgm de torque – e esta energia tem de vir de um pacote de baterias de ¡ons de l¡tio. Embora v rias montadoras estejam apostando tudo que tˆm neste tipo de baterias, o fato ‚ que elas at‚ hoje s¢ foram industrialmente utilizadas em celulares e outros eletrodom‚sticos – mas montadoras e fornecedores de todo o mundo as estÆo estudando a fundo. Os dois fornecedores da GM sÆo a Saft Advanced Power Solutions, uma joint-venture da Johnson Controls com a Saft, e a Cobasys, outra joint venture, esta entre a Chevron Technology Ventures e a Energy Conversion Devices.

Uma das razäes de todo este esfor‡o ‚ o fato de que as baterias de ¡ons de l¡tio sÆo tamb‚m vitais para os ve¡culos a c‚lulas de combust¡vel – e a GM, entre outras, est  decidida a ter um ve¡culo destes em produ‡Æo j  em 2011.
O problema b sico ‚ que essas baterias tˆm de ter uma vida £til de pelo menos 10 anos – e os fornecedores de baterias vÆo ter de trabalhar mais duro do que jamais o fizeram em sua vida, para poderem chegar l .

A GM j  teve seu carro el‚trico, o EV1, mas este nÆo era h¡brido, e sim totalmente el‚trico. Produzido de 1996 a 2003, mostrou aos engenheiros da montadora que os consumidores nÆo aceitam alcances baixos (144 km). J  o Volt tem uma arquitetura muito flex¡vel, podendo ser um sedÆ, um cupˆ esportivo, uma perua.

Lutz chama aten‡Æo para o fato de que o governo japonˆs est  gastando centenas de milhäes de d¢lares em pesquisas de baterias avan‡adas – e pede que o governo americano fa‡a o mesmo, antes que os japoneses cheguem l  primeiro e os americanos tenham de import -las e enfrentar a possibilidade de os japoneses nÆo as exportarem, ‘fechando’ o mercado.

Especifica‡äes t‚cnicas – Tipo da bateria: ¡ons de l¡tio, 16 kWh m¡nimos, 130 a 140 kW m ximos, 320 a 350 volts, tempo de recarga entre 6 e 6,5 horas em corrente de 110 V

Sistema el‚trico: 130 a 140 kW, potˆncia m xima mecƒnica de 120 kW, potˆncia cont¡nua el‚trica de 45 kW, potˆncia mecƒnica cont¡nua de 40 kW, gerador com potˆncia m xima de 53 kW, tra‡Æo direta

Motor de combustÆo interna: 3 cilindros em linha, turbinado, um litro de deslocamento, queimando gasolina ou E85 (85% etanol, 15% gasolina), trabalhando a rota‡äes constantes de 1.500 a 1.800 rpm, por‚m com rota‡Æo m xima de 3.200 rpm, tanque de combust¡vel de 54,5 litros

Carregador: em tomada dom‚stica, 110V/15 ampŠres, 160 cv/hora, 120 kW/hora, 320 Nm de torque, autonomia el‚trica de 64 km, 20 km/litro (gasolina ou E 85) durante opera‡äes de carga

Consumo: abaixo de 64 km, zero, opera‡Æo totalmente el‚trica; at‚ 100 km, 60 km/litro; at‚ 130 km, 40 km/litro;

Desempenho: zero a cem entre 8 e 8,5 segundos; velocidade m xima, em tempo de dura‡Æo limitado, 193 km/h

SuspensÆo: dianteira tipo MacPherson, traseira semi-independente por viga de tor‡Æo

Dire‡Æo: pinhÆo e cremalheira, el‚trica, sens¡vel … velocidade. Diƒmetro de giro entre 11,2 a 11,5 metros (esquerda/direita)

Freios: discos dianteiros, a tambor na traseira, assistˆncia eletrohidr ulica

Rodas/pneus: rodas 21 x 6,5, pneum ticos 195/55R21 de baixa resistˆncia ao rolamento

Dimensäes externas: comprimento de 4.318 mm, altura de 1.336 mm, largura de 1.791 mm

Capacidade interna: configura‡Æo 2 + 2.